Dia Mundial do Meio Ambiente: Reimagine, Recrie e Restaure | Protetor Brazinco
Dia Mundial do Meio Ambiente: Reimagine, Recrie e Restaure

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho há quase meio século. A data tem o objetivo de chamar a atenção dos órgãos competentes no mundo todo para problemas ambientais que assolam nosso planeta. O tema muda a cada ano.

Em 2021, o tema escolhido é Reimagine, Recrie e Restaure. O foco da campanha é incentivar ações sobre a revitalização e a proteção dos ecossistemas naturais.

Ecossistemas do mundo já estão debilitados

A degradação dos ecossistemas do mundo já está bastante avançada, atingindo pelo menos 3,2 bilhões de pessoas, o que equivale a 40% da população mundial.

Nossas florestas perdem anualmente 10 milhões de hectares, uma área duas vezes o tamanho da Costa Rica. Isso pesa diretamente na economia mundial com um prejuízo de US$ 6 trilhões ao ano, principalmente pela erosão do solo.

Nossas águas também não andam nada bem; 30% dos ecossistemas naturais de água doce não existem mais desde 1970 e 33% dos estoques globais de peixes está sendo sobre explorado. Em 1974, esse número era apenas de 10%.

Campanha 2021

A ONU tem batido na tecla que não podemos voltar ao tempo, mais ainda podemos salvar muitos de nossos ecossistemas que estão caminhando para o abismo.

A campanha reforça que devemos cultivar árvores, pressionar os órgãos responsáveis para tornar nossas cidades mais verdes, renovar nossos jardins, mudar nossas dietas e fazer campanhas para limpar rios e encostas da nossa cidade ou região.

Público Jovem

A ONU investiu forte neste ano para alcançar o público jovem. Toda a comunicação visual da campanha está mais moderna, mas a sacada está mesmo no tema.

O Dia Mundial do Meio Ambiente de 2021 reforça que somos a geração que vai fazer as pazes com a natureza, e começar um novo mundo mais verde e sustentável.

O Valor dos nossos Ecossistemas

Os ecossistemas são nossa maior fonte de matéria prima para sobrevivermos. Mesmo com o avanço da tecnologia, metade do PIB mundial depende da natureza, e cada dólar investido em restauração, gera até 30 dólares em benefícios econômicos.

Nossas florestas matam a sede de muita gente fornecendo água potável para um terço das maiores cidades do mundo; elas também são moradia para 80% dos anfíbios, 75% dos pássaros e 68% dos mamíferos da fauna do planeta.

As árvores urbanas vão muito além da estética. Elas são capazes de baixar de 0,5 a 2,0 ° C a temperatura máxima do ar, beneficiando pelo menos 68 milhões de pessoas no mundo todo.

Mas restaurar ecossistemas pode reverter alguma situação e garantir um futuro melhor?

Sim!

Restauração é o único caminho

A restauração dos ecossistemas, usada juntamente com outras soluções naturais, podem manter o aquecimento global abaixo de 2 graus até 2030.

Neste meio tempo, a sociedade vai ter mais tempo de se adaptar às mudanças climáticas.

Converter 15% das terras usadas pelo homem pode salvar 60% das espécies que estão na beira da extinção, e contribuir para a realização de todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030, essas soluções naturais incluem eliminar a pobreza e a fome.

Viu como vale a pena nosso esforço?

Protocolo de Nagoya

O Brasil é o país que abriga a maior ´biodiversidade de todo o planeta, e finalmente deu um passo importante para a segurança da mesma.

Este ano foi ratificado pelo país o Protocolo de Nagoya. Este protocolo cria regras de repartição justa de ganhos obtidos a partir do uso de recursos genéticos dos países da aonde a espécie tem origem.

O protocolo é rígido e deve ajudar as populações que moram em áreas de floresta e também angariar recursos para a preservação do meio-ambiente.

Agora que você já sabe tudo sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, chegou a hora de agir. Sua cidade com certeza precisa de você!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Baleia Franca chega no litoral do sul do Brasil

Baleia Franca chega no litoral do sul do Brasil

As praias de Santa Catarina recebem visitas ilustres todos os anos. As baleias francas costumam aparecer, principalmente no sul do estado, entre junho e novembro. Surf e baleia O avistamento destes mamíferos gigantes só pode ser feito da terra, ou pela galera que está...

Dia Mundial dos Oceanos 2021

Dia Mundial dos Oceanos 2021

O Dia Mundial dos Oceanos é comemorado anualmente em todo planeta no dia 8 de junho. Pelo segundo ano, o evento acontecerá de forma virtual em razão da pandemia que ainda atinge alguns países do mundo. O dia é comemorado desde 1992, aonde a comitiva canadense...

5 cidades escaldantes ao redor do mundo

5 cidades escaldantes ao redor do mundo

O calor vai demorar a chegar nas regiões sul e sudeste do Brasil. Que tal conhecermos 5 cidades super quentes ao redor do mundo? Talvez esse post, de tão quente, traga um veranico fora de época para o país. Existem muito debate em torno das cidades mais quentes do...