Dia Mundial dos Oceanos 2021 | Protetor Brazinco
Dia Mundial dos Oceanos 2021

O Dia Mundial dos Oceanos é comemorado anualmente em todo planeta no dia 8 de junho. Pelo segundo ano, o evento acontecerá de forma virtual em razão da pandemia que ainda atinge alguns países do mundo.

O dia é comemorado desde 1992, aonde a comitiva canadense apresentou a proposta na ECO-92, no Rio de Janeiro.

Tema 2021

O tema deste ano é “O oceano: vida e meios de subsistência”. O objetivo é realçar sobre a maravilha do oceano e como ele é, e sempre foi, nossa fonte de vida, apoiando a humanidade e todos os outros organismos na Terra.

A Divisão de Assuntos Oceânicos e Direito do Mar do Escritório de Assuntos Jurídicos das Nações Unidas, em parceria com a ONG Oceanic Global, vão apresentar palestras de pensadores, celebridades, parceiros institucionais, vozes da comunidade, empresários e especialistas em vários setores de todos os mercados sobre a biodiversidade e as oportunidades econômicas que o oceano sustenta.

30×30

O tema de 2021 é extremamente relevante para a preparação da Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável, que começa este ano, e vai até 2030.

O objetivo desta primeira década é deixar mais sólida a cooperação internacional para desenvolver a pesquisa científica de tecnologias inovadoras que possam, de forma sustentável, unir a ciência dos oceanos com as necessidades da humanidade.

O objetivo final é ter pelo menos 30% do oceano funcionando perfeitamente sem o impacto do homem.

Antônio Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas, falou da importância deste dia no cenário atual.

“À medida que trabalhamos para acabar com a pandemia e reconstruir melhor, temos uma oportunidade única – e a responsabilidade – de corrigir a nossa relação com o mundo natural, incluindo os mares e oceanos do mundo”

O que fazer

Você sabia que pode ajudar a deixar nossos oceanos mais limpos?

Veja as recomendações do evento para você começar hoje mesmo!

Assine a petição. É simples, e não vai levar muito tempo.

– Encontre um evento. Diversos eventos on-line estarão acontecendo no mundo todo. Clique aqui para se informar melhor.

– Cobre os líderes de seu pais para tomarem ações urgentes em relação aos nossos mares. Veja como é a regulamentação do seu estado e se agrupe para exigir mudanças caso encontre algo de errado.

– Seja consciente na hora de consumir peixes e frutos do mar. Algumas populações de peixes estão sendo dizimadas pela pesca industrial.

– Organize mutirões com seus amigos e familiares para limpar sua praia favorita.

Os Oceanos são nossa principal fonte de vida, nossos parques de diversões e cobrem a maior parte do nosso planeta. Que tal começarmos a cuidar melhor deles hoje mesmo?

Fotos: National Today, The Regulatory Review. World’s Ocean Day, The Independent. 

 

 

 

 

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Baleia Franca chega no litoral do sul do Brasil

Baleia Franca chega no litoral do sul do Brasil

As praias de Santa Catarina recebem visitas ilustres todos os anos. As baleias francas costumam aparecer, principalmente no sul do estado, entre junho e novembro. Surf e baleia O avistamento destes mamíferos gigantes só pode ser feito da terra, ou pela galera que está...

Dia Mundial do Meio Ambiente: Reimagine, Recrie e Restaure

Dia Mundial do Meio Ambiente: Reimagine, Recrie e Restaure

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho há quase meio século. A data tem o objetivo de chamar a atenção dos órgãos competentes no mundo todo para problemas ambientais que assolam nosso planeta. O tema muda a cada ano. Em 2021, o tema escolhido é...

5 cidades escaldantes ao redor do mundo

5 cidades escaldantes ao redor do mundo

O calor vai demorar a chegar nas regiões sul e sudeste do Brasil. Que tal conhecermos 5 cidades super quentes ao redor do mundo? Talvez esse post, de tão quente, traga um veranico fora de época para o país. Existem muito debate em torno das cidades mais quentes do...