Dia Mundial dos Oceanos 2021 | Protetor Brazinco
Dia Mundial dos Oceanos 2021

O Dia Mundial dos Oceanos é comemorado anualmente em todo planeta no dia 8 de junho. Pelo segundo ano, o evento acontecerá de forma virtual em razão da pandemia que ainda atinge alguns países do mundo.

O dia é comemorado desde 1992, aonde a comitiva canadense apresentou a proposta na ECO-92, no Rio de Janeiro.

Tema 2021

O tema deste ano é “O oceano: vida e meios de subsistência”. O objetivo é realçar sobre a maravilha do oceano e como ele é, e sempre foi, nossa fonte de vida, apoiando a humanidade e todos os outros organismos na Terra.

A Divisão de Assuntos Oceânicos e Direito do Mar do Escritório de Assuntos Jurídicos das Nações Unidas, em parceria com a ONG Oceanic Global, vão apresentar palestras de pensadores, celebridades, parceiros institucionais, vozes da comunidade, empresários e especialistas em vários setores de todos os mercados sobre a biodiversidade e as oportunidades econômicas que o oceano sustenta.

30×30

O tema de 2021 é extremamente relevante para a preparação da Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável, que começa este ano, e vai até 2030.

O objetivo desta primeira década é deixar mais sólida a cooperação internacional para desenvolver a pesquisa científica de tecnologias inovadoras que possam, de forma sustentável, unir a ciência dos oceanos com as necessidades da humanidade.

O objetivo final é ter pelo menos 30% do oceano funcionando perfeitamente sem o impacto do homem.

Antônio Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas, falou da importância deste dia no cenário atual.

“À medida que trabalhamos para acabar com a pandemia e reconstruir melhor, temos uma oportunidade única – e a responsabilidade – de corrigir a nossa relação com o mundo natural, incluindo os mares e oceanos do mundo”

O que fazer

Você sabia que pode ajudar a deixar nossos oceanos mais limpos?

Veja as recomendações do evento para você começar hoje mesmo!

Assine a petição. É simples, e não vai levar muito tempo.

– Encontre um evento. Diversos eventos on-line estarão acontecendo no mundo todo. Clique aqui para se informar melhor.

– Cobre os líderes de seu pais para tomarem ações urgentes em relação aos nossos mares. Veja como é a regulamentação do seu estado e se agrupe para exigir mudanças caso encontre algo de errado.

– Seja consciente na hora de consumir peixes e frutos do mar. Algumas populações de peixes estão sendo dizimadas pela pesca industrial.

– Organize mutirões com seus amigos e familiares para limpar sua praia favorita.

Os Oceanos são nossa principal fonte de vida, nossos parques de diversões e cobrem a maior parte do nosso planeta. Que tal começarmos a cuidar melhor deles hoje mesmo?

Fotos: National Today, The Regulatory Review. World’s Ocean Day, The Independent. 

 

 

 

 

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Dia Mundial do Meio Ambiente: Reimagine, Recrie e Restaure

Dia Mundial do Meio Ambiente: Reimagine, Recrie e Restaure

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho há quase meio século. A data tem o objetivo de chamar a atenção dos órgãos competentes no mundo todo para problemas ambientais que assolam nosso planeta. O tema muda a cada ano. Em 2021, o tema escolhido é...

5 cidades escaldantes ao redor do mundo

5 cidades escaldantes ao redor do mundo

O calor vai demorar a chegar nas regiões sul e sudeste do Brasil. Que tal conhecermos 5 cidades super quentes ao redor do mundo? Talvez esse post, de tão quente, traga um veranico fora de época para o país. Existem muito debate em torno das cidades mais quentes do...

Dia Mundial da Terra

Dia Mundial da Terra

Hoje comemoramos o dia da terra em todo os países do mundo. Em todo 22 de abril devemos refletir sobre nosso impacto no meio ambiente e como devemos evoluir nossos hábitos para deixar um planeta mais sustentável para nossos filhos e netos. Hoje também é dia de...