A pele – por Dra. Paula Barroco | Protetor Brazinco
A pele – por Dra. Paula Barroco

Hoje o Blog Brazinco fala novamente sobre saúde! Que tal conhecermos um pouco mais sobre a nossa pele com a nossa colunista Dra. Paula Barroco?

O que é a pele?

Ela é nossa ponte para o meio exterior. Através dela sentimos o calor do sol, a textura da areia, a temperatura da água… também sentimos a dor quando algo nos fere e isto é de suma importância, pois preserva nossa integridade física.

A pele corresponde a 15% do peso corporal e é essencial à vida. É ela que nos protege do meio externo e mantem nosso equilíbrio térmico e hídrico através de secreção de suor e contração ou dilatação de seus vasos sanguíneos, por exemplo.

Funções da pele

Tem função similar ao rim na excreção (liberação através da pele) de substâncias como ureia, metais pesados, água e eletrólitos, entre outras. 

Nela são sintetizados hormônios como a testosterona e é decisiva na síntese e metabolização da vitamina D.

Formação da Pele

Sua formação inicia nas primeiras semanas de vida embrionária e suas camadas derivam de folhetos embrionários (partes do tecido do embrião) distintos:

– Ectoderma: Epiderme e seus anexos (cabelos, pelos, unhas, glândulas) e neurais (nervos e melanócitos)

– Mesoderma: derme e hipoderme.

apele

A Epiderme

A Epideme: porção mais externa da pele, suas células sofrem modificação até se tornarem células mortas que se desprenderão e assim sucessivamente com renovação constante no processo da descamação.

Responsável por nossa relativa impermeabilidade e primeira proteção contra agentes químico, físicos e biológicos (bactérias, fungos e vírus). Para nos proteger da radiação UV contamos com o aumento da produção de melanina na camada basal.

Se apresenta de formas diferentes nas várias regiões do corpo como mais espessas na planta dos pés e mais finas nas pálpebras, por exemplo.

A Derme

A derme:  é ela quem dá suporte a epiderme e nela estão os vasos sanguíneos, as glândulas sebáceas e sudoríparas, os folículos pilosos e os receptores sensoriais (responsáveis pelo tato, sensibilidade térmica e dolorosa)

A hipoderme: tecido conjuntivo e gordura (proteção contra traumas físicos e depósito energético)

Cuidando da Pele

Além de todas as questões fisiológicas para nosso organismo, a pele também possui função estética sendo parte fundamental da nossa aparência e na forma como nos relacionamos com o outro, com o ambiente e com nós mesmos.

Para que a pele possa exercer suas importantes funções, precisa estar integra e bem cuidada. E é mais simples do que parece. A recomendação é manter a pele hidratada usando hidratantes quando necessário, evitar banhos quentes e demorados não esquecer da proteção adequada quando em exposição solar, já que a pele tem papel fundamental na manutenção adequada de suas funções vitais.

Proteja e cuide daquela que cuida de ti desde os tempos da barriga da mamãe!

#10minutosaosol

#seexponhamasnaosequeime

1 Comentário

  1. Belit

    Gente isso funciona mesmo 🙂

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

O conforto de uma estação com temperaturas mais amenas, a tentação de comer comidas quentes e mais calóricas são algumas das mudanças que ocorrem no Outono, mas precisamos alinhar tudo isso com uma alimentação que ajude nosso corpo a funcionar corretamente, certo?...

Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

As águas sempre exerceram um fascínio sobre o homem. De lá tiramos nosso alimento, usamos mares, rios e lagos como transporte e muitas vezes, da água vem nossa fonte de renda. A maioria das civilizações antigas cresceu junto ao mar ou grandes concentrações de água....

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Já conversamos muito sobre proteção solar, mas ainda não falamos sobre uma duvida muito frequente no consultório: como fazer a remoção do produto adequadamente. O protetor solar assim como maquiagem e poluição, tem ação oxidante quando permanecem por muito tempo na...