A importância do Profissional de Nutrição | Protetor Brazinco
A importância do Profissional de Nutrição

Dia 31 de Agosto é comemorado o dia do Nutricionista, data escolhida em homenagem à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), fundada em 31 de agosto de 1949.

Já parou para pensar na Importância da alimentação em nossa vida? E do papel do profissional de Nutrição?

É tão importante que existe um órgão internacional, ligado às Nações Unidas especialmente dedicado a problemas de nutrição da população mundial, que se chama Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO).

A alimentação é determinante para a nossa saúde e bem-estar. Sendo assim, o papel do nutricionista é de grande importância e vai muito além de prescrever dietas para emagrecer como muitas pessoas pensam.

Com as mudanças dos padrões alimentares e estilo de vida, o brasileiro em geral, passou a se alimentar mal nas últimas décadas e isso vem refletindo diretamente na composição corporal e na saúde na população.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 51% dos brasileiros está acima do peso. Estes dados reforçam ainda mais a importância do Nutricionista nos dias de hoje, seja para orientar ou incentivar a boa alimentação, bem como prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Principais áreas de atuação:

Nutrição de alimentação coletiva – atuam planejando, organizando, direcionando e supervisionando serviços de alimentação públicos e privados como empresas, hotéis, Spas, escolas, creches, entre outros estabelecimentos que fornecem alimentação para um grupo de pessoas. Também é o caso de empresas que a alimentação é o produto final como restaurantes, bufê de eventos, quiosques.

Nutrição clínica – prescrevem dietas de pacientes e promovem educação nutricional em clínicas e/ou hospitais de indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas.

Nutrição em Esportes e Exercícios Físicos – Prestam assistência nutricional para atletas e esportistas das mais diversas modalidades. O objetivo da nutrição esportiva é auxiliar na melhoria da performance física e desempenho dos praticantes de exercícios físicos com a nutrição necessária para a prática de cada modalidade.

Afinal, existe um momento específico para procurar um Nutricionista?

Segundo o Conselho Regional de Nutricionistas, esse é um profissional com formação generalista, humanista e crítica capacitado a atuar visando segurança alimentar e atenção dietética, em todas as áreas de conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentam fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças, contribuindo para a qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade e econômica, política, social e cultural.

Ou seja, ele pode te ajudar em todas as fases da vida.

Alguns benefícios de uma alimentação orientada

Professional nutritionist meeting a patient in the office and healthy fruits with tape measure on the foreground: healthy eating and diet concept

Manter bons hábitos alimentares

Melhorar qualidade do sono

Auxiliar na prática esportiva

Proporcionar disposição e bem-estar

Controle de peso

Prevenção de doenças

Melhora do funcionamento do intestino

Proporcionar um envelhecimento tranquilo

Minha dica?

Todo mundo deveria pelo menos uma vez na vida, passar por um nutricionista para conhecer mais seu trabalho e conhecer como ele pode ajudar.

E atenção – Dieta, só com o Nutricionista. 

Prescrição de dietas é, por lei, atividade exclusiva do Nutricionista, segundo a lei n°. 8.234 de 17 de setembro de 1991.

E para comemorar esse dia, deixo por aqui mais uma receita para ajudar a deixar para trás aquela fama que Nutricionista é um profissional que só restringe os alimentos.

Até a próxima.

 Banana Bread com Chocolate

Pode ser o pão do café da manhã, da tarde ou a sobremesa. Você decide.

Fruta, fibras e chocolate.

De vez em quando experimente trocar o chocolate por passas para variar.

 INGREDIENTES

3 ovos

3 bananas d ́água bem maduras 1⁄2 xícara de óleo de coco ou azeite

1 colher de sopa de canela

1 xícara de aveia ou farinha de aveia

1 xícara de gotas de chocolate

1 colher de chá de fermento – pó Royal

MODO DE PREPARO

Bater no liquidificador os ovos, óleo de coco ou azeite e a canela. Acrescentar as bananas e bater até formar um líquido bem homogêneo.

Em um bowl misturar essa massa do liquidificador e a aveia (ou farinha de aveia), fermento e por último as gotas de chocolate.

Colocar em uma forma tipo bolo inglês untada, se for de silicone, não precisa.

Assar em forno médio pré-aquecido por 35/40 minutos.

Tempo: 40 minutos

Porções: 1 unidade

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

O conforto de uma estação com temperaturas mais amenas, a tentação de comer comidas quentes e mais calóricas são algumas das mudanças que ocorrem no Outono, mas precisamos alinhar tudo isso com uma alimentação que ajude nosso corpo a funcionar corretamente, certo?...

Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

As águas sempre exerceram um fascínio sobre o homem. De lá tiramos nosso alimento, usamos mares, rios e lagos como transporte e muitas vezes, da água vem nossa fonte de renda. A maioria das civilizações antigas cresceu junto ao mar ou grandes concentrações de água....

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Já conversamos muito sobre proteção solar, mas ainda não falamos sobre uma duvida muito frequente no consultório: como fazer a remoção do produto adequadamente. O protetor solar assim como maquiagem e poluição, tem ação oxidante quando permanecem por muito tempo na...