Criaturas da terra que vivem conectadas com o mar | Protetor Brazinco
Criaturas da terra que vivem conectadas com o mar

Hoje temos estreia de outro parceiro do Protetor Brazinco aqui no Blog. A galera da Evolua Clínica Esportiva vai estar falando do esporte que é nossa paixão!

A Evolua vai muito além de uma Escola de Surf. A clínica esportiva tem o objetivo de melhorar sua performance dentro d´água, não importa o nível de surf do atleta.

O projeto oferece revisões em vídeo, aulas presenciais, preparação física e até visitas à fabricas de pranchas para você ver todos os detalhes do seu equipamento.

Confira mais infos sobre a Evolua Clínica Esportiva AQUI.

Criaturas da terra que vivem conectadas com o mar

O surf compreende vários elementos da corporeidade, nele os praticantes encontram suas mais profundas sensações através dos movimentos e sentimentos que se relacionam com a coragem, superação de limites físicos, motores, individuais ou no coletivo.

Caracterizado como esporte radical, o surf praticado por todas as idades assume o papel de integrar indivíduo a natureza, penetrando e explorando a liberdade, emoção e aventura presente nessa interação entre corpo e natureza através do esporte. O surfe é praticado na maioria dos casos em ambientes litorâneos, mas em casos específicos também pode ser praticado em piscinas ou rios. 

A tempestade brasileira, “Brazilian storm”, assim nomeados em 2011 pela imprensa americana para se referir a nova geração de surfistas brasileiros que vem se destacando no cenário mundial. O termo pegou de vez com a série de excelentes resultados nas competições nacionais e internacionais trazendo maior visibilidade ao esporte no Brasil. 

A influência da mídia no crescimento de adeptos e simpatizantes gerou uma ampla fabricação e distribuição de filmes, roupas, revistas e acessórios em geral. O visual utilizado nas praias, associado às imagens de surfistas em ação, corpo bronzeado e esculpido, espalha um ideal de beleza e estilo de vida que inspira saúde, férias e diversão. O incentivo dos familiares e amigos aumenta a quantidade de praticantes, auxiliando na popularização desse esporte, eleva o nível e destaca novos talentos.

“Mas o qual o sentimento que toma conta dos surfistas? Qual a motivação que o atleta tem em todo início de temporada? Qual a alimentação adequada para antes e depois do surf? O que o faz treinar e repetir treinamentos exaustivos todo dia”?

O surfe está relacionado à preparação técnica, tática, psicológica e física. Por isso tudo, é importante entender que o surfe vem crescendo profissionalmente e se faz necessário a intervenção de uma equipe multidisciplinar neste desporto.

Contudo, é notável que os profissionais de educação física tenham um papel de orientar e prescrever o treinamento adequado, não só para melhorar sua condição física geral, mas também que realize um trabalho compensatório com o objetivo de diminuir a probabilidade de lesões causadas no surfe competição ou apenas lazer.

As principais capacidades físicas envolvidas no surf são equilíbrio, força, coordenação motora, potência e flexibilidade. Possibilitando também o desenvolvimento de habilidades de concentração, fundamentais para o processo educacional. O surfe é um esporte que possui valores sociais, históricos e culturais diferentes em cada praia, cidade ou estado, devendo ser assimilado de acordo com os valores sociais, éticos e morais de cada indivíduo.

Sendo assim, torna-se essencial que o treinamento atenda todos os aspectos, pois são muito importantes para que o surfista consiga realizar os fundamentos e as manobras enquanto estiver surfando. Para a realização de manobras, tornam-se imprescindíveis aspectos cognitivos, teóricos e mecânicos do corpo, pois cada manobra tem seu nível de dificuldade e cada surfista terá seu estilo próprio dependendo de suas características físicas.

Os principais critérios para avaliação dos surfistas englobam manobras com dificuldade, inovação, variedade, velocidade, força e fluidez. Portanto, esses são os principais elementos para que um surfista realize uma boa onda e consiga atingir uma boa nota, ainda convém lembrar que as notas poderão variar de 0,1 a 10,0 de acordo com a análise que o arbitro fizer de todos os movimentos realizados na onda.

Gostaram? Agora é só ficarem ligados nos posts da Evolua no Blog Brazinco para mais conhecimento técnico sobre evolução, competição e treinamento!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Mulheres do Time Brazinco fazem bonito no Brasileiro de Ondas Grandes

Mulheres do Time Brazinco fazem bonito no Brasileiro de Ondas Grandes

As feras do Time Brazinco de surf feminino estão entre as melhores do Brasil quando o assunto é onda grande. A bodyboarder Paola Simão ficou com o primeiro lugar na sua categoria, com uma onda surfada em Itacoatiara. A big rider e longboarder Raquel Heckert também fez...

Playlist Brazinco Spotify Active Winter

Playlist Brazinco Spotify Active Winter

50 Músicas para você manter sua atividade favorita no Inverno! O Blog Brazinco preparou mais uma playlist para você jogar a preguiça para longe e manter sua rotina de treinos nas temperaturas mais baixas do ano! Agora coloca seu fone de ouvido e se prepare para uma...