A prática da meditação está sendo cada vez mais procurada por atletas de diversas modalidades. Hoje o Blog Brazinco vai mostrar os benefícios da meditação para seu treino e sua performance nas competições.
Uma mente que não está sob controle é uma mente que acaba cometendo erros que o afastarão dos seus objetivos. Veja como esta prática pode colocar sua mente no lugar e ter benefícios no seu físico que você jamais imaginaria.
Redução de Stress
A redução do stress é vital para o desempenho de qualquer atleta. É provado cientificamente que competir quando está sob estresse causa impacto negativo no desempenho atlético. Um estudo do Journal of Health Psychologym provou que a prática da meditação reduziu os níveis de estresse, e também reduziu a produção do hormônio do estressem chamado de cortisol.
Todo atleta, principalmente de alto rendimento, atua sob pressão. A meditação vai ajudar você a ficar relaxado mesmo nas situações mais tensas de uma competição, o que vai aguçar seu raciocínio e melhorar seu foco e concentração.
Quando seu corpo consegue manter a calma em situações de pressão, automaticamente sua autoconfiança vai para as alturas.
Aumenta seu fôlego e resistência
Este é uma das razões principais que atraem atletas à meditação pela primeira vez. Uma das ferramentas da meditação é a visualização. Atletas que visualizam objetivos sendo cumpridos, combinados com a prática regular de exercícios respiratórios, vão condicionar o corpo a trabalhar mais, e por um período mais longo, tanto no treinamento quanto na competição.
Melhora sua consciência mental e corporal
A meditação faz com que o atleta domine pontos cegos em sua mente que fazem seus desafios diários parecerem mais difíceis que são na realidade. Estas barreiras na nossa mente costumam ser um empecilho tanto no treinamento, quanto na hora das competições. Ao reconhecer estes pontos na sua mente, você pode focar seu treinamento especificamente para corrigir estas falhas e superar certos medos.
Insto vai endurecer seu mecanismo de enfrentamento, fortalecer a criação de sua identidade atlética, aumentar sua autoconfiança e melhor seu desempenho.
O atleta que medita adquiri a habilidade de otimizar a consciência de cada músculo, o que aumenta as chances de localizar uma lesão e até prevenir traumas futuros.
A prática é a cola perfeita para unir sua mente ao seu corpo, possibilitando que você descubra com mais precisão sua zona ideal de desempenho.
Acelera sua Recuperação e melhora seu padrão de sono
Todos sabemos que o sono é fundamental para todos seres humanos, mas para o atleta é ainda mais importante.
Uma pesquisa do “Journal od Sleep” provou que atletas que dormem mal podem ser prejudicados por uma série de fatores:
– Aumento da ansiedade
– Perda de Foco
– Diminuição da coordenação motora
– Aumento de peso
– Distúrbios de humor
Embora a prática esportiva seja ótima para nossa saúde, treinamentos intensos podem aumentar os níveis de estresse no corpo. A meditação ajuda na recuperação e também fortalece seu sistema imunológico.
Um estudo da Escola de Medicina e Saúde da Universidade de Wisconsin descobriu que a meditação pode evitar infecções respiratórias agudas, assim como reduz a duração e a gravidade dos sintomas do resfriado comum.
Além da Performance
A meditação no esporte não está apenas ligada à melhora do seu desempenho, mas também pode ajudar os atletas que sofrem problemas fora da atividade como ansiedade, depressão e outras doenças mentais.
A meditação também é uma aliada dos atletas durante lesões, assim como em outros desafios como uma derrota inesperada ou um tempo sem poder atuar.
A meditação vai torná-lo um atleta mais confiante e preparado, além de um ser humano mais feliz e realizado.
Gostaram das dicas? Acho que não precisamos mais de motivos para começar a meditar hoje mesmo!
Fontes: Headspace, Arte de Viver, Journal of Health Psychologym, Journal of Sleep, Huffpost, Dr. Kristin Keim, University of Wisconsin School of Medicine and Health,