Dezembro é o mês escolhido para conscientização da prevenção do câncer de pele no Brasil. Chamada de Dezembro Laranja, a campanha foi criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A ação faz parte de uma ação mais antiga, a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. Desde 1999, um mutirão anual de atendimentos gratuitos já beneficiou mais de 1 milhão de pessoas. Ações dos órgãos governamentais com parceria da iniciativa privada tentam conter o avanço dessa doença.
Câncer de pele é coisa séria, mas pode ser tratada com eficácia se descoberta há tempo.
A doença é campeã em incidência no país, com mais de 180 mil novos casos todo ano. O tema da campanha muda anualmente, e em 2022 voltaram os atendimentos presenciais.
Não espere até sentir na pele
O tema do Dezembro Laranja 2022 foca na prevenção, com o sugestivo título “Não espere até sentir na pele”, a SBD mostra como a prevenção e a conscientização podem salvar muitas vidas. Neste ano, com a diminuição dos casos de covid-19, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) retoma os atendimentos presenciais e gratuitos do Dezembro Laranja. A ação ocorrerá no dia 3 de dezembro, em diversas localidades espalhadas por todo o Brasil! Você pode conferir os locais de atendimento no site da SBD.
Cuidados com sua Pele
– Nunca, jamais, em nenhum horário, saia no sol sem passar seu Brazinco.
– O horário entre às 10h e as 16hs é o mais delicado. Atenção e proteção redobradas caso fique exposto ao sol nessa faixa de tempo.
– A proteção tem que ser diária, não use os filtros apenas em seu horário de diversão. Isso vale para outras estações do ano, aonde o sol está sempre presente.
– Se você trabalha diariamente no sol, o cuidado deve ser redobrado. Use roupas reflexivas e jamais deixe seu Brazinco em casa.
– Além do seu Brazinco, use bonés, camisetas e óculos escuros para melhor proteção.
– Fique atento sempre a própria pele, não deixe passarem despercebidas pintas ou manchas suspeitas.
– Consulte um dermatologista, ao menos uma vez por ano. Principalmente se prática esportes aquáticos e tem grande exposição ao sol.
* Levante essa bandeira! Venha junto com a gente no #dezembrolaranja
Sintomas
Apenas um médico, com exames detalhados, vai poder analisar se uma lesão na sua pele pode ser câncer. A Sociedade Brasileira de Dermatologia lista alguns casos que devem ser mostrados ao seu médico:
– Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
– Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
– Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Agora que você já está blindado de informações, garanta seu Brazinco, e aproveite o verão com segurança e saúde!