Casos de Câncer de Pele no Brasil – Dezembro Laranja 2021 | Protetor Brazinco
Casos de Câncer de Pele no Brasil – Dezembro Laranja 2021

Este é o terceiro post a nossa cartilha de combate ao câncer de pele. Nesta unidade, iremos abordar como a doença atinge nosso país, e também a previsões para o futuro.

A pele é o órgão mais atingido pelo câncer no mundo, e não é diferente no Brasil. Mesmo menos letal que a maioria dos cânceres, o câncer de pele atinge milhares de brasileiros das mais variadas formas.

Veja um pouco dos números oficiais do INCA (Instituto Nacional do Câncer)!

Casos anuais

O câncer da pele responde por 33% dos diagnósticos de todos os tipos de câncer no Brasil, cerca de cerca de 180 mil novos casos são registrados todos os anos. Os números infelizmente têm aumentado, talvez por mais diagnósticos com a conscientização e também pela maior exposição das pessoas ao sol.

Previsões para o Futuro

Cânceres da pele do tipo não‐melanoma

O número de casos novos de câncer de pele não melanoma esperados no Brasil para cada ano entre 2020 e 2022, é de 83.770 entre os homens, e de 93.160 entre as mulheres.

Estes números totais acabam correspondendo a um risco estimado de 80,12 casos novos a cada 100 mil homens e 86,65 casos novos a cada 100 mil mulheres.

Por mais que recebam menos sol durante o ano, o câncer de pele não melanoma em homens é mais incidente nas Regiões Sul, Centro- -Oeste e Sudeste. Uma explicação pode estra em índices de de outros países. A Austrália e Nova Zelândia, países com populações com predominância da cor de pele mais clara, têm as maiores taxas do planeta.

Santa Catarina é um dos estados brasileiros com números preocupantes.  Os maiores números de mortes por câncer de pele estão em Joinville, Florianópolis e Blumenau. Das 1.190 mortes que ocorreram devido ao câncer de pele entre 2010 e 2015, 110 foram em Joinville, 87 em Florianópolis e 66 em Blumenau.

Nas Regiões Nordeste e Norte, o risco estimado entre os homens fica abaixo da média nacional, com o risco estimado de 65,59/100 mil e 21,28/100 mil, respectivamente.

As mulheres também são severamente atingidas. Entre elas, o câncer de pele não melanoma é mais incidente em todas as Regiões brasileiras, com um risco estimado de 125,13/100 mil na região Centro-Oeste), 100,85/100 mil no Sudeste), 98,49/100 mil no Sul, 63,02/100 mil no Nordeste e 39,24/100 mil no Norte.

Câncer de pele Melanoma

Mais perigoso, os casos de melanoma são felizmente menos incidentes.  Segundo os números do INCA, os casos novos estimados serão de 4.200 em homens e de 4.250 em mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 4,03 casos novos a cada 100 mil homens e 3,94 para cada 100 mil mulheres. A Região Sul é campeão de casos de melanoma em comparação com o resto do país em ambos os sexos.

Idade de risco

Os fatores de riscot em mudado nos últimos anos, e cada vez mais jovens estão sendo atingidos por canceres de pele.

De todos as neoplasias malignas diagnosticadas no mundo, o câncer de pele não melanoma é o tipo mais frequente em ambos os sexos. Os mais atingidos normalmente são pessoas de pele clara com mais de 40 anos.

Mas segundo um estudo de 2019 do Instituto Nacional De Câncer José Alencar Gomes Da Silva, esta idade vem caindo constantemente nas últimas décadas com a maior exposição dos jovens ao sol.

A gravidades dos números de câncer de pele no Brasil é mais um motivo para nos cuidarmos e unirmos forças para combater este mal que tira a vida de tantas pessoas no nosso país. Prevenção e conscientização são nossa maior arma.

Fiquem ligados no Blog Brazinco e nas nossas redes socais para mais conteúdo do Dezembro Laranja. Caso tenha qualquer dúvida, não hesite em usar nossa caixa de comentários.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Como identificar o Câncer de Pele – Dezembro Laranja

Como identificar o Câncer de Pele – Dezembro Laranja

Vamos para o último post de nossa cartilha? Deixamos o mais importante para o final, chegou a hora de você saber melhor como se cuidar e cuidar da sua família com algumas dicas simples de identificação. O câncer de pele é de longe o tipo mais comum que encontramos no...

Tipos de Câncer de Pele – Dezembro Laranja 2021

Tipos de Câncer de Pele – Dezembro Laranja 2021

Chegamos no quarto capítulo de nossa cartilha do Dezembro Laranja, hoje vamos abordar os tipos de Câncer de Pele mais comuns no Brasil e no mundo. Este conhecimento é útil para você se prevenir e perceber alguns sinais que sua pele não vai bem. Existem diversos tipos...

As causas do Câncer de Pele- Dezembro Laranja 2021

As causas do Câncer de Pele- Dezembro Laranja 2021

Hoje continuamos nossa cartilha do Dezembro Laranja 2021. O tema da vez são as causas do Câncer de Pele. Aonde começa O câncer de pele começa quando ocorrem erros (mutações) no DNA das células da pele. As mutações fazem com que as células cresçam sem controle e acabem...