Maio: Mês Internacional de Combate ao Melanoma | Protetor Brazinco
Maio: Mês Internacional de Combate ao Melanoma

Dra. Paula Barroco – Nova Colunista no Blog Brazinco

A equipe Brazinco cresceu mais uma vez. Gostaríamos de dar boas-vindas à Dra. Paula Barroco! A Dra. Paula é uma médica dermatologista gaúcha que vai participar de nossos posts de saúde! Além da medicina, a Paula também embraça nosso estilo de vida. Aproveitar a natureza ao sol sempre com a proteção necessária.

melanoma-dra

Hoje nosso assunto é o mês internacional de combate ao melanoma, e os cuidados que você deve ter com sua pele. Bem vida Dra.!!

Você sabia que maio é o mês internacionalmente dedicado ao combate do melanoma?

Melanoma é um dos diveros tipos de câncer de pele. No brasil, 30% de todos tumores malignos registrados são cutâneos.

Embora o melanoma represente apenas 3% dos diagnósticos, ele é o mais grave por sua capacidade de enviar metástases (células que caem na corrente sanguínea levando o câncer para múltiplos órgãos) por isso é o principal responsável pela mortalidade devido à neoplasia de pele.

 O melanoma é uma doença grave e a incidência dos diagnósticos vem aumentando.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA 2020), a estimativa de novos casos soma 8.450, sendo 4200 homens e 4250 mulheres.

melanoma

Felizmente, a mortalidade não acompanhou este aumento graças ao reconhecimento, tratamento precoce e medidas de proteção.

Para isso, devemos atentar para os fatores de risco e cuidados tanto para evitar quanto para reconhecer uma lesão suspeita.

Prevenção

Devemos observar lesões (manchas ou pintas) que coçam persistentemente, sangram mesmo com um discreto toque, ferimentos que não cicatrizam mesmo após mais de 4 semanas e as que mudam de tamanho, forma ou cor.

Para facilitar temos a regra do ABCDE conforme o quadro abaixo (retirado do site do (GBM-Grupo Brasileiro de Melanoma)

Diagnóstico Clínico

Reconhecer uma lesão suspeita não é o suficiente, é importante examinarmos todo o corpo. O melanoma pode ocorrer em qualquer localização como nádegas e até abaixo das unhas.

Fazendo o Auto Exame

Para examinarmos o nosso corpo, podemos seguir este passo a passo:

  1. Em frente a um espelho longo, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, as axilas, os lados direito e esquerdo, nádegas e de costas (para facilitar pode fazer uso de um espelho pequeno para ver através do reflexo)
  2. Dobre os cotovelos e examine cuidadosamente as mãos, os antebraços e braços
  3. Examine atentamente as partes da frente, detrás e dos lados das pernas além da região genital
  4. Sentado examine atentamente a planta e peito dos pés, assim como entre dedos
  5. Com auxilio de um secador ou escova examine o couro cabeludo, pescoço e orelhas.

*O ideal é realizar o autoexame pelo menos 1 x por mês e no caso de alterações procure um dermatologista.

melanoma-auto-exame

Proteção contra raios UV

Além do autoexame, devemos aplicar protetor solar com fator de proteção solar (FPS no mínimo 30) 15 minutos antes da exposição e reaplicar sempre que suar ou molhar (alguns tipos específicos de protetores, os protetores físicos por exemplo, tem uma resistência maior ao suor e exposição à água, necessitando de reposições menos frequentes). O uso de bonés ou chapéus, roupas com proteção sola,r assim como evitar exposição prolongada entre 10 e 15H também é muito importante.

São fatores de risco para melanoma: a exposição solar principalmente as queimaduras desde a infância até 20 anos de idade (estudos mostram aumento do risco de desenvolver melanoma na idade adulta), a historia familiar de melanoma (pai, mãe, irmão ou filhos), pacientes com múltiplos nevos (pintas) principalmente se grandes e pessoas de pele e olhos claros.

“Se exponha, mas não se queime” é o slogan da campanha da sociedade brasileira de dermatologia contra o câncer de pele. Precisamos aproveitar o contato com a natureza e praticarmos esportes sem descuidar da saúde da nossa pele.

E isto é possível com os cuidados que listamos neste texto. Até o próximo!

Dra. Paula Barroco

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. 10 Minutos Ao Sol - Protetor Solar Brazinco - […] restante do dia o uso do protetor solar e de cuidados com o sol, como falamos no texto anterior,…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

O conforto de uma estação com temperaturas mais amenas, a tentação de comer comidas quentes e mais calóricas são algumas das mudanças que ocorrem no Outono, mas precisamos alinhar tudo isso com uma alimentação que ajude nosso corpo a funcionar corretamente, certo?...

Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

As águas sempre exerceram um fascínio sobre o homem. De lá tiramos nosso alimento, usamos mares, rios e lagos como transporte e muitas vezes, da água vem nossa fonte de renda. A maioria das civilizações antigas cresceu junto ao mar ou grandes concentrações de água....

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Já conversamos muito sobre proteção solar, mas ainda não falamos sobre uma duvida muito frequente no consultório: como fazer a remoção do produto adequadamente. O protetor solar assim como maquiagem e poluição, tem ação oxidante quando permanecem por muito tempo na...