fbpx

Laís Vitória – Família Brazinco

Hoje é dia de conhecer mais uma mulher super poderosa da Família Brazinco. Laís Vitória, fera da canoagem oceânica, esta participando do mundial na categoria sub-23, que acontece em Portugal.Antes de embarcar, Laís conversou com o Blog Brazinco sobre sua carreira e planos para o futuro.

Entrevista – Laís Vitória

1- Laís, você tem títulos incríveis com apenas 4 anos no esporte. Fala um pouco sobre seu começo e as atividades que praticava antes da canoagem.

Laís Vitória – Então, desde nova eu sempre fui muito ativa nos esportes, já pratiquei várias modalidades como corrida, natação, vôlei, handebol, basquete, surf,… e inclusive até mesmo a canoagem quando na infância, mas eram kayaks de esporte e lazer,  e foi somente em 2018 que eu tive meu primeiro contato com a canoagem oceânica, e reconheci que era um esporte. O nosso kayak é de fabricação diferente, todo em carbono e é chamado de surfski. Os kayaks pesam em torno de 10kg, são bem leves e instáveis, então é preciso praticar e treinar muito para se conquistar equilíbrio e confiança para remar. E só então, depois de 1 ano e meio de aprendizagem que me aventurei em participar de competições para ver como eu me sairia, mais na expectativa de viver a experiência e interagir com a galera do meio que qualquer outra coisa! E foi assim que me surpreendi com bons resultados, e em 2020 fui vice-campeã brasileira Sub23 mesmo sem ainda ter meus próprios equipamentos, porque até então eu alugava ou conseguia emprestado os materiais até 2021 conseguir meu próprio remo e kayak, e no final do mesmo ano fui campeã brasileira Sub23. E no meio disso tudo fui me encantando mais e mais com o esporte e se tornou minha paixão, desde então venho me dedicando constantemente.

2- Ao seu ver, quais foram as principais conquistas de sua carreira?

Laís Vitória – Eu costumo a considerar todas bem especiais mas tem umas que representam muito para mim… ano passado estive no mundial em Lanzarote na Espanha e fui a 10° na minha categoria e foi uma grande realização estar entre as Top10 Mundial. E a mais recente foi agora em minha última viagem a fortaleza, em que participei do MOLOKABRA que é um evento de modalidades aquáticas e valia o título brasileiro de canoagem oceânica e me sagrei como Campeã Brasileira Geral, o que me surpreendeu bastante porque sou nova no esporte e em pouco tempo alcancei o nível das pioneiras na Canoagem que estão desde o início ou há mais de 10 anos.

3- Fale um pouco de sua rotina de treino e quais suas embarcações favoritas para competir.

Laís Vitória – Então, minha rotina é um pouco corrida e as vezes é até difícil de conciliar a rotina de atleta com toda a demanda da minha vida pessoal, mas venho treinando constantemente em busca da minha evolução. Atualmente venho treinado bem forte dentro e fora d’água pois agora em outubro venho participar do mundial de canoagem oceânica que vem acontecer em Portugal entre os dias 7 e 9, então estou bem focada em melhorar meu desempenho em comparação ao ano anterior que conquistei o 10° lugar. Meu barco atual é um modelo Epic V11, um barco de alta performance todo feito em fibra de carbono e pesa 10kg, há outros modelos como o Nelo 550ml em que gosto de remar mas infelizmente o custo é muito alto e no momento não tenho recursos para investir em outra embarcação, mas agora para o mundial eu aluguei o Nelo 550ml que foi o mais acessível.

4- Quais são seus planos profissionais  para o final deste ano e o ano que vem?

Laís Vitória – Para este ano ainda tenho mais 5 provas, sendo as mais importantes o Mundial que vem ser em Portugal no mês de outubro estarei competindo entre o dia 7 ao 9, onde busco melhorar meu resultado em comparação ao ano passado. Em novembro temos o Pan Americano que será em novembro no México e em dezembro acontecerá nossa 2ª etapa do copa Brasil de canoagem que acontecerá em Ilhabela e estou com muitas expectativas nessas provas que reúnem grandes nomes e referências da nossa modalidade e são grandes oportunidades de aprendizagem e evolução.

Quanto ao próximo ano já me classifiquei para o Mundial que a princípio será na Austrália e as datas de competições nacionais ainda serão definidas mas o treinamento não para e estou na busca de elevar o nível da nossa canoagem e cativar mais mulheres a remarem!

5- Como é a participação das mulheres na canoagem oceânica e o que você tem a dizer para as mulheres que querem começar?

Laís Vitória – No Surfski são poucas mulheres que praticam, em torno de 40… o surfski (modelo de kayak) veio se atualizando de outros modelos  que não precisavam de tanto domínio de equilíbrio e estabilidade, eram mais fáceis de remar, e por isso, eu acredito que o número de praticantes seja tão pequeno. Quando comparado às canoas havaianas e polinésias a quantidade de mulheres praticantes é bem elevado. E o meu propósito tem sido elevar a nossa modalidade buscando trazer mais mulheres para o surfski…a autonomia que a gente tem e a sensação de liberdade é maravilhosa! É sobretudo uma conexão com o Superior, com a Natureza.

6- O que você acha de sua parceria com o Protetor Brazinco e como o produto vai ajudar na sua rotina de treinos?

Laís Vitória – Para mim vem agregando muito! Admiro e sou fã da marca há algum tempo e para mim que sou nascida e criada numa ilha e sempre estou exposta ao sol e mar o Brazinco se tornou essencial em meus dias, desde a hora em que acordo até o final do dia é com o filtro solar no rosto!  E para mim é uma honra integrar esse time em que pensa na sustentabilidade  em composição natural e orgânica proporcionando proteção e segurança sem agredir o meio ambiente.

Boa sorte para nossa campeã!