Guarda-vidas, os heróis de nossas águas | Protetor Brazinco
Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

As águas sempre exerceram um fascínio sobre o homem. De lá tiramos nosso alimento, usamos mares, rios e lagos como transporte e muitas vezes, da água vem nossa fonte de renda.

A maioria das civilizações antigas cresceu junto ao mar ou grandes concentrações de água. Além da sobrevivência, o mar também se tornou um lugar de diversão e entretenimento nos últimos séculos.

Nossa segurança para curtir essa benção da natureza vem dos guarda-vidas. Esse exército de jovens arrisca suas vidas diariamente para cuidarem da nossa.

Hoje o Blog Brazinco vai contar uma pouco da história destes heróis que muitas vezes são esquecidos, e até desrespeitados, em todo nosso litoral.

História do Salvamento no Mundo

O salvamento de vidas na água não tem um registro exato de quando começou. Mas a história aponta que os primeiros grupos de guarda-vidas surgiram em navios para resgatar marinheiros que caíam ao mar.

A “Chinkiang Association for the Saving of Life” foi a primeira brigada oficial com profissionais, o grupo surgiu na China em 1708

Europa

Os países baixos foram o primeiro país a criar uma brigada interna de guarda-vidas, a necessidade surgiu com o aumento de afogamentos nos inúmeros canais do país.

A França também foi uma das pioneiras em salvamento com a Societé Centrale de Sauvatage de Naufragés, que foi fundada em 1865, e a Hospitaliers Sauvateurs Bretons, criada 7 anos depois, em 1873.

Estados Unidos

Os Estados Unidos foram o primeiro país a ter um sistema de torres de guarda vidas espalhadas pelo litoral do país inteiro

O país também foi pioneiro na criação de equipamentos como boias e pranchas para o resgate, além de métodos de reanimação e primeiros cuidados com um afogado.

O sistema de guarda-vidas dos Estados Unidos estima que salvou mais de 300 mil vidas desde sua criação.

História dos Guarda-Vidas no Brasil

O Rio de Janeiro tem algumas das praias mais bonitas do Brasil. Mas se engana quem pensa que as águas azuis cercadas de areia branca são 100% seguras. A cidade maravilhosa tem algumas das ondas mais fortes do país.

Baseado nisso, o Comodoro Wilbert E. Longfellow fundou na capital fluminense o Serviço de Salvamento da Cruz Vermelha Americana em 1914.

O objetivo da fundação era deixar voluntários aptos para o salvamento, não só na capital do país, que era o Rio de Janeiro na época, mas também em todo litoral brasileiro.

A medida não foi muito eficaz, então a instituição começou a recomendar que as pessoas aprendessem nadar, e que todos nadadores fossem salvadores em potencial.

Primeiras Torres

As primeiras Torres de Guarda-Vidas foram construídas em 1939, ao longo da costa carioca.

Foram 18 unidades, que já contavam com um total de 120 guarda-vidas trabalhando em turnos, além de auxílio de barcos motorizados, ambulâncias, carros para transporte e uma equipe médica equipada.

Os outros estados acabaram seguindo o exemplo do Rio, e criaram suas próprias brigadas.

O Paraná em 1959 e o Rio Grande do Sul apenas em 1970.

No estado de São Paulo, a história dos guarda vidas está atrelada à criação do Corpo de Bombeiros de Santos, que ocorreu no dia 20 de fevereiro de 1890.

Dia do Guarda-vidas

Todo dia 28 de dezembro é comemorado no mundo todo o Dia do Guarda-Vidas, a data vale para o guarda-vidas civil e também o militar.

Uma das razões desta data ser comemorada neste dia vem da Bíblia. Segundo o livro sagrado, dia 28 de dezembro é o dia de proteção do anjo Damabiah, da hierarquia do Arcanjo Gabriel, a entidade é responsável pelo bem-estar das pessoas que vivem do mar, para o mar e próximos do mar.

Brazinco e Guarda Vidas

Você é guarda-vidas? Então mande um inbox nas nossas redes sociais que temos um desconto especial para proteger quem cuida da nossa vida com tanto afinco e carinho!

 

 

 

 

 

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

O conforto de uma estação com temperaturas mais amenas, a tentação de comer comidas quentes e mais calóricas são algumas das mudanças que ocorrem no Outono, mas precisamos alinhar tudo isso com uma alimentação que ajude nosso corpo a funcionar corretamente, certo?...

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Já conversamos muito sobre proteção solar, mas ainda não falamos sobre uma duvida muito frequente no consultório: como fazer a remoção do produto adequadamente. O protetor solar assim como maquiagem e poluição, tem ação oxidante quando permanecem por muito tempo na...

31 de março – Dia da Saúde e Nutrição

31 de março – Dia da Saúde e Nutrição

Você sabia que anualmente celebramos no Brasil, no dia 31 de março, o Dia da Saúde e Nutrição? Pois é, essa data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação. Todos...