fbpx

Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

As águas sempre exerceram um fascínio sobre o homem. De lá tiramos nosso alimento, usamos mares, rios e lagos como transporte e muitas vezes, da água vem nossa fonte de renda.

A maioria das civilizações antigas cresceu junto ao mar ou grandes concentrações de água. Além da sobrevivência, o mar também se tornou um lugar de diversão e entretenimento nos últimos séculos.

 

Nossa segurança para curtir essa benção da natureza vem dos guarda-vidas. Esse exército de jovens arrisca suas vidas diariamente para cuidarem da nossa.

Hoje o Blog Brazinco vai contar uma pouco da história destes heróis que muitas vezes são esquecidos, e até desrespeitados, em todo nosso litoral.

História do Salvamento no Mundo

O salvamento de vidas na água não tem um registro exato de quando começou. Mas a história aponta que os primeiros grupos de guarda-vidas surgiram em navios para resgatar marinheiros que caíam ao mar.

 

A “Chinkiang Association for the Saving of Life” foi a primeira brigada oficial com profissionais, o grupo surgiu na China em 1708

Europa

Os países baixos foram o primeiro país a criar uma brigada interna de guarda-vidas, a necessidade surgiu com o aumento de afogamentos nos inúmeros canais do país.

 

A França também foi uma das pioneiras em salvamento com a Societé Centrale de Sauvatage de Naufragés, que foi fundada em 1865, e a Hospitaliers Sauvateurs Bretons, criada 7 anos depois, em 1873.

Estados Unidos

Os Estados Unidos foram o primeiro país a ter um sistema de torres de guarda vidas espalhadas pelo litoral do país inteiro

O país também foi pioneiro na criação de equipamentos como boias e pranchas para o resgate, além de métodos de reanimação e primeiros cuidados com um afogado.

 

O sistema de guarda-vidas dos Estados Unidos estima que salvou mais de 300 mil vidas desde sua criação.

História dos Guarda-Vidas no Brasil

O Rio de Janeiro tem algumas das praias mais bonitas do Brasil. Mas se engana quem pensa que as águas azuis cercadas de areia branca são 100% seguras. A cidade maravilhosa tem algumas das ondas mais fortes do país.

 

Baseado nisso, o Comodoro Wilbert E. Longfellow fundou na capital fluminense o Serviço de Salvamento da Cruz Vermelha Americana em 1914.

O objetivo da fundação era deixar voluntários aptos para o salvamento, não só na capital do país, que era o Rio de Janeiro na época, mas também em todo litoral brasileiro.

A medida não foi muito eficaz, então a instituição começou a recomendar que as pessoas aprendessem nadar, e que todos nadadores fossem salvadores em potencial.

Primeiras Torres

As primeiras Torres de Guarda-Vidas foram construídas em 1939, ao longo da costa carioca.

Foram 18 unidades, que já contavam com um total de 120 guarda-vidas trabalhando em turnos, além de auxílio de barcos motorizados, ambulâncias, carros para transporte e uma equipe médica equipada.

Os outros estados acabaram seguindo o exemplo do Rio, e criaram suas próprias brigadas.

 

O Paraná em 1959 e o Rio Grande do Sul apenas em 1970.

No estado de São Paulo, a história dos guarda vidas está atrelada à criação do Corpo de Bombeiros de Santos, que ocorreu no dia 20 de fevereiro de 1890.

Dia do Guarda-vidas

Todo dia 28 de dezembro é comemorado no mundo todo o Dia do Guarda-Vidas, a data vale para o guarda-vidas civil e também o militar.

 

Uma das razões desta data ser comemorada neste dia vem da Bíblia. Segundo o livro sagrado, dia 28 de dezembro é o dia de proteção do anjo Damabiah, da hierarquia do Arcanjo Gabriel, a entidade é responsável pelo bem-estar das pessoas que vivem do mar, para o mar e próximos do mar.

Brazinco e Guarda Vidas

Você é guarda-vidas? Então mande um inbox nas nossas redes sociais que temos um desconto especial para proteger quem cuida da nossa vida com tanto afinco e carinho!