fbpx

A Importância do Protetor Solar

Você sabia que o protetor solar é o melhor anti-idade? E, que 33% de todos os casos de câncer no Brasil, são de pele. Sendo 180 mil novos casos a cada ano e que poderiam ser evitados com a devida proteção solar?

Melhor Forma de Prevenção

Seja você um (a) adepto (a) de vida saudável, ou um vaidoso (a) de carteirinha, o cuidado com a exposição solar deve estar na sua rotina diária.

Além de ser a prevenção para vários tipos de câncer de pele, o protetor solar nos salva de muitos efeitos indesejados que talvez você nem imagina.

Manchas na Pele

Sabe aquelas manchas conhecidas como “manchas senis”?  Saiba, que na verdade, são causadas pela exposição solar, assim como aquelas rugas profundas, e perda de elasticidade da pele.

Isso mesmo, o sol deixa a pele flácida. Ele altera as fibras elásticas deixando a pele mais espessa, atrófica e ressecada; perdendo sua capacidade elástica.

Claro, com a idade a pele afina e perde gradativamente sua elasticidade naturalmente. O que estou falando é sobre a intensidade e velocidade que ocorrerá. 

Facilmente vemos isso em pessoas que se expuseram cronicamente sem protetor solar, mas estavam com roupas, como agricultores por exemplo.

Se você comparar a pele de seu braço e face com a do abdome, verá que a pele, embora com a mesma idade, é completamente diferente. A abdominal sempre aparenta ser mais jovem.

Já na foto abaixo podemos conferir o afinamento da pele, os vasos aparentes e manchas que podem ser planas ou verrucosas, as famosas manchas senis que falamos antes.

 A exposição sem proteção, além do câncer de pele e das alterações estéticas, pode levar a crises em pessoas com herpes labial, rosácea, acne, Lúpus. Além disso, pode também gerar uma espécie de “alergia ao sol”, como na urticaria solar e na erupção polimorfa a luz.

Então para não se tornar mais um número nas estatísticas de câncer de pele, sofrer com aquelas crises de herpes labial ou chorar pelas rugas e manchas adquiridas, use e reaplique um bom protetor solar!

E até lá. Não esqueça, se exponha, mas não se queime!