Doenças Cardiovasculares | Protetor Brazinco
Doenças Cardiovasculares

Estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e prática de atividade física mais uma vez aparecem como essenciais em meio a Pandemia do Covid -19.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que por qualquer outra causa.

O indicador de número de mortes por doenças cardiovasculares no Brasil, criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, aponta que de janeiro a julho de 2020 mais de 215 mil pessoas perderam a vida por problemas cardíacos. 

O problema se agrava ainda mais quando somado à pandemia causada pelo Covid-19.

Mas você sabe o que são, quais são e como prevenir essas doenças?

Doença cardiovascular é um termo usado para descrever distúrbios que afetam o coração ou vasos sanguíneos. Algumas doenças podem ser congênitas (se apresentem desde o nascimento) mas a maioria é resultado de problemas crônicos que se desenvolvem no decorrer dos anos, normalmente relacionados a hábitos de vida pouco saudáveis como alimentação rica em gorduras e falta de atividade física.

Doenças cardiovasculares mais comuns:

  • Hipertensão – aumento da pressão artéria;
  • Infarto agudo do miocárdio – interrupção de passagem de sangue pelo coração, na maioria das vezes devido ao acúmulo de gordura nas artérias;
  • Insuficiência cardíaca – enfraquecimento do músculo cardíaco, como consequência, dificuldade de bombear sangue;
  • Cardiopatia congênita – alteração da função do coração que já vem de nascença
  • Endocardite – inflamação do tecido que reveste o coração sendo normalmente causado por uma infecção normalmente por fungos ou bactérias;
  • Arritmia cardíaca – alteração dos batimentos cardíacos;
  • Angina – sensação de peso, dor ou aperto no coração pela diminuição do fluxo de sangue;
  • Miocardite – inflamação do músculo do cardíaco durante uma infecção por vírus ou fungos e bactérias;
  • Valvulopatias – doenças das válvulas cardíacas por acúmulo de cálcio, dificultando o fluxo sanguíneo, devido seu endurecimento.

Atenção

Algumas doenças cardíacas têm como causas, envelhecimento e outras doenças, mas a maioria delas tem como fatores agravantes a falta de atividade física, aumento de peso, excesso de consumo de sal, gordura e tabagismo.

Como prevenir?

  • Controlar a pressão arterial, o nível de açúcar e a quantidade de gordura no sangue;
  • Ter uma alimentação saudável evitando gorduras, frituras, excesso de sal, industrializados, bebidas alcóolicas em grande quantidade;
  • Aumentar consumo de verduras, legumes, cereais, integrais e beber água;
  • Praticar regularmente atividade física;

E se eu desenvolver uma doença cardiovascular?

Os cuidados não devem ser só preventivos, para conviver com a doença é preciso modificar o estilo de vida, sempre focando em hábitos saudáveis para prevenir novos problemas cardiovasculares.

E porque os cardiopatas são um grupo de alto risco da Covid-19?

O Covid-19 pode acometer o organismo de diversas formas. Apesar do alvo ser o pulmão – o vírus ataca diversos outros sistemas como o cardiovascular.

Infecçõesvirais podem afetar o coração causando inflamações severas no músculo cardíaco, com o Covid- 19 não é diferente.

Para alguém saudável, que nunca teve problemas cardíacos, a inflamação pode não ter um resultado adverso, mas para um cardiopata pode ser grave e até mesmo fatal.

Mais uma vez, tanto na prevenção quanto no tratamento, estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e prática de atividade física mostram-se essenciais para evitar problemas maiores.

Então vamos cuidar bem do nosso coração?

Falando em alimentação equilibrada, substituir as frituras por preparações assadas já é uma grande ajuda.

Vou deixar uma receita daquela famosa receita frita, mas que pode ser feita de uma forma mais natural, saudável e muito gostosa.

 Coxinha da Cozinha Equilibrada

Rendimento 6 unidades

Ingredientes:

250 gramas de batata doce cozida passada do processador. (2 xícaras)

½ xícara de farinha de grão de bico (ou + -, até dar liga)

1 colher de chá de açafrão

3 dentes de alho ralado

3 colheres de sopa de azeite

Sal a gosto

Fubá ou amêndoas trituradas para empanar

Para o recheio:

Frango desfiado, creme de ricota, salsinha

Modo de preparo:

Coloque o alho e o azeite em uma panela e doure. Logo depois coloque a batata doce já cozida e processada. Adicione a farinha de grão de bico e os outros ingredientes e mexa até descolar do fundo.

Desligue e espere esfriar.

Faça uma bolinha de 50 gramas, enrola na mão untada de azeite e depois amasse. Coloque o recheio e vá fechando (juntando as bordas e depois modele.

Empanar no fubá ou amêndoas trituradas e levar ao forno por 20 minutos.

Até a próxima

mariana-melo-nutricionista-1

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

O conforto de uma estação com temperaturas mais amenas, a tentação de comer comidas quentes e mais calóricas são algumas das mudanças que ocorrem no Outono, mas precisamos alinhar tudo isso com uma alimentação que ajude nosso corpo a funcionar corretamente, certo?...

Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

As águas sempre exerceram um fascínio sobre o homem. De lá tiramos nosso alimento, usamos mares, rios e lagos como transporte e muitas vezes, da água vem nossa fonte de renda. A maioria das civilizações antigas cresceu junto ao mar ou grandes concentrações de água....

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Já conversamos muito sobre proteção solar, mas ainda não falamos sobre uma duvida muito frequente no consultório: como fazer a remoção do produto adequadamente. O protetor solar assim como maquiagem e poluição, tem ação oxidante quando permanecem por muito tempo na...