fbpx

Doenças Cardiovasculares

Estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e prática de atividade física mais uma vez aparecem como essenciais em meio a Pandemia do Covid -19.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que por qualquer outra causa.

O indicador de número de mortes por doenças cardiovasculares no Brasil, criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, aponta que de janeiro a julho de 2020 mais de 215 mil pessoas perderam a vida por problemas cardíacos. 

O problema se agrava ainda mais quando somado à pandemia causada pelo Covid-19.

Mas você sabe o que são, quais são e como prevenir essas doenças?

Doença cardiovascular é um termo usado para descrever distúrbios que afetam o coração ou vasos sanguíneos. Algumas doenças podem ser congênitas (se apresentem desde o nascimento) mas a maioria é resultado de problemas crônicos que se desenvolvem no decorrer dos anos, normalmente relacionados a hábitos de vida pouco saudáveis como alimentação rica em gorduras e falta de atividade física.

Doenças cardiovasculares mais comuns:

  • Hipertensão – aumento da pressão artéria;
  • Infarto agudo do miocárdio – interrupção de passagem de sangue pelo coração, na maioria das vezes devido ao acúmulo de gordura nas artérias;
  • Insuficiência cardíaca – enfraquecimento do músculo cardíaco, como consequência, dificuldade de bombear sangue;
  • Cardiopatia congênita – alteração da função do coração que já vem de nascença
  • Endocardite – inflamação do tecido que reveste o coração sendo normalmente causado por uma infecção normalmente por fungos ou bactérias;
  • Arritmia cardíaca – alteração dos batimentos cardíacos;
  • Angina – sensação de peso, dor ou aperto no coração pela diminuição do fluxo de sangue;
  • Miocardite – inflamação do músculo do cardíaco durante uma infecção por vírus ou fungos e bactérias;
  • Valvulopatias – doenças das válvulas cardíacas por acúmulo de cálcio, dificultando o fluxo sanguíneo, devido seu endurecimento.

Atenção

Algumas doenças cardíacas têm como causas, envelhecimento e outras doenças, mas a maioria delas tem como fatores agravantes a falta de atividade física, aumento de peso, excesso de consumo de sal, gordura e tabagismo.

Como prevenir?

  • Controlar a pressão arterial, o nível de açúcar e a quantidade de gordura no sangue;
  • Ter uma alimentação saudável evitando gorduras, frituras, excesso de sal, industrializados, bebidas alcóolicas em grande quantidade;
  • Aumentar consumo de verduras, legumes, cereais, integrais e beber água;
  • Praticar regularmente atividade física;

E se eu desenvolver uma doença cardiovascular?

Os cuidados não devem ser só preventivos, para conviver com a doença é preciso modificar o estilo de vida, sempre focando em hábitos saudáveis para prevenir novos problemas cardiovasculares.

E porque os cardiopatas são um grupo de alto risco da Covid-19?

O Covid-19 pode acometer o organismo de diversas formas. Apesar do alvo ser o pulmão – o vírus ataca diversos outros sistemas como o cardiovascular.

Infecçõesvirais podem afetar o coração causando inflamações severas no músculo cardíaco, com o Covid- 19 não é diferente.

Para alguém saudável, que nunca teve problemas cardíacos, a inflamação pode não ter um resultado adverso, mas para um cardiopata pode ser grave e até mesmo fatal.

Mais uma vez, tanto na prevenção quanto no tratamento, estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e prática de atividade física mostram-se essenciais para evitar problemas maiores.

Então vamos cuidar bem do nosso coração?

Falando em alimentação equilibrada, substituir as frituras por preparações assadas já é uma grande ajuda.

Vou deixar uma receita daquela famosa receita frita, mas que pode ser feita de uma forma mais natural, saudável e muito gostosa.

 Coxinha da Cozinha Equilibrada

Rendimento 6 unidades

Ingredientes:

250 gramas de batata doce cozida passada do processador. (2 xícaras)

½ xícara de farinha de grão de bico (ou + -, até dar liga)

1 colher de chá de açafrão

3 dentes de alho ralado

3 colheres de sopa de azeite

Sal a gosto

Fubá ou amêndoas trituradas para empanar

Para o recheio:

Frango desfiado, creme de ricota, salsinha

Modo de preparo:

Coloque o alho e o azeite em uma panela e doure. Logo depois coloque a batata doce já cozida e processada. Adicione a farinha de grão de bico e os outros ingredientes e mexa até descolar do fundo.

Desligue e espere esfriar.

Faça uma bolinha de 50 gramas, enrola na mão untada de azeite e depois amasse. Coloque o recheio e vá fechando (juntando as bordas e depois modele.

Empanar no fubá ou amêndoas trituradas e levar ao forno por 20 minutos.

Até a próxima

mariana-melo-nutricionista-1