O mundo sofre uma das maiores crises sanitárias de sua história, se não bastasse a perda de milhares de vidas ao redor do planeta, o meio ambiente também está pagando seu preço.
Mesmo sem nenhum estudo aprofundado, ou comprovação científica, o descarte de máscaras já mostra sua faceta em diversas praias em todos os oceanos.
Biólogo avista máscaras na orla do Rio de Janeiro
O biólogo Ricardo Gomes, do instituto Mar Urbano, foi um dos primeiros ativistas a registrar o aparecimento de máscaras no nosso litoral.
Segundo o Biólogo, em uma entrevista concedida a CNN Brasil, mais de 130 bilhões de máscaras são descartadas todos os dias no meio ambiente. Com a duração de quase um ano. esse número de máscaras se torna astronômico. Em contato com pesquisadores europeus, o biólogoa firma que já esxistem relatos de gaivotas presas a EPIS.
Litoral Norte de São Paulo
O litoral norte de São Paulo também já é vítima do descarte errado de máscaras. Segundo o Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, até junho já tinham sido registrados o aparecimento de dezenas de máscaras em diversas praias da região.
Pinguim é achado morto com máscara no estômago
O litoral norte de São Paulo também foi palco de uma das cenas mais tristes desse problema. Um Pinguim de Magalhães foi achado morto pelos turistas. O caso não é anormal no litoral brasileiro, se não fosse pelo resultado da autópsia que encontrou uma máscara facial N95 presa no estômago do animal, o que causou morte por inanição.
Ong OceanAsia denuncia presença de EPIS em arquipélago
Durante uma recente viagem de pesquisa às ilhas de Soko, a equipe da ONG OceansAsia encontrou um número impressionante de máscaras descartáveis chegando à costa do pequeno arquipélago.
As Soko são um pequeno aglomerado de ilhas em Hong Kong. A ONG já fazia vistas constantes no arquipélago por ser um lugar de grande biodiversidade na região. Nas últimas viagens, os pesquisadores tiverem surpresas nada agradáveis com o aumento substancial de máscaras cirúrgicas.
Segundo a ONG, devido à pandemia, a população em geral tem tomado o cuidado de usar máscaras cirúrgicas. Quando de repente você tem uma população inteira de um país usando uma ou duas máscaras por dia, a quantidade de lixo gerada será significativa.
França
Os mares europeus também já sentem o impacto da pandemia. Segundo a ONG francesa “Operation Mer Propre”, máscaras tem sido avistadas ao longo da costa francesa, principalmente em mudanças bruscas de marés.
Segundo a ONG, a maioria dessas máscaras vão se transformar em micro plásticos, e tem endereço certo, os mares ao redor do globo.
O que Fazer?
Existem algumas escolhas corretas que vão manter você seguro e ao mesmo tempo diminuir o dano ao meio ambiente.
A primeira dela é a máscara de tecido. Este item pode ser lavado e reutilizado por diversas vezes. Muitas dessas máscaras são feitas por pessoas que acabaram ficando sem emprego nessa crise sanitária, aproveite e valorize o comércio local de sua região.
Caso o uso da máscara descartável seja inevitável, preste bastante atenção nesses dicas de descarte.
Como Descartar sua Máscara!
- Lave as mãos antes de descartar a máscara
- Retire a peça segurando apenas pelo elástico
- Use dois sacos ou sacolas (um dentro do outro), para descartar sua máscara, amarre-os firmemente
- Jogue no lixo do banheiro
- Caso haja alguém com suspeita ou contaminado no ambiente, o lixo de descarte do mesmo deve ser feito em lugar separado.
- Lave as mãos minuciosamente após todo procedimento e não deixe acumular diversas máscaras no seu lixo.
Agora é só usar sua máscara com segurança e cuidar na hora do descarte, o meio-ambiente agradece.