A campanha Dezembro Laranja completa sete anos em 2020. Desde 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia colore o país de laranja no ultimo mês do ano promovendo o #dezembrolaranja, com a finalidade de chamar a atenção da população para o câncer de pele.
Dezembro Laranja
Sendo o tipo mais comum de câncer no mundo, em um país tropical como o Brasil, onde o sol e o calor predominam durante a maior parte do ano, o quadro não seria diferente.
É o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano.
Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.
Problema passível de prevenção com a adoção das medidas e hábitos simples e quando diagnosticado precocemente, existem grandes chances de cura, mas para tudo isso é necessário o acesso à informação.
Campanha Digital
Este ano, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a campanha será feita exclusivamente no formato digital em todos os canais de comunicação da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), começando no dia 1 de dezembro. Mesmo digitalmente, não diminui sua importância: levar conhecimento à população.
Tema de 2020
O tema escolhido enfatiza que câncer da pele é coisa séria e que a conscientização deve começar na infância.
Este ano, crianças e adolescentes são porta-vozes para abordar o tema de forma didática e descomplicada, mostrando a importância de não subestimar a doença e de levar em consideração medidas de foto proteção desde a infância.
Embaixadores do Dezembro Laranja
E para falar diretamente com este publico a campanha desse ano tem como embaixadores os irmãos e influenciadores digitais Maria Clara e JP (IG:https://bit.ly/33l2SiC / YT: https://bit.ly/3l8Xk0B), líderes de audiência entre os canais infantis do YouTube Brasil.
Com 23 milhões de inscritos, a dupla embarcou na campanha junto com a SBD para convidar toda a criançada, os adolescentes e os adultos a conscientizarem suas famílias, amigos e seguidores das redes sociais sobre os riscos da doença, como preveni-la, fatores de risco e tratamentos disponíveis.
Tudo isto é muito importante, mas nada substitui dar exemplo e conversar com seus filhos, sobrinhos, netos, crianças e adolescentes sobre medidas para evitar exposição solar desprotegida e prevenir as queimaduras solares na infância.
Como conversamos no texto anterior, a exposição exagerada, bem como as queimaduras solares na infância conferem ainda mais risco para um câncer no futuro.
“É na infância que os conceitos da vida são fixados. Ensine-os a se prevenir dos danos solares desde cedo e, quando adultos, manterão os mesmos hábitos, evitando um possível surgimento da doença”, enfatiza Dr. Sergio Palma, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Vista-se de laranja e nos ajude colorir o país!
Programação Protetor Brazinco Dezembro Laranja
01/12 – Lançamento da Campanha e Post Dra. Paulo Barroco – 7 anos de “Dezembro Laranja”
Lançamento da Promo Dezembro Laranja Brazinco: Compartilhe uma foto no feed usando o Protetor Brazinco. Marque nosso perfil @protetorbrazinco e a hashtags #dezembrolaranjabrazinco. Você já vai estar concorrendo a 4 Brazincos para usar nas quatro estações do ano.
03/12 – Posto no Blog – Dra. Paula Barroco – Entenda os diferentes tipos de câncer de pele.
09/12 Live no Instagram – Pele é coisa séria! – Participação da dermatologista Dra. Paula Barroco e do pediatra Dr. Eduardo Gubert.
10/12 – Posto no Blog – Dr. Eduardo Gubert – A prevenção começa desde cedo.
30/12-
Sorteio da promo Dezembro Laranja – Sorteio e divulgação dos vencedores ou vencedoras da promo Dezembro Laranja.
Agora é só acompanhar nossa programação, e colocar a prevenção e a educação em primeiro lugar!