Sol da infância e câncer de pele no adulto, qual relação? | Protetor Brazinco
Sol da infância e câncer de pele no adulto, qual relação?

 

Hoje é dia de post de saúde com a Dra. Paula Barroco aqui no Blog!

Você sabia que 25% a 50% da exposição solar que uma pessoa recebe durante toda a sua vida é obtida antes dos 18-21 anos de idade?

Existe uma clara relação entre a exposição solar ao longo dos anos (acumulativa), e o desenvolvimento de lesões malignas cutâneas e também uma acentuada relação entre queimadura solar intermitente (ocasional) e o desenvolvimento de câncer de pele. 

Cuidar da pele das crianças desde bem cedo e dar exemplo cuidando da nossa é fundamental.

Cuidado desde cedo

Crianças estimuladas e orientadas desde cedo aos cuidados com exposição solar bem como o exemplo de sua família, tem maiores chances de adquirir o hábito deste cuidado, diminuindo o risco de lesões de pele imediatas e futuras.

Precisamos lembrar que a pele das crianças é diferente da pele dos adultos em vários aspectos importantes.

A Pele da Criança

A Pele da Criança possui apenas um quinto da espessura da pele dos adultos, apesar de ter o mesmo número de camadas. O estrato córneo, a camada mais externa da epiderme, que nos protege ativamente contra as influências ambientais e retém a umidade, é mais fina e as suas células menos comprimidas.  Consequentemente, a sua função de barreira torna-se menos eficaz e as substâncias são absorvidas mais rapidamente pelas camadas mais profundas.

Crianças a partir de 6 meses devem usar protetor solar, e até 12 anos de idade precisam ser adequados para crianças.

 Formulações com filtros físicos são as melhores escolhas, e embora sejam mais difíceis de espalhar, eles têm menor risco de irritação (pois não são absorvidos) e conferem uma maior resistência a água e suor.

Vale muito apena, também, investir em roupas com proteção UV, chapéus e óculos adequados.

Criança protegida, adulto saudável

Estudos ainda na década de 1980, demonstraram que a incidência do câncer de pele ao longo da vida poderia ser reduzida em 78% com o uso de filtros solares com fator de proteção solar (FPS) de número 15 ou maior durante os primeiros 18 anos de vida.

Importante lembrar, que atualmente o indicado é FPS maior ou igual a 30 e a proteção deve ser diária, sem esquecer da reaplicação (sempre que secar com toalha, exposição prolongada na água ou mais de 2h) e de cuidar os horários de exposição (antes das 10h e após 16h) como abordado em textos anteriores.

A educação é a melhor herança que podemos deixar para nossos filhos, ensinar a cuidar da própria saúde é fundamental.

Vamos aproveitar o lado bom do sol e do contato com a natureza, sem descuidar da nossa saúde!

Mande suas dúvidas e sugestões de assuntos para o nosso Blog.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. "Dezembro Laranja" completa 7 anos em 2020 - Protetor Solar Brazinco - […] conversamos no texto anterior, a exposição exagerada, bem como as queimaduras solares na infância conferem ainda mais risco […]
  2. Como ensinar seu filho a se proteger do sol | Protetor Brazinco - […] texto da Dra Paula Barroco do dia 19/11/20 no blog me fez refletir mais ainda em prevenção de queimaduras…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

O conforto de uma estação com temperaturas mais amenas, a tentação de comer comidas quentes e mais calóricas são algumas das mudanças que ocorrem no Outono, mas precisamos alinhar tudo isso com uma alimentação que ajude nosso corpo a funcionar corretamente, certo?...

Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

As águas sempre exerceram um fascínio sobre o homem. De lá tiramos nosso alimento, usamos mares, rios e lagos como transporte e muitas vezes, da água vem nossa fonte de renda. A maioria das civilizações antigas cresceu junto ao mar ou grandes concentrações de água....

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Já conversamos muito sobre proteção solar, mas ainda não falamos sobre uma duvida muito frequente no consultório: como fazer a remoção do produto adequadamente. O protetor solar assim como maquiagem e poluição, tem ação oxidante quando permanecem por muito tempo na...