fbpx

Sol da infância e câncer de pele no adulto, qual relação?

 

Hoje é dia de post de saúde com a Dra. Paula Barroco aqui no Blog!

Você sabia que 25% a 50% da exposição solar que uma pessoa recebe durante toda a sua vida é obtida antes dos 18-21 anos de idade?

Existe uma clara relação entre a exposição solar ao longo dos anos (acumulativa), e o desenvolvimento de lesões malignas cutâneas e também uma acentuada relação entre queimadura solar intermitente (ocasional) e o desenvolvimento de câncer de pele. 

Cuidar da pele das crianças desde bem cedo e dar exemplo cuidando da nossa é fundamental.

Cuidado desde cedo

Crianças estimuladas e orientadas desde cedo aos cuidados com exposição solar bem como o exemplo de sua família, tem maiores chances de adquirir o hábito deste cuidado, diminuindo o risco de lesões de pele imediatas e futuras.

Precisamos lembrar que a pele das crianças é diferente da pele dos adultos em vários aspectos importantes.

A Pele da Criança

A Pele da Criança possui apenas um quinto da espessura da pele dos adultos, apesar de ter o mesmo número de camadas. O estrato córneo, a camada mais externa da epiderme, que nos protege ativamente contra as influências ambientais e retém a umidade, é mais fina e as suas células menos comprimidas.  Consequentemente, a sua função de barreira torna-se menos eficaz e as substâncias são absorvidas mais rapidamente pelas camadas mais profundas.

Crianças a partir de 6 meses devem usar protetor solar, e até 12 anos de idade precisam ser adequados para crianças.

 Formulações com filtros físicos são as melhores escolhas, e embora sejam mais difíceis de espalhar, eles têm menor risco de irritação (pois não são absorvidos) e conferem uma maior resistência a água e suor.

Vale muito apena, também, investir em roupas com proteção UV, chapéus e óculos adequados.

Criança protegida, adulto saudável

Estudos ainda na década de 1980, demonstraram que a incidência do câncer de pele ao longo da vida poderia ser reduzida em 78% com o uso de filtros solares com fator de proteção solar (FPS) de número 15 ou maior durante os primeiros 18 anos de vida.

Importante lembrar, que atualmente o indicado é FPS maior ou igual a 30 e a proteção deve ser diária, sem esquecer da reaplicação (sempre que secar com toalha, exposição prolongada na água ou mais de 2h) e de cuidar os horários de exposição (antes das 10h e após 16h) como abordado em textos anteriores.

A educação é a melhor herança que podemos deixar para nossos filhos, ensinar a cuidar da própria saúde é fundamental.

Vamos aproveitar o lado bom do sol e do contato com a natureza, sem descuidar da nossa saúde!

Mande suas dúvidas e sugestões de assuntos para o nosso Blog.