fbpx

Andrea Lopes – Família Brazinco

A Família Brazinco tem o orgulho de apresentar mais uma componente que só vai engrandecer a equipe com sua história, pioneirismo e dedicação ao surf. Andrea Lopes é uma atleta que pavimentou o caminho de diversos surfistas profissionais no Brasil.

 

Mundo do surf

A carioca apareceu pela primeira vez para o mundo do surf em 1987, com apenas 14 anos, quando ganhou um campeonato na Barra da Tijuca. Em apenas um ano após seu primeiro feito, Andrea foi campeã carioca e brasileira amadora. Além de viagens pelo Brasil e o exterior, a jovem atleta colheu os louros da vitória com o patrocínio da Stanley.

 

Em 1991, após ganhar o pan-americano e representar o país no mundial amador, o Brasil acabou ficando pequeno para sua carreira. Andrea se profissionalizou, deixou os planos de estudo de lado, e se mandou para a Austrália buscar desafios mais complexos.

Volta por cima

A escolha acabou custando caro, mesmo com uma ótima performance para uma novata nos primeiros anos do circuito mundial, os apenas 19 anos de Andrea pesaram na hora de seguir uma rotina extrema de viagens e treinos. A atleta acabou sofrendo com anorexia, o que a fez largar o circuito, e ficar parada para cuidar da saúde durante um tempo.

Com uma rapidez incrível, Andrea mostrou superação e voltou a brilhar nas ondas.

 

Em 1996, realiza surf trips na Califórnia, Ilhas Fiji, Costa Rica e Hawaii. Ano de muita  preparação para retornar ao Circuito Mundial. Após a liberação da ASP para atletas amadores também poderem participar do tour, Andrea Lopes volta a competir no Brasil e se sagra tetracampeã nacional amadora. Em 1998, como parte da Seleção Brasileira que disputou o Mundial da ISA Games, ficou em quinto lugar.

Penta campeã Brasileira

Em 1999, Andrea se torna penta campeão amadora de surf no Brasil, e o título rende um convite como wild card na etapa do mundial no Brasil. O resultado surpreende a todos;  Lopes se torna a primeira brasileira a vencer uma etapa do WCT e o primeiro participante convidado (wild card) a se sair vitorioso de um campeonato da elite.

O terceiro lugar no Mundial Master do Rio Janeiro foi a aposentadoria de Andrea nas competições, mas a atleta estava longe de largar o esporte. Andrea Lopes participou do clássico Surf Adventures, filme nacional do esporte que foi exibido até nos cinemas. Desde então, além de dar  palestras motivacionais e revelar atletas, ela gerencia sua escola de surfe, a Andrea Lopes Surf School, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, uma referência de qualidade e acolhimento.

Veja agora todas as conquistas da nossa campeã:

Penta campeã brasileira amadora: 1988 , 1989, 1990, 1999 , 2000

Tetracampeã brasileira profissional: 2001, 2002, 2004, 2006

Campeã WCT – Etapa Rio de Janeiro 1999

Campeã Pan-Americana – Argentina 1999

Vice-campeã Mundial ISA Games Open – Equador 2003

Vice-campeã Mundial Master ISA Games – Equador 2013

Formada em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Wellness Coaching pela Carevolution e Marketing pela Faculdade Estácio de Sá.

Graduanda em Educação Física pela UNICESUMAR

Surf coach ISA Surf Level 1 – 2000

SUP Coach ISA SUP Flat Wave – 2016

Fotos: Hardcore, O Globo,