Hoje o Blog Brazinco fala novamente sobre saúde! Que tal conhecermos um pouco mais sobre a nossa pele com a nossa colunista Dra. Paula Barroco?
O que é a pele?
Ela é nossa ponte para o meio exterior. Através dela sentimos o calor do sol, a textura da areia, a temperatura da água… também sentimos a dor quando algo nos fere e isto é de suma importância, pois preserva nossa integridade física.
A pele corresponde a 15% do peso corporal e é essencial à vida. É ela que nos protege do meio externo e mantem nosso equilíbrio térmico e hídrico através de secreção de suor e contração ou dilatação de seus vasos sanguíneos, por exemplo.
Funções da pele
Tem função similar ao rim na excreção (liberação através da pele) de substâncias como ureia, metais pesados, água e eletrólitos, entre outras.
Nela são sintetizados hormônios como a testosterona e é decisiva na síntese e metabolização da vitamina D.
Formação da Pele
Sua formação inicia nas primeiras semanas de vida embrionária e suas camadas derivam de folhetos embrionários (partes do tecido do embrião) distintos:
– Ectoderma: Epiderme e seus anexos (cabelos, pelos, unhas, glândulas) e neurais (nervos e melanócitos)
– Mesoderma: derme e hipoderme.
A Epiderme
A Epideme: porção mais externa da pele, suas células sofrem modificação até se tornarem células mortas que se desprenderão e assim sucessivamente com renovação constante no processo da descamação.
Responsável por nossa relativa impermeabilidade e primeira proteção contra agentes químico, físicos e biológicos (bactérias, fungos e vírus). Para nos proteger da radiação UV contamos com o aumento da produção de melanina na camada basal.
Se apresenta de formas diferentes nas várias regiões do corpo como mais espessas na planta dos pés e mais finas nas pálpebras, por exemplo.
A Derme
A derme: é ela quem dá suporte a epiderme e nela estão os vasos sanguíneos, as glândulas sebáceas e sudoríparas, os folículos pilosos e os receptores sensoriais (responsáveis pelo tato, sensibilidade térmica e dolorosa)
A hipoderme: tecido conjuntivo e gordura (proteção contra traumas físicos e depósito energético)
Cuidando da Pele
Além de todas as questões fisiológicas para nosso organismo, a pele também possui função estética sendo parte fundamental da nossa aparência e na forma como nos relacionamos com o outro, com o ambiente e com nós mesmos.
Para que a pele possa exercer suas importantes funções, precisa estar integra e bem cuidada. E é mais simples do que parece. A recomendação é manter a pele hidratada usando hidratantes quando necessário, evitar banhos quentes e demorados não esquecer da proteção adequada quando em exposição solar, já que a pele tem papel fundamental na manutenção adequada de suas funções vitais.
Proteja e cuide daquela que cuida de ti desde os tempos da barriga da mamãe!
#10minutosaosol
#seexponhamasnaosequeime