O conforto de uma estação com temperaturas mais amenas, a tentação de comer comidas quentes e mais calóricas são algumas das mudanças que ocorrem no Outono, mas precisamos alinhar tudo isso com uma alimentação que ajude nosso corpo a funcionar corretamente, certo?
Essa transição do calor e umidade do verão para um período mais seco, e um pouco mais frio, que é o outono, proporcionam uma maior tendência a causar desidratação de mucosas e organismo em geral, e com isso até problemas respiratórios. Por isso precisamos ingerir alimentos que hidratem, aqueçam o organismo e fortaleçam nossa resistência.
Então vamos as dicas:
– Consuma alimentos da estação.
Alimentos da época são os que terão maiores concentrações de aminoácidos, vitaminas e minerais. Aproveite e foque em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão, maracujá, esses alimentos podem ajudar na prevenção de doenças respiratórias e tem um grande papel na imunidade, assim aumentando nossa resistência às variações climáticas
– Hidrata-se
Apesar das temperaturas estarem mais amenas, não devemos descuidar da quantidade de líquidos ingeridas diariamente.
Normalmente dentro da alimentação, a hidratação acaba sendo negligenciada nessa época, já que muitos acreditam que o corpo gasta menos água por sentir menos sede e menos efeito da desidratação. Mas devemos continuar consumindo a quantidade mínima recomendada para cada pessoa – 35ml/kg de peso. – Já escrevemos um artigo só sobre esse tema, Hidratação e sua importância.
Se você tiver dificuldades para tomar água, outras opções são os sucos e os chás de preferência preparados no momento em que for ser tomado. Se optar pelos sucos, prefira os da estação e consumir sem adição de açúcar ou adoçantes.
– Evite alimentos calóricos e muito gordurosos
A temperatura cai e nosso organismo passa a consumir mais, sim. O ideal não é limitar a quantidade mas focar na qualidade dos alimentos escolhidos.
Consumir alimentos que dão mais saciedade como alimentos ricos em fibras é uma boa escolha, alguns deles, abóbora, batata doce, repolho, banana, abacate
Consumir sopas que são práticas, saudáveis e podem ser altamente nutritivas além de serem ótimas aliadas na hora de aquecer e hidratar. Misture bons carboidratos, grãos integrais, legumes, proteínas magras diversificando a ingestão de vitaminas e minerais.
Equilibre sua alimentação sem se restringir de nada, só fique atento aos exageros que podem vir acompanhados por uma série de problemas de saúde, ganho de peso e diminuição da nossa disposição. E com certeza não é o que queremos.
Adaptar nossa alimentação no Outono é uma forma de cuidar da nossa saúde 😊
Dessa vez, deixo aqui uma receitinha de uma sopa para aquecer e garantir a energia nesse Outono.
Sopa de abóbora com gengibre
Rendimento – 2 porções
Tempo de preparo – 30 minutos
Ingredientes
½ abóbora japonesa sem casca e em cubos
½ cebola
1 dente de alho
3 pedaços (1 dedo cada) de gengibre sem casca
Azeite
Sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela refogar o alho e a cebola no azeite. Quando dourar, acrescentar a abóbora, o gengibre, sal e cobrir com água. Tampar e deixar cozinhar até amolecer a abóbora. Se necessário, acrescentar água.
Bater no liquidificador, colocando a água do cozimento aos poucos para não ficar aguado.
Fica mais gostosa com uma consistência cremosa.
Até a próxima.