Dia Mundial da Terra | Protetor Brazinco
Dia Mundial da Terra

Hoje comemoramos o dia da terra em todo os países do mundo. Em todo 22 de abril devemos refletir sobre nosso impacto no meio ambiente e como devemos evoluir nossos hábitos para deixar um planeta mais sustentável para nossos filhos e netos.

Hoje também é dia de cobrarmos ações responsáveis de nossos líderes e representantes no país e no mundo.

Vamos conhecer um pouco da história desta data?

Dia Mundial da Terra surgiu em 1970

A data comemorativa do Dia da Terra surgiu de forma inusitada. O senador americano Gaylord Nelson convocou uma passeata para toda a população e os governantes prestarem mais atenção nos problemas ambientais que já apresentavam seus sintomas no começo da década de 70.

O evento reuniu milhões de americanos e foi um verdadeiro sucesso.

Mas a ideia demorou para pegar no resto do planeta. Em 1990, diversos países já celebravam esta data em abril, mas apenas em 2009, a ONU instituiu definitivamente o dia 22 como sendo o Dia Internacional da Mãe Terra.

A data também é simbólica pois foi no dia 22 de abril de 2016 que foi assinado o Acordo de Paris, um documento para a redução drástica na emissão de gases estufa a partir de 2020.

Restaurar nossa Terra

O Dia Terra sempre tem um tema específico a cada ano. Este ano o tema é “Restaurar nossa Terra”.

A Assembleia Geral da ONU, no dia primeiro de março de 2019, aprovou uma resolução estabelecendo que esta será a década da restauração dos ecossistemas degradados.

O objetivo é que neste período, entre 2021 e 2030, se reforce o combate às mudanças climáticas para proteger nossa biodiversidade e segurança alimentar.

Segundo a organização, só assim vamos garantir vida para os mais de mais de 7,8 bilhões de habitantes do mundo, número que pode aumentar consideravelmente nas próximas décadas.

O que eu posso fazer?

Reunimos algumas ações para você comemorar o dia da Terra com efetividade! Vamos à nossa lista?

– Deixe seu carro em casa o máximo que puder. O meio ambiente e seu organismo agradecem!

– Caso não esteja usando, desligue sempre os aparelhos eletrônicos da tomada.

– Não desperdice água. Economize no banho, na hora de lavar a louça e confira se sua casa não tem pequenos vazamentos. De gota em gota, você ajuda o planeta.

– Diminua o uso de plástico não reciclável. Leve sua própria bolsa para o mercado e evite itens descartáveis.

– Organize um mutirão com seus amigos e família para limpar sua praia ou parque favorito.

Anotaram? Vamos usar essa data para tomar decisões mais sustentáveis sempre que pudermos!

 

 

 

 

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Baleia Franca chega no litoral do sul do Brasil

Baleia Franca chega no litoral do sul do Brasil

As praias de Santa Catarina recebem visitas ilustres todos os anos. As baleias francas costumam aparecer, principalmente no sul do estado, entre junho e novembro. Surf e baleia O avistamento destes mamíferos gigantes só pode ser feito da terra, ou pela galera que está...

Dia Mundial dos Oceanos 2021

Dia Mundial dos Oceanos 2021

O Dia Mundial dos Oceanos é comemorado anualmente em todo planeta no dia 8 de junho. Pelo segundo ano, o evento acontecerá de forma virtual em razão da pandemia que ainda atinge alguns países do mundo. O dia é comemorado desde 1992, aonde a comitiva canadense...

Dia Mundial do Meio Ambiente: Reimagine, Recrie e Restaure

Dia Mundial do Meio Ambiente: Reimagine, Recrie e Restaure

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho há quase meio século. A data tem o objetivo de chamar a atenção dos órgãos competentes no mundo todo para problemas ambientais que assolam nosso planeta. O tema muda a cada ano. Em 2021, o tema escolhido é...