fbpx

Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2023 começa quinta em Porto de Galinhas

As equipes das 15 Federações Estaduais afiliadas à Confederação Brasileira de Surf estão prontas para participar do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2023, que tem início nesta quinta-feira e se estende até domingo na Praia do Borete, localizada em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, em Pernambuco. Uma nova geração de surfistas, com idades de até 18 anos, irá competir no evento que vai além de ser apenas um campeonato de surf. A transmissão ao vivo do torneio poderá ser acompanhada pelo canal CBSurfPLAY no YouTube e pelo site da Rip Curl – www.ripcurl.com.br.

Uma cerimônia de abertura especial terá lugar às 8h00 de quinta-feira para marcar o início do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search. As seleções estaduais, vestindo uniformes, ficarão alinhadas para a elevação da bandeira brasileira ao som do Hino Nacional. Além disso, ocorrerá o Ritual das Areias antes do início das disputas, com os surfistas ganhando pontos para seus estados de acordo com o resultado das baterias. O Circuito Brasileiro Surf de Base é uma competição em equipe, na qual os atletas são divididos por idade, nas categorias masculina e feminina: Sub-18, Sub-16, Sub-14 e Sub-12.

São Paulo é o atual campeão

No ano passado, o estado de São Paulo conquistou o título de campeão brasileiro por equipes e garantiu quatro títulos individuais. Ryan Kainalo foi campeão nas categorias Sub-18 e Sub-16, Kalani Robles na Sub-14 e Carol Bastides na Sub-12. Na categoria Sub-18, a catarinense Kiany Hyakutake sagrou-se campeã brasileira, Alexia Monteiro conquistou o título da Sub-16 para o Rio Grande do Sul, Luara Mandelli venceu a Sub-14 representando o estado do Paraná, e Arthur Villar levou o título da Sub-12 para o Rio Grande do Norte.

Dentre os competidores listados, apenas Ryan Kainalo não participará da cerimônia de abertura do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2023, que ocorrerá nas ondas da Praia do Borete, em Ipojuca. Ele é mais uma revelação desse evento promovido pela Rip Curl e já está se destacando no Circuito Mundial. Ryan Kainalo é um dos surfistas brasileiros que se classificaram para disputar uma vaga na elite da World Surf League no Challenger Series 2023, que está começando nesta semana na Austrália.

Circuito tem 3 etapas

Neste ano, os títulos nacionais das categorias de base serão disputados em três etapas. Após a abertura da temporada, que acontecerá de quinta-feira a domingo em Pernambuco, o Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search realizará o segundo desafio para os novos talentos do surf nos dias 10 a 13 de agosto no Guarujá (SP). A última etapa será realizada nos dias 12 a 15 de outubro em Garopaba (SC). Os melhores surfistas do ano terão a oportunidade de representar o Brasil em competições internacionais, como os Panamericanos e os Mundiais da ISA (International Surfing Association).

Horários

O primeiro dia do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search terá início com a categoria Sub-18 às 9h00 de quinta-feira, logo após a cerimônia de abertura. Serão realizadas 12 baterias da primeira fase masculina até o meio-dia, seguidas por 8 confrontos da rodada inicial feminina das 12h00 às 14h00. Em seguida, serão realizadas mais 6 baterias da segunda fase masculina e 4 da segunda fase feminina até as 16h30. A sexta-feira começará com mais uma rodada da categoria Sub-18, e o restante do dia será dedicado à categoria Sub-16.

O Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search representa o campeonato nacional de base de surf promovido pela Confederação Brasileira de Surf em colaboração com a Rip Curl, e conta com o patrocínio da Silverbay, Brazinco, Teccel, Fu-Wax e Surfland. Esta primeira etapa de 2023 recebe um apoio importante da Prefeitura Municipal de Ipojuca, Rodas da Liberdade, Pousada Maresia, Bar do Marcão e Federação Pernambucana de Surf. A competição será transmitida ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube e pelo site oficial da Rip Curl em www.ripcurl.com.br.

Família Brazinco em peso na primeira etapa

O Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2023 está prestes a começar em Pernambuco, e a equipe de atletas patrocinados pelo protetor Brazinco está pronta para enfrentar os desafios. Representando o estado do Paraná nas categorias Sub18 e Sub16, temos Ryan Coelho e Gabriely Vasque, jovens talentos que prometem mostrar seu potencial nas ondas nordestinas.

Do Rio Grande do Norte, temos Adauto Sena competindo na categoria Sub18, enquanto João Ricardo, também conhecido como Ricardinho, e Maria Clara irão representar o estado na categoria Sub16. Além disso, Maria Clara também competirá na categoria Sub14, demonstrando sua maturidade no esporte mesmo tão jovem.

Da ensolarada Sergipe, temos Luca Messenger, o caçula do time participará nas categorias Sub14 e Sub12.

Pra cima Família Brazinco!