O Protetor Brazinco está em mais uma empreitada cheia de aventura no nosso Brasil.
Orgulhosamente estamos apoiando a Travessia do Bem. Uma viagem de caiaque ao longo do Rio Paraná; cheia de emoção, registros e consciência ambiental.
O Rio
O Rio Paraná é o segundo maior da América do Sul, e oitavo maior do mundo; percorre 3 países nos seus quase 5 mil quilômetros de extensão. O Rio tem impacto direto na vida de 60 milhões de pessoas que vivem no Brasil, Paraguai e Argentina.
A Expedição
A viagem pelo Rio Paraná está sendo feita a bordo de caiaques para poder observar os detalhes e as sutilezas do percurso ao entorno do rio. A equipe é composta por ambientalistas, documentaristas, fotógrafos e jornalistas.
O trajeto é composto por 830 quilômetros. A travessia começou dia 20 de setembro na nascente do rio, que é localizada no município de Aparecido do Taboado, no Mato Grosso do Sul. O Rio Paraná nasce do encontro do Parnaíba e Rio Grande.
A expedição termina em Foz do Iguaçu, mais especificamente na Usina Itaipu. Serão 19 dias de remadas e 24 pernoites. 8 cidades, 24 portos fluviais, 14 parques e reservas naturais além de quatro represas/usinas serão visitadas e documentadas no percurso.
O Objetivo
O principal foco da expedição é registrar boas ações que acontecem ao longo do rio. Sejam elas executadas por pessoas, comunidades ou empresas.
A expedição também vai documentar a situação das Reservas e Unidades de Conservação, além de fazer uma contagem visual dos avistamentos da fauna ao longo do caminho.
Impacto da expedição
Além da documentação, a Travessia do Bem também quer deixar um impacto positivo pelas comunidades que está passando.
Comunidades ribeirinhas serão presenteadas com kits solares para terem acesso à energia renovável nos lugares mais remotos.
A Equipe da Travessia do Bem está coletando amostras das águas do Rio Paraná da nascente até Foz do Iguaçu. Estas amostras serão analisadas em laboratório e as respostas serão um marco na preservação da região. Os resultados poderão ser base para políticas públicas e vão mostrar como o rio influência cada comunidade que vive em suas margens.
Outra ação da expedição é uma parceria com uma empresa que cria e abraça iniciativas baseadas no desenvolvimento social, econômico e ambiental.
O objetivo aqui é engajar seres humanos e organizações para a construção de um futuro mais verde, integrado e justo.
Quem quiser acompanhar mais de perto está aventura basta seguir a Travessia do Bem AQUI!
Boa sorte a todos e parabéns pela iniciativa! Nos orgulha que esse projeto magnífico tenha a segurança do Protetor Brazinco.