Tipos de Câncer de Pele – Dezembro Laranja 2021 | Protetor Brazinco
Tipos de Câncer de Pele – Dezembro Laranja 2021

Chegamos no quarto capítulo de nossa cartilha do Dezembro Laranja, hoje vamos abordar os tipos de Câncer de Pele mais comuns no Brasil e no mundo. Este conhecimento é útil para você se prevenir e perceber alguns sinais que sua pele não vai bem.

Existem diversos tipos de câncer de pele, normalmente eles são divididos em Câncer de pele não-melanoma, Câncer de pele melanoma e os mais raros sarcomas de pele.

Câncer de pele não-melanoma

Estes são os tumores mais comuns no Brasil, e também ao redor do mundo. Mais de 160 mil pessoas são atingidas todo ano por este mal em território nacional.

Normalmente o câncer de pele não-melanoma se comporta menos agressivamente do que o melanoma. Isto significa que são menores as chances do comprometimento dos gânglios regionais e do câncer se espalhar para outros órgãos do corpo.

Uma intervenção cirúrgica na maioria das vezes é suficiente para a cura do câncer de pele não‐melanoma.

Subtipos mais comuns de Câncer de pele não-melanoma

Carcinoma basocelular

Este é o menos grave e mais frequente câncer de pele, corresponde a 95% dos casos no país. A enfermidade aparece nas células basais que se localizam na camada mais profunda da pele, o resultado é uma mancha rosa brilhosa que cresce com lentidão. Muitas vezes a mesma pode sangrar com facilidade e apresentar uma crosta central.

Estas manchas aparecem normalmente em lugares com muita exposição ao sol.

Carcinoma espinocelular

Este é segundo câncer de pele mais comum no país, e é mais comum aos homens e pessoas de pele e olhos claros.  A enfermidade aparece nas camadas mais superficiais da pele e acaba formando um caroço avermelhado. Este mal também pode vir em forma de um ferimento que descama e acaba formando uma casquinha, e também em forma de verruga.

Principalmente causado pela exposição excessiva ao sol, este câncer de pele também pode atingir pessoas que fazem tratamentos de quimioterapia, radioterapia ou têm problemas na pele crônicos.

Carcinoma de Merkel

Este câncer não-melanoma é mais raro do que os que citamos anteriormente. O Carcinoma de Merkel normalmente atinge pessoas mais idosas que tiveram longos períodos de exposição ao sol durante a vida, e também pacientes com problemas de imunidade.

Este mal normalmente se manifesta com um caroço indolor da cor da pele ou vermelho-azulado; normalmente começa no rosto, cabeça ou pescoço, mas acaba crescendo e se espalhando por outras partes do corpo.

Melanomas

Mais raro, o Melanoma é o câncer de pele mais agressivo que atinge os brasileiros. O INCA estima 8.500 casos novos por ano de melanoma no país, com incidência maior em mulheres.  A idade média é de 60 anos, mas os casos estão cada vez mais aparecendo em jovens e adultos.

Apesar de mais agressivo, o melanoma tem altas taxas de cura na maior parte dos casos, principalmente com um diagnóstico precoce. Esta enfermidade aparece como uma manchinha escura, que ganha volume e se espalha com rapidez. O melanoma pode ser fatal se não tratado rapidamente, o câncer pode se desenvolver atingindo outros órgãos como o pulmão.

Sarcomas de pele

Os sarcomas são um tipo de câncer maligno que atingem as camadas mais profundas da pele. Este mal pode surgir após algum trauma, em cicatriz de cirurgia ou queimadura, por infecção pelo vírus herpes tipo 8 (HHV8) e até por alterações genéticas.

Mais comuns em homens jovens, esta doença se apresenta com uma mancha avermelhada ou roxa na pele, parecida com uma espinha, uma cicatriz ou uma marca de nascença. A maioria das vezes estes sinais aparecem no tronco. Os sarcomas se não tratados podem formar feridas no local do tumor, sangramento e até necrose da pele afetada.

Pessoas portadoras do HIV, do herpes vírus tipo 8 e transplantados também podem ser acometidos por um sarcoma chamado sarcoma de Kaposi. Ele se apresenta com manchas vermelho-arroxeadas na pele e também podem afetar todo o corpo.

Agora você aprendeu mais um passo na nossa luta contra o Câncer de Pele. Ainda tem mais um capítulo nesta série, então fique ligados no Blog Brazinco e nas nossas redes sociais.

fotos: USC, Clínica Dovera, Oncologia Manaus, Skin Cancer Foundation, 

 

 

 

 

 

 

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Como identificar o Câncer de Pele – Dezembro Laranja

Como identificar o Câncer de Pele – Dezembro Laranja

Vamos para o último post de nossa cartilha? Deixamos o mais importante para o final, chegou a hora de você saber melhor como se cuidar e cuidar da sua família com algumas dicas simples de identificação. O câncer de pele é de longe o tipo mais comum que encontramos no...

As causas do Câncer de Pele- Dezembro Laranja 2021

As causas do Câncer de Pele- Dezembro Laranja 2021

Hoje continuamos nossa cartilha do Dezembro Laranja 2021. O tema da vez são as causas do Câncer de Pele. Aonde começa O câncer de pele começa quando ocorrem erros (mutações) no DNA das células da pele. As mutações fazem com que as células cresçam sem controle e acabem...