fbpx

Saquarema: história, tradições e principais atrações

A história de Saquarema se perde nos primórdios do país. D. João III, Rei de Portugal, estava preocupado com a fragilidade da nossa enorme costa, e a achava muito suscetível a ataques.

O monarca, em 1530, mandou uma frota sob o comando de Martin Afonso de Souza para garantir segurança no litoral dominado pela coroa.

A “descoberta” pelos portugueses

Um ano após sua saída, em 1531, a frota lançou âncoras no costão, em frente ao antigo morro do sambaqui, hoje conhecido como morro do Canto, situado próximo a Barra Nova.

Este era o território dos Tamoios, tribo de nativos que dominava o local após conquistar às terras de outros indígenas. Os Tamoios, liderados pelo cacique Sapuguaçú, nomearam o local de “Socó-rema”, em função das aves pernaltas que habitavam a zona lacustre e que eram chamadas de “Socós”.

 

Mas também existe outra suposição para o nome do município. Segundo Eduardo de Almeida Navarro, um estudioso da linguagem tupi, uma hipótese etimológica para Saquarema é que pode ser oriundo da junção dos vocábulos sakurá (uma variedade de caramujo) e rema (fedorento).

Civilização

Em 1594, Saquarema começou a crescer. O ano marcou a chegada dos padres da Ordem do Carmo, que ganharam terras do Rei de Portugal localizadas na região.

Aonde hoje é o Carmo, construíram o convento de Santo Alberto. Sua imagem foi levada como empréstimo, pela Cúria Metropolitana de Niterói, e jamais devolvida a Igreja de Nossa Senhora de Nazareth.

Município

Saquarema foi elevada à categoria de município em 1841, mas sua existência foi curta. Logo a localidade retornou à condição de “Freguesia Vila de Araruama”, em 1859.

Com sua moral afetada, os habitantes de Saquarema protestaram junto aos poderes e retornaram a antiga categoria em 1860. A reintegração do município verificou-se em 29 de janeiro de 1861, entre grandes manifestações de júbilo, por parte dos moradores.

A agricultura em Saquarema era próspera e ia bem, principalmente pelo uso indiscriminado de mão-de-obra do negro escravizado. Os negócios começaram a declinar quando as determinações abolicionistas contidas na Lei Áurea começaram a ter efeito.

Período Republicano

Saquarema entrou finalmente na categoria de cidade no período republicano, mais precisamente em 1890. Hoje o município é um polo turístico da região, atraindo pessoas em busca de suas belezas naturais e ondas perfeitas. Ondas tão perfeitas que o município é a sede do mundial de surf profissional.

Saquarema – Principais Atrações

Não só de surf vive o homem. Confira agora as principais atrações de Saquarema para você curtir em um dia com poucas ondas.

Igreja Nossa Senhora de Nazareth

Principal cartão postal da cidade, a Igreja Nossa Senhora de Nazareth fica no alto de uma colina, na ponta da Praia da Vila, podendo ser vista da maioria dos cantos da cidade.

Também conhecida como Igreja da Matriz, a obra foi finalizada apenas em 1837, mas assistiu a boa parte da história da região desde 1630. Além de apreciar a arquitetura colonial, você vai curtir um dos visuais mais lindos de Saquarema em sua visita.

Lagoa de Saquarema

 

Além de suas belas praias, Saquarema também tem uma linda lagoa para os fãs de água doce. Você pode nadar, fazer stand-up, canoagem e até curtir passeios de barco.

A orla da lagoa é ótima para almoçar ou tomar um chopp com os amigos no final de tarde.

Mirante Morro da Cruz

O Mirante Morro da Cruz é outra parada obrigatória para marinheiros de primeira viagem em Saquarema. Além de um visual para lá de privilegiado da lagoa, você vai poder tirar fotos iradas com a famosa placa “Eu amo Saquarema”.

Sítio Arqueológico Sambaqui da Beirada

O Sítio Arqueológico Sambaqui da Beirada é um incrível museu ao céu aberto que conta um pouco da nossa história pré-colonial. A atração possui fósseis pré-históricos e esqueletos indígenas de mais de 4 mil anos.

Praias

 

Agora vamos para a melhor parte? Conheça um pouco de cada praia da região.

Praia de Itaúna – Uma das melhores praias de surf do Brasil, e sede da etapa da WSL, este é o pico dos surfistas e pouco indicado para banhistas nos dias mais agitados.

A grande faixa de areia e o clima retrô fazem a mágica do lugar.

Prainha – A Prainha é pequena e charmosa, sendo localizada no centro de Saquarema, entre a Praia da Vila e a Igreja Nossa Senhora de Nazareth.

Praia da Barrinha –  Outro pico irado de surf nos dias grandes, a Barrinha também fica localizada no centro. Você não pode perder a beleza do encontro entre a lagoa e o mar nesta atração da cidade. Nos feriados e fim de semanas, costuma ser um dos lugares favoritos dos turistas.

Praia da Vila – Favorita entre os moradores e turistas, a Praia da Vila tem fácil acesso e ótima infraestrutura, com diversas opções de bares, quiosques e restaurantes. Este é outro pico com ótimas ondas para os surfistas.

Boqueirão – Localizada a 3km do centro, o Boqueirão é uma continuação da Praia da Vila. A atração dispõe de barraquinhas e muitas casas de veraneio.

 

Praia de Vilatur – Com um clima mais calmo e relaxante, a Praia de Vilatur fica mais afastada dos principais pontos turísticos da cidade. Este é outro destino com casas de veraneio mais procurado por famílias e surfistas.

Bora explorar Saquarema?