fbpx

Qual protetor solar escolher para minha criança?

Aplicar um protetor solar em uma criança pequena nem sempre é tarefa fácil. Em algumas idades é quase um jogo de pega-pega e só de lembrar seu filho de repassar o protetor, já o faz fugir de seu alcance. Tarefa mais difícil ainda é qual protetor escolher para cada faixa etária. A simples nomenclatura “kids” pode não estar se traduzindo em segurança e praticidade.

Bem, vamos expor um dado relevante e conhecido: As crianças recebem uma média de incidência anual de sol 3 vezes maior do que os adultos!

Preocupações

Elas têm uma grande superfície corporal em relação ao seu peso e uma pele mais fina que acaba absorvendo mais produtos como os filtros solares. Isso nos traz duas grandes preocupações:

1. maior probabilidade de efeitos deletérios da radiação ultravioleta, como eritema, queimaduras, câncer de pele pela exposição acumulativa.

2. Segurança dos produtos aplicados na pele, absorção com possibilidade de atingirem a corrente sanguínea.

Como escolher o melhor protetor solar para bebês e crianças.

Vale lembrar que se seu bebê tiver menos de 6 meses, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda manter seu bebê fora do sol, pois sua pele é altamente sensível e tem pouca melanina, tornando-o mais suscetível a danos causados ​​pelo sol. Em situações específicas de impossibilidade de evitar a exposição, pode ser utilizado um filtro inorgânico somente nas áreas expostas por orientação do pediatra da criança.

Entre 6 meses e 2 anos: Estão indicados filtros inorgânicos pela menor capacidade de provar alergias, oferecem proteção imediata e são altamente resistentes à água.

Acima dos dois anos não há restrição por ora para filtros orgânicos. Portanto tanto filtros orgânicos como inorgânicos podem ser usados.

Filtros Inorgânicos

E o que são filtros inorgânicos? São os filtros físicos ou de barreira. Eles refletem os raios ultravioleta UVA e UVB para longe da pele e também acabam os absorvendo, diminuindo assim sua ação danosa. As substâncias inorgânicas mais utilizadas são o óxido de zinco e o dióxido de titânio.

Os filtros químicos (ou orgânicos) por sua vez são encontrados nos filtros solares que estão no mercado há mais tempo. A maioria tem ação exclusiva contra UVB e demoram mais para agir.

Esses dois tipos de filtros são seguros para crianças?

Em maio de 2019, a FDA (Food and Drug Administration – EUA) relatou um estudo piloto que mostra que 3 ativos químicos de filtro solar (avobenzona, octocrileno e ecamsule) são absorvidos na corrente sanguínea do corpo quando são utilizados os filtros solares que contêm esses ingredientes.

Em janeiro de 2020, o FDA relatou os resultados de um estudo clínico mais prolongado que mostra que 5 ativos químicos de filtro solar (avobenzona, octocrileno, homosalato, octisalato e octinoxato) que estão disponíveis em alguns protetores solares disponíveis no mercado (loção, spray aerossol, não aerossol) entram na corrente sanguínea mesmo após uma única aplicação e podem permanecer no corpo por longos períodos de tempo.

O FDA acredita que os resultados desses dois estudos demonstram a necessidade de testar a segurança dessas substâncias contidas nos filtros solares químicos.

Recomendações FDA

A recomendação atual do FDA em relação aos princípios ativos dos filtros solares é a seguinte:

– Dois ingredientes (óxido de zinco e dióxido de titânio) são seguros e eficazes para uso com filtro solar;

– Outros dois (ácido aminobenzóico (PABA) e salicilato de trolamina) não são seguros e eficazes para o uso de filtro solar. Já foram retirados do mercado;

– Existe a necessidade de testar a segurança de substâncias contidas nos filtros solares químicos.

Cuidados Especiais

Até a definição de segurança sobre todas as substâncias, o que nunca sai de moda são as medidas para proteger as crianças e toda a família da exposição solar excessiva. Nós pediatras sempre recomendamos:

Procurar uma sombra.

Os raios de sol são mais fortes entre às 10h e às 16h. Não exagere nesse horário.

Vista-se para se proteger do sol, incluindo roupas com fator de proteção solar.

Hidrate-se bem e não esqueça de hidratar seus filhos.

Aplique protetor solar em toda a pele que a roupa não cobrir, usando um protetor solar que seja de amplo espectro, resistente à água e com FPS 30 ou superior.

Seja o exemplo. Além de proteger seu filho, se proteja.