Polo Aquático – Parceria Brazinco Flamengo | Protetor Brazinco
Polo Aquático – Parceria Brazinco Flamengo

Hoje vamos continuar a série de posts apresentando os esportes do Time Flamengo que têm parceria com o Protetor Brazinco. O escolhido da vez é o Polo Aquático, umas das atividades mais desafiadoras dentro d’água. O Polo exige preparo físico de super herói desses homens e mulheres que representam o Rubro Negro da Gávea nas piscinas mais importantes do Brasil e do Mundo.

https://streamable.com/l73ut7

A história do Polo Aquático

A história do polo aquático tem seus primeiros registros na Inglaterra Vitoriana.

 Em meados da década de 1870, os ingleses migraram do campo para as cidades devido à Revolução Industrial.

Nos grandes centros, existiam diversas piscinas, aonde eles começaram a nadar e jogar uma espécie de Rúgbi Aquático.

Entre 1877 e 1885, diversos clubes e associações britânicas introduziram o jogo nas suas piscinas, foi quando a Associação Inglesa de Natação aprovou o primeiro conjunto de regras. Na Escócia, o jogo já estava mais adiantado.

Em 1877, William Wilson, treinador escocês de natação, criou um conjunto de regras para o então “Futebol Aquático”.

O objetivo era distrair os espectadores nos intervalos das competições de natação no Rio Dee.

Naquela época, a bola tinha que ser colocada com as mãos em um ponto específico. Wilson então, decidiu colocar as balizas (semelhantes às usadas no rúgbi) na água, permitindo assim que os atletas fizessem gols.

 O novo esporte foi um sucesso imediato, e a Associação de Natação de Londres criou uma comissão exclusivamente para elaborar um regimento oficial de regras.

Os primeiros campeonatos nacionais europeus foram realizados em 1886 na Escócia, e depois em 1888, na Inglaterra.

O polo aquático era uma atividade apenas para os homens, era uma mistura de força bruta com habilidades em natação, sem nenhuma das técnicas conhecidas hoje em dia.

Internacionalização do esporte

A primeira partida entre duas seleções aconteceu em 1890, com a Escócia vencendo a Inglaterra fora de casa por 4×0 em Kensington.

Entre 1890 e 1900, o esporte se espalhou por toda Europa. Existiam torneios acontecendo na Áustria, Hungria, França, Bélgica e até na Itália.  

Jogos Olímpicos

Em 1900, o Polo Aquático fez sua estreia olímpica em Paris, na segunda edição dos Jogos modernos. Times do mundo todo estavam presentes nessa competição.  

A Grã-Bretanha roubou a cena, vencendo na final o rival de Bruxelas por 7-2. A aparição nos jogos foi um dos maiores passos no esporte, o tornando um dos mais populares do mundo na época.

Depois de ser reconhecido pela FINA, o esporte nunca mais parou de crescer, mesmo com a parada de todas atividades esportivas na Primeira Guerra Mundial.

As mulheres entraram nos Jogos Olímpicos apenas em 2000, embora os registros mostrem que o primeiro jogo de polo aquático feminino foi disputado na Holanda, em 1906.

Brasil

O polo aquático foi introduzido no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, por Flávio Vieira. Flávio organizou o primeiro torneio na enseada de Botafogo em 1919. 

O primeiro jogo internacional foi realizado em 1919, na Baia de Guanabara, quando o Brasil venceu a arquirrival Argentina.

Polo Aquático no Flamengo

O Polo Aquático é o terceiro esporte mais antigo do Flamengo. Sua equipe masculina foi criada no começo do século passado, em 1913. A primeira partida do Rubro Negro foi realizada no mesmo ano na Baía da Guanabara contra o Internacional de Regatas. O jogo organizado pela Federação Brasileira das Sociedades de Remo acabou em 3 x 2 para o Flamengo.

O time conquistou muitos títulos ao longo dos anos, tanto com a equipe masculina, quanto a feminina.

Agora vamos conhecer um pouco dos atletas que tem a parceria com o Protetor Brazinco?

Time Flamengo Polo Aquático Protetor Brazinco

Heitor Carrulo

Craque do Flamengo e da Seleção Brasileira, o carioca Heitor Carrulo é cria das piscinas da Gávea.  O central, após jogar 6 temporadas no Rubro Negro, acabou saindo para outros clubes, mas voltou ao seu berço no esporte e é um dos jogadores mais experientes e talentosos de toda equipe.

Carrulo foi campeão brasileiro Infanto-Juvenil (2004), conquistando seu primeiro título pelo clube. Em 2009, o central garantiu o terceiro lugar na Liga PAB. No ano passado, Heitor repetiu o feito e terminou na terceira colocação no Brasil Open da modalidade, conquistando a primeira medalha desde seu retorno à Gávea.

Samantha Rezende

Samantha Rezende teve um começo inusitado no esporte, a atleta praticava o nado artístico, mas depois de um conselho de um dos salva vidas do clube, acabou migrando para o Polo Aquático por sua força e explosão.

Samantha é uma verdadeira artilheira e adora fazer gols.  A atleta estava presente na conquista do primeiro lugar no Sul-Americano da Argentina, ficando com a artilharia. Também foi nome importante no segundo lugar no Pan Americano na Califórnia, terceiro lugar no Pan-Americano no Canadá e terceiro lugar na Copa UANA.

Igor Grossi

Igor Grossi é um dos atletas mais experientes do time. Igor está entre os seis atletas do rubro Negro que foram convocados pela seleção em fevereiro. Igor foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira Sênior em 2018. O jogador já havia participado de atividades em seu último ano nas categorias de base, quando treinou com o time Sub-20 que se preparava para o Mundial.

Matheus Crivella

Matheus Crivella ingressou como reforço do time no começo do ano para fortalecer a equipe do Flamengo. Conhecido também como novinho, ele faz sucesso dentro e fora das piscinas, tendo participado do reality show “De Férias com o Ex”, na Mtv.

Jennifer Kathlen

Jennifer é outra craque do Time Feminino do Polo do Fla e da seleção brasileira que joga com a segurança do protetor Brazinco. O #polofla feminino já rendeu grandes títulos ao clube. Jenni é carioca da gema cria da Gávea e representa seu time do coração.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

NATAÇÃO – PARCERIA BRAZINCO FLAMENGO

NATAÇÃO – PARCERIA BRAZINCO FLAMENGO

Chegou a hora de dar continuação a série de posts apresentando os esportes do Time Flamengo que têm parceria com o Protetor Brazinco. Hoje vamos falar de um dos esportes mais tradicionais das Olimpíadas, a natação. Essa atividade é querida por todos e já deu diversas...