O início da primavera é marcado pelas primeiras flores no jardim, a chegada de um clima mais ameno e todo o renascimento da natureza depois do inverno. O começo desta estação também é de extrema importância para as mulheres de todo mundo; médicos, ativistas e a população em geral se engajam para salvar vidas com a campanha Outubro Rosa.
O que é o Outubro Rosa?
Para quem não sabe, o Outubro Rosa é uma iniciativa internacional que acontece durante todo o mês de outubro para promover a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
A campanha incentiva as mulheres a se tocarem e a fazerem sempre o auto exame das mamas, além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de ir ao médico e fazer mamografia.
História do Outubro Rosa
O Mês de Conscientização do Câncer de Mama foi estabelecido em 1985, pela American Cancer Society e uma empresa farmacêutica. Depois de mais de 30 anos, outubro passou a ser associado às fitas cor-de-rosa que o acompanham. Sendo ela própria uma sobrevivente do câncer de mama, Betty Ford serviu como a verdadeira pioneira para iniciar o evento que durou apenas uma semana.
A primeira pessoa a desenhar a “fita do câncer de mama”, que inicialmente era cor de pêssego em vez de rosa, foi Charlotte Haley. Aos 68 anos, Haley, que lutava contra o câncer de mama, começou a produzi-los em sua própria casa. O câncer de mama afetou sua filha, irmã e avó. Ela produziu as fitas sozinha e as distribuiu no supermercado do bairro para começar o ativismo entre as mulheres. Haley atraiu a atenção da empresária Estee Lauder,mas ela se recusou a colaborar com eles alegando que eles eram muito corporativos. Em retaliação, Estee Lauder mudou a tonalidade para rosa chiclete (evitando qualquer ação legal de Haley), e a conhecida fita rosa não mudou desde então.
Desde o início, o objetivo do Mês de Conscientização do Câncer de Mama era capacitar as mulheres a assumir o controle de sua saúde mamária, educando-as sobre o câncer de mama e testes de detecção precoce. Um de seus principais objetivos era aumentar a conscientização sobre a mamografia como ferramenta vital na luta contra o câncer de mama.
Pacientes e sobreviventes de câncer de mama são homenageados durante o mês de outubro e convidados a compartilhar suas experiências. Esforços de angariação de fundos para pesquisas sobre câncer de mama e outras causas relacionadas também são priorizados durante este mês.
A Necessidade de Inovação e Educação
De acordo com o Instituto Americano do Câncer, a taxa de sobrevivência de cinco anos para pessoas com câncer de mama em estágio 4 ainda é de apenas 20%, e essa porcentagem se mantém estável há quase quarenta anos. Nesta batalha contra a doença, a importância da detecção precoce e disseminação do conhecimento não pode ser exagerada.
Outubro Rosa no Brasil
A campanha Outubro Rosa demorou um pouco mais para chegar ao Brasil. O Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor-de-rosa em outubro de 2002, sendo o primeiro registro da ação em terras brasileiras. Ano após ano, o evento continuou crescendo. O movimento Outubro Rosa só deslanchou de verdade em algumas cidades brasileiras em 2008, quando começaram a organizar campanhas, eventos de marketing e, como no resto do mundo, iluminar os principais monumentos de rosa à noite.
Cuidados
Reservar um tempo para o auto cuidado, que envolve estar ciente e ser capaz de reconhecer os sintomas que o corpo expressa, é fundamental mesmo com uma agenda lotada. Não deixe o câncer de mama fazer parte da sua vida! O câncer de mama é o tipo de tumor é o mais comum no Brasil e no mundo, apenas atras do câncer de pele não melanoma. No entanto, pode ser prevenido fazendo pequenas modificações na rotina diária, e também na forma de cuidar do corpo e da mente.
De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 66.280 mulheres no Brasil devem receber o diagnóstico de câncer somente em 2022. Confira a campanha nas redes sociais da organização @sigahcp ou no site hcp.org.br.
Fiquem ligados nas nossas redes sociais para mais informações para sua saúde!