A Nova Geração do Protetor Brazinco vem com o “Selo Biodefesa Amigo do Oceano”, mas afinal, o que é isso?
Este selo é o nosso compromisso com o mar, berço do Brazinco e de toda vida na terra. Nossa fórmula atende os mais modernos requisitos de cuidado com o oceano e os corais.
A Evolução
Os estudos sobre os efeitos nocivos aos corais de certas substâncias presentes em cosméticos são extremamente recentes no mundo todo. Por mais que alguns componentes sejam proibidos em alguns países e estados, infelizmente ainda não existe uma métrica global que possa ser usada como jurisprudência em todos nossos mares. Mas assim como o Brazinco, outras marcas, órgãos públicos e entidades não governamentais começaram a agir.
Antes de 2016, ano de nascimento do Brazinco, os protetores solares eram focados em estar de acordo com as diretrizes da dermatologia, focando apenas na saúde do usuário.
Neste mesmo ano, em um âmbito local dentro de centros de pesquisas e universidades, começaram os primeiros estudos mais complexos sobre o efeito dos filtros solares (protetor solar é o produto / filtro solar é o ingrediente que está no protetor solar), principalmente da oxibenzona na degradação dos corais. Os efeitos de protetores começaram a entrar na pauta dos cientistas no começo do século no sul da Europa. mas a falta de tecnologia impedia uma análise mais profunda de quais elementos poderiam estar sendo nocivos aos corais.
Os Estudos
Dr. Karl Kruszelnicki, um cientista midiático australiano, foi um dos primeiros a alertar sobre os possíveis danos que a oxibenzona estava causando nas grandes barreiras de coral em uma matéria da ABC de 2016, mas os dados eram inconsistentes, e a maioria dos achados eram, em grande parte, baseados em suposições.
Com este alerta, diversos estudos começaram a surgir em todo mundo, a maioria acabou sendo publicado entre 2021 e 2022.
Um estudo norte americano de mais de seis anos da National Oceanic and Atmospheric Administration, publicado em Agosto de 2022, mostrou como a oxibenzona e a mudança climática são uma combinação perigosa para os corais.
A Austrália, em 2022, publicou um estudo público com um raio x completo da situação dos corais no país. Chamado de “Reef Snapshot”, o estudo mostra resultados alarmantes da degradação dos corais, e cita a oxibenzona como uma das causadoras dos males.
Leis, banimentos e pressão do mercado.
Com diversos estudos surgindo na virada da década, empresas e alguns governos começaram a tomar ação. O Havaí, estado insular americano, foi a primeira localidade a proibir em definitivo a oxibenzona.
Em 1º de maio de 2018, o Havaí se tornou o primeiro estado a aprovar uma lei que proíbe a venda de protetor solar contendo produtos químicos que podem prejudicar os recifes de corais.
A legislação proíbe a distribuição de protetores solares contendo os produtos químicos oxibenzona e octinoxato. O projeto de lei do protetor solar do Havaí teve a assinatura do governador no mesmo ano, e . as novas regras entraram em vigor em 1º de janeiro de 2021.
Esta lei acendeu um alerta em todo mundo, principalmente na Austrália. Mesmo sem nenhum banimento oficial no país até hoje, o público começou a exigir que suas marcas favoritas de protetor se adequassem às novas descobertas. Diversas ONGS, entidades públicas estão pressionando o executivo australiano para promoverem um banimento nacional da substância.
Resto do mundo
Além do Havaí, Key West, na Flórida, também aprovou este banimento recentemente. Outros locais no mundo com banimentos a alguns protetores solares são Aruba, as Ilhas Virgens, Palau, Bonaire e algumas partes do México.
O Brasil, infelizmente, não tem nenhuma legislação sobre o assunto.
A Nova Geração do Protetor Brazinco
O Brazinco é 100% livre de parabenos, oxibenzona e octinoxato! Nosso produto não tem nenhum componente de origem animal, sendo 100% vegano! E continuamos sendo Bastão, evitando os malefícios do spray ao meio ambiente. Nossa embalagem e cartucho são recicláveis, mesmo não podendo virar novos Brazincos, elas podem tomar forma de outros objetos na reciclagem.
Outra vantagem que o Brazinco exibe em seu selo é ser um produto com componentes non-nano, isto significa que as partículas do nosso protetor tem tamanho acima de 100 nanômetros, evitando o perigo de serem ingeridas pelos corais.
Veja a lista de produtos nocivos que NÃO estão presentes no Protetor Brazinco!
- Oxibenzona (Benzophenone-3)
- Avobenzona ( Butyl Methoxydibenzoylmethane)
- Metoxicinamato de Octila / Octinoxato (Ethylhexyl Methoxycinnamate)
- Octissalato (Ethylhexyl Salicylate)
- Octocrileno (Octocrylene)
- Homossalato (Homosalate)
- Enzacameno ( 4-Methylbenzylidene Camphor)
- Propilparabeno (Propylparaben)
- Butilparabeno (Butylparaben)
- Metilparabeno (Methylparaben)
Agora chegou o momento de conhecer ainda mais a Nova Geração do Protetor Brazinco com 2 Novas Tonalidades além do tom que conquistou o Brasil!
Fontes:
Sunscreens Cause Coral Bleaching by Promoting Viral Infections
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2291018/
Estudo Australiano Reef Snap Shot
https://elibrary.gbrmpa.gov.au/jspui/bitstream/11017/3916/3/Reef-summer-snapshot-2021-22.pdf
How a common chemical in sunscreen is damaging our coral reefs
https://www.abc.net.au/radionational/programs/greatmomentsinscience/how-a-common-chemical-in-sunscreen-is-damaging-our-coral-reefs/7810090
Bleached, But Not by the Sun: Sunscreen Linked to Coral Damage
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2291012/
Skincare Chemicals and Coral Reefs
https://oceanservice.noaa.gov/news/sunscreen-corals.html
Hawaii sunscreen ban: Government warns of sunscreen harm to Great Barrier Reef
https://thenewdaily.com.au/news/national/2018/05/04/sunscreen-hawaii-great-barrier-reef/
It’s Official! Hawaii Passes First Ever Ban on Reef Harming Sunscreens
https://www.surfrider.org/coastal-blog/entry/hawaii-passes-first-ever-ban-on-reef-harming-sunscreens
WHERE IS SUNSCREEN BANNED? 4 COUNTRIES WITH BANS ON SUNSCREEN
https://www.colorescience.com/blogs/blog/sunscreen-bans
Is Non-nano Zinc Oxide Reef Safe?
https://gowaxhead.com/blogs/the-thrive-lab/zinc-oxide-reef-safe
Fotos: The Nature Conservacy, Phys.org. Brazinco. The Hawaii Travel Guide, Bem Blogado.