O J-Bay Open ao longo dos anos | Protetor Brazinco
O J-Bay Open ao longo dos anos

Hoje o Blog Brazinco continua a semana J-Bay contando um pouco da história desse campeonato histórico!
O primeiro campeonato em J-Bay aconteceu em 1981, a lenda local Shaun Tomson foi o campeão, levando para casa a micharia de 130 dólares.

história-do-campeonato-em-j-bay-Shaun-Tomson
Shaun Tomson


Em 1984 o evento foi reconhecido pela ASP, mas apenas na categoria local. Pela qualidade das ondas, a etapa já recebia nomes importantes como Tom Carroll e Mark Occhilupo.

https://www.youtube.com/watch?v=PW-HJMJoUD4

Em 1993 J-Bay virou etapa do WQS

história-do-campeonato-em-j-bay-kelly-slater

A etapa ganhou status internacional em 1993, mas ainda fazendo parte do tour classificatório WQS. O primeiro campeão foi Kelly Slater, que divide o recorde de maior número de vitórias no lugar com Mick Fanning, quatro para cada surfista. Jake Patterson, Filipe Toledo, Joel Parkinson e Jordy Smith são bi-campeões do evento.

Momentos Históricos

https://www.youtube.com/watch?v=c8eRoXr2Hbg

Alguns momentos históricos e dramáticos marcaram a história da etapa. Um deles foi a inesquecível final entre Andy e Kelly em 2005, onde muitos acharam que o havaiano foi garfado na ocasião. O fato, segundo o filme “Kissed by God”, foi um dos responsáveis pela decadência e instabilidade emocional na carreira de Andy.
2016 também teve um fato marcante que rodou todos os outlets da grande mídia mundial.

história-do-campeonato-em-j-bay-mick-fanning-tubarão-shark

O surfista australiano Mick Fanning, literalmente, brigou com um tubarão branco gigantesco que o atacou diversas vezes no line up.

Performance dos Brasileiros em J-Bay

história-do-campeonato-em-j-bay-toledo

Nossa nação também tem história na África. Os últimos 3 anos tiveram a bandeira do Brasil no topo, o paulista Filipe Toledo teve 2 performances incríveis em 2017 e 2018, vencendo na final Frederico Mores e Wade Carmichael, respectivamente. Ano passado tivemos uma incrível bateria 100% brasileira para decidir o campeão. Gabriel Medina acabou levando a melhor sobre Ítalo Ferreira.


Falando em surfistas brasileiros, não podemos esquecer a vitória em 2012 do atleta Brazinco Adriano de Souza, na etapa válida pelo WQS. Ele foi o primeiro surfista nacional a levantar o troféu no pico. O paranaense Peterson Rosa também marcou seu nome no pico, o surfista chegou até a final no ano de 2000, sendo derrotado por Jake Paterson.

Nossa sequência de posts de J-Bay não para! Amanhã vamos conversar com exclusividade com nosso campeão mundial Adriano de Souza para conhecer mais sobre o pico!

← POST 1 – SEMANA BRAZINCO J-BAY – A HISTÓRIA DO PICO

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Entrevista Adriano de Souza – J-Bay - Protetor Solar Brazinco - […] ← POST 2 – JPBAY OPEN AO LONGO DOS ANOS […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais: