fbpx

Nado Artístico – Brazincofla rumo a Tóquio

Hoje vamos começar uma série de posts para vocês conhecerem melhor os esportes do Flamengo que treinam e competem com a segurança do protetor Brazinco.

A primeira escolha é o Nado Artístico. Hoje vocês vão saber a história desse esporte, os planos para as Olimpíadas e as atletas que representam o Brasil e o Rubro Negro da Gávea no mundo todo.

A história do Nado Artístico

O Nado Artístico até 2017 era chamado de Nado Sincronizado, a mudança veio para trazer mais popularidade ao esporte.

Mas a prática nasceu com outro nome na virada do século XX, era chamado Balé Aquático.

O primeiro clube de Nado artístico surgiu em 1891, juntamente com a primeira competição do esporte que foi realizada em Berlim, na Alemanha.

Annette Kellerman foi uma das pioneiras do esporte. Em 1907, a australiana nadou em um tanque de vidro no Hipódromo de Nova Iorque. Ela ficou conhecida nos Estados Unidos como a bailarina submersa.

Alguns anos depois, um grupo canadense fazia apresentações chamadas nado ornamental.

Katherine Curtis é outro nome importante na história do esporte, a americana formou um grupo na Universidade de Chicago que mudaria a prática para sempre.

Além da constante evolução das apresentações, ela foi uma das pessoas que mais trabalhou para oficializar o esporte.

O feito aconteceu em dezembro de 1941, a mesma entraria no Hall da Fama da natação em 1979.

O esporte foi apresentado pela primeira vez nas Olímpiadas pelo time americano nas Olimpíadas de Roma, em 1960. Depois disso, virou esporte oficial.

Hoje em dia, o Nado Artístico conta com duas categorias nos jogos, duetos e rotina de equipe, o último entrou nas Olímpiadas em Sidnei, no ano de 2000.

Brazinco e o Nado Artístico do Flamengo

O Flamengo é um dos maiores celeiros de talentos de nado artístico no Brasil. Referência em esportes aquáticos, o Flamengo também faz bonito em competições em todo mundo.

Um exemplo é a atleta Laura Miccuci, que está confirmada no Pré-Olímpico que acontecerá em março do ano que vem. Laura vai disputar essa tão sonhada vaga no Japão com a proteção do Brazinco. Veja o que tem a dizer a atleta do Flamengo sobre esta parceria:

“Eu treino todos os dias sob os raios solares. Então, é necessário a gente passar protetor literalmente todos os dias. Ainda mais que o rosto é a parte do corpo que tem a pele mais sensível. A gente usa para evitar o envelhecimento precoce da pele, manchas e câncer de pele.  Isso é uma preocupação para todas pessoas. Um dia sem Brazinco, minha pele já sente muito. Fica vermelha, descascando e ressecada. Então o Brazinco não sai da bolsa de jeito nenhum.

Eu amo o Brazinco porque não sai fácil na piscina, isso para a gente é importante, ficamos 4 horas seguidas na água.

Outro ponto positivo do Brazinco é que ele é pequeno. Não tem como vocês esquecer. Põe em qualquer bolsa e qualquer mochila, não é aquela tralha. Então, eu amo! ”

A treinadora de Nado Artístico do flamengo Jéssica Noutel também falou algumas palavras para o Blog Brazinco.

“A saúde dos atletas está diretamente ligada ao seu rendimento. Os raios solares podem ser nocivos e atrapalhar os treinamentos. É muito importante que possamos confiar em um protetor que ofereça a mínima segurança, já que os atletas passam muitas horas por dia expostos ao sol”.

O Brazinco orgulhosamente está junto nessa jornada dos atletas do Flamengo. Vamos agora conhecer melhor esse time campeão?

Atletas Nado Artístico Flamengo Brazinco

Laura Miccuci: Laura é a atleta do flamengo que está confirmada para o Pré-Olímpico de nado artístico. A fera é 10x Campeã Brasileira e 4x Campeã Sul-Americana.

Maria Eduarda Miccuci: A Maria Eduarda tem uma grande história no esporte. A atleta já participou da Olímpiada do Rio de Janeiro e o Pan-Americano de Toronto, além de figurar como finalista em três mundiais sêniores. Maria Eduarda também coleciona diversos títulos brasileiros e sul-americanos.

A Duda deu seu depoimento sobre a parceria com o Brazinco.

“O Brazinco e a gente foi uma parceria que deu super certo. O Brazinco é nosso equipamento de treino. A gente tem a touca, os óculos, o nose e o Brazinco sempre juntos.

A gente passa muito tempo em exposição ao sol muito forte, o Brazinco é um protetor que segura muito todas horas que a gente fica dentro d’água. A gente sai da água e o Brazinco ainda está no rosto. Ele dura realmente todo tempo que a gente precisa. Ele é sequinho também, o que facilita para não manchar os óculos. É isso, a gente gosta bastante, ele é muito prático e dura muito. É um protetor que faz total a diferença. Não tem como cair na piscina sem passar o Brazinco antes”.

Jullia Catharino: A Jullia, com apenas 18 anos, é uma das maiores promessas do Nado Artístico Brasileiro. A prodígio do Flamengo estreou na seleção brasileira principal com apenas 16 anos.

Veja o que a Jullia acha dessa parceria:

“Como sou atleta a muitos anos, principalmente de nado artístico, eu acho que essa parceria com a gente é muito incrível, porque a gente fica muito tempo dentro d’água né? E muitas vezes não temos tempo de retocar o protetor. O Brazinco é excepcional nesse quesito. Ele não sai, ele protege demais. A gente não vive mais sem, é uma das melhores proteções que eu conheço. Eu não abro mão. É fantástico, não sai na água. Para a gente que fica muita exposta ao sol, é uma das melhores coisas”.

Lorena Molinos: A Lorena Molinos é outra atleta com grande história no Flamengo e na seleção brasileira. A fera está no clube desde o ano 2000, e na seleção desde 2007. A Lorena participou das Olímpiadas do Rio e foi medalhista de bronze no Pan Americano 2011, além de colecionar diversos títulos brasileiros e sul-americanos.

Veja o que a Lorena tema dizer:

“Eu acho que o Brazinco virou nosso material de treino né, Que nem touca, óculos e nose, que a gente usa todo dia, o Brazinco tá junto. Ele é maravilhoso e protege do sol. Nosso treino é das 14 até 18hs, horário bem crítico do sol. O Brazinco é fundamental para a gente fazer essa proteção, principalmente do rosto. Eu tenho melasma e acho maravilhoso”.

 

Maria Clara Lobo: Maria Clara Lobo colecionou diversos títulos ao longo de sua carreira. Participou dos Jogos Olímpicos do Rio, ficando em sexto lugar por equipes. Maria Clara também é pentacampeã sul-americana por equipes, tricampeã sul-americana nos duetos e bicampeã sul-americana no solo. A Maria Clara também deu seu depoimento sobre a parceria com o Brazinco.

“Nós, dos esportes aquáticos, ficamos muito tempos expostos ao sol. As vezes a gente tá queimando e não tá nem sentindo, porque a gente está literalmente dentro da piscina. O Brazinco literalmente salva nossa pele. Ele forma uma camada de proteção que não sai na água de jeito nenhum. A gente termina o treino e ainda tem Brazinco no nosso rosto. Então é perfeito, a parceira com Brazinco é muito importante para a gente. Sem ele, sairíamos todas vermelhas do treino”.

Bernardo Santos: O Bernardo Santos vai trazer ainda muita alegria para o Nado Artístico do Flamengo. Memso com menos de vinte anos, ele já coleciona 14 títulos nacionais. O paraibano chegou no clube carioca esse ano para decolar na carreira internacional.

Veja o que Bernardo comentou sobre o uso do Brazinco nos treinos:

https://fabiano.wistia.com/medias/adx8m0yv6j

Gostaram de conhecer mais sobre essa galera campeã? Então fiquem ligados no Blog Brazinco que vamos explorar todos os esportes de nossa parceira com o Flamengo.