Meu rosto manchou, e agora, pode ser melasma? | Protetor Brazinco
Meu rosto manchou, e agora, pode ser melasma?

Sim, pode ser melasma, mas o que é isso?

Melasma

Melasma é uma condição caraterizada por manchas acastanhadas, irregulares e bem definidas, principalmente na face, mas pode ocorrer em outras áreas como braços e colo. É mais comum nas mulheres, porém ocorre também nos homens.

Sua causa não é conhecida mas sabemos que ocorre em pessoas com predisposição genética, e é desencadeado bem como piorado por diversos fatores.

Como o Melasma aparece?

A radiação solar, embora importante fator, é apenas um dentre muitos. A luz visível (lâmpadas artificiais, televisores, celulares e computadores), fontes de calor (“mormaço”), tratamentos hormonais (como o anticoncepcional hormonal) e a gestação são gatilhos muito comuns na vida cotidiana que contribui fortemente para o início e piora do melasma.

Melasma não tem cura

Embora não tenha cura e seja agravado por tantos fatores, é possível melhorar muito a aparência destas manchas.

Prevenção

A proteção solar é o pilar fundamental deste tratamento. Uma boa escolha deve levar em consideração ampla proteção para os raios UVA e UVB através do FPS e PPD descritos nas embalagens dos produtos, como já conversamos em textos anteriores.

Mas agora, um item a mais é necessário, para fazer uma barreira para a luz visível: ter cor. Quando o produto cobre as manchas a ponto de não as vermos, está diminuindo o estimulo da luz visível sobre elas.

Outro ponto importante se refere a resistência à água. Quando pensarmos em atividades físicas ao ar livre o protetor deve se manter pelo maior tempo possível, protegendo nossa pele. Para isso, devemos dar preferencia aos que possuem filtros físicos na composição e veículos em bastão ou pasta. 

Evitar os horários de picos da radiação solar, uso de chapéus e roupas com proteção uv também é muito importante.

Acompanhamento dermatológico

Tenha em mente que o melasma se trata de uma condição e que deve ser acompanhada por um medico dermatologista, que lhe auxiliará nas melhores escolhas para sua pele. Existem muitos produtos que podem ser usados ainda no verão, mesmo por quem se expõe mais ao sol, tanto produtos tópicos (de passar na pele) como suplementos orais (para tomar).

Não deixe para depois, comece já a cuidar das suas manchinhas!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

O conforto de uma estação com temperaturas mais amenas, a tentação de comer comidas quentes e mais calóricas são algumas das mudanças que ocorrem no Outono, mas precisamos alinhar tudo isso com uma alimentação que ajude nosso corpo a funcionar corretamente, certo?...

Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

As águas sempre exerceram um fascínio sobre o homem. De lá tiramos nosso alimento, usamos mares, rios e lagos como transporte e muitas vezes, da água vem nossa fonte de renda. A maioria das civilizações antigas cresceu junto ao mar ou grandes concentrações de água....

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Já conversamos muito sobre proteção solar, mas ainda não falamos sobre uma duvida muito frequente no consultório: como fazer a remoção do produto adequadamente. O protetor solar assim como maquiagem e poluição, tem ação oxidante quando permanecem por muito tempo na...