fbpx

Meu rosto manchou, e agora, pode ser melasma?

Sim, pode ser melasma, mas o que é isso?

Melasma

Melasma é uma condição caraterizada por manchas acastanhadas, irregulares e bem definidas, principalmente na face, mas pode ocorrer em outras áreas como braços e colo. É mais comum nas mulheres, porém ocorre também nos homens.

Sua causa não é conhecida mas sabemos que ocorre em pessoas com predisposição genética, e é desencadeado bem como piorado por diversos fatores.

Como o Melasma aparece?

A radiação solar, embora importante fator, é apenas um dentre muitos. A luz visível (lâmpadas artificiais, televisores, celulares e computadores), fontes de calor (“mormaço”), tratamentos hormonais (como o anticoncepcional hormonal) e a gestação são gatilhos muito comuns na vida cotidiana que contribui fortemente para o início e piora do melasma.

Melasma não tem cura

Embora não tenha cura e seja agravado por tantos fatores, é possível melhorar muito a aparência destas manchas.

Prevenção

A proteção solar é o pilar fundamental deste tratamento. Uma boa escolha deve levar em consideração ampla proteção para os raios UVA e UVB através do FPS e PPD descritos nas embalagens dos produtos, como já conversamos em textos anteriores.

Mas agora, um item a mais é necessário, para fazer uma barreira para a luz visível: ter cor. Quando o produto cobre as manchas a ponto de não as vermos, está diminuindo o estimulo da luz visível sobre elas.

Outro ponto importante se refere a resistência à água. Quando pensarmos em atividades físicas ao ar livre o protetor deve se manter pelo maior tempo possível, protegendo nossa pele. Para isso, devemos dar preferencia aos que possuem filtros físicos na composição e veículos em bastão ou pasta. 

Evitar os horários de picos da radiação solar, uso de chapéus e roupas com proteção uv também é muito importante.

Acompanhamento dermatológico

Tenha em mente que o melasma se trata de uma condição e que deve ser acompanhada por um medico dermatologista, que lhe auxiliará nas melhores escolhas para sua pele. Existem muitos produtos que podem ser usados ainda no verão, mesmo por quem se expõe mais ao sol, tanto produtos tópicos (de passar na pele) como suplementos orais (para tomar).

Não deixe para depois, comece já a cuidar das suas manchinhas!