Máscaras estão invadindo nossos oceanos com o prolongamento da pandemia | Protetor Brazinco
Máscaras estão invadindo nossos oceanos com o prolongamento da pandemia

O mundo sofre uma das maiores crises sanitárias de sua história, se não bastasse a perda de milhares de vidas ao redor do planeta, o meio ambiente também está pagando seu preço.

Mesmo sem nenhum estudo aprofundado, ou comprovação científica, o descarte de máscaras já mostra sua faceta em diversas praias em todos os oceanos.

Biólogo avista máscaras na orla do Rio de Janeiro

O biólogo Ricardo Gomes, do instituto Mar Urbano, foi um dos primeiros ativistas a registrar o aparecimento de máscaras no nosso litoral.

Segundo o Biólogo, em uma entrevista concedida a CNN Brasil, mais de 130 bilhões de máscaras são descartadas todos os dias no meio ambiente. Com a duração de quase um ano. esse número de máscaras se torna astronômico. Em contato com pesquisadores europeus, o biólogoa firma que já esxistem relatos de gaivotas presas a EPIS.

Litoral Norte de São Paulo

O litoral norte de São Paulo também já é vítima do descarte errado de máscaras. Segundo o Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, até junho já tinham sido registrados o aparecimento de dezenas de máscaras em diversas praias da região.

Pinguim é achado morto com máscara no estômago

O litoral norte de São Paulo também foi palco de uma das cenas mais tristes desse problema. Um Pinguim de Magalhães foi achado morto pelos turistas. O caso não é anormal no litoral brasileiro, se não fosse pelo resultado da autópsia que encontrou uma máscara facial N95 presa no estômago do animal, o que causou morte por inanição.

Ong OceanAsia denuncia presença de EPIS em arquipélago

Durante uma recente viagem de pesquisa às ilhas de Soko, a equipe da ONG OceansAsia encontrou um número impressionante de máscaras descartáveis chegando à costa do pequeno arquipélago.

As Soko são um pequeno aglomerado de ilhas em Hong Kong. A ONG já fazia vistas constantes no arquipélago por ser um lugar de grande biodiversidade na região. Nas últimas viagens, os pesquisadores tiverem surpresas nada agradáveis com o aumento substancial de máscaras cirúrgicas.

Segundo a ONG, devido à pandemia, a população em geral tem tomado o cuidado de usar máscaras cirúrgicas. Quando de repente você tem uma população inteira de um país usando uma ou duas máscaras por dia, a quantidade de lixo gerada será significativa.

França

Os mares europeus também já sentem o impacto da pandemia. Segundo a ONG francesa “Operation Mer Propre”, máscaras tem sido avistadas ao longo da costa francesa, principalmente em mudanças bruscas de marés.

Segundo a ONG, a maioria dessas máscaras vão se transformar em micro plásticos, e tem endereço certo, os mares ao redor do globo.

O que Fazer?

Existem algumas escolhas corretas que vão manter você seguro e ao mesmo tempo diminuir o dano ao meio ambiente.

A primeira dela é a máscara de tecido. Este item pode ser lavado e reutilizado por diversas vezes. Muitas dessas máscaras são feitas por pessoas que acabaram ficando sem emprego nessa crise sanitária, aproveite e valorize o comércio local de sua região.

Caso o uso da máscara descartável seja inevitável, preste bastante atenção nesses dicas de descarte.

Como Descartar sua Máscara!

  1. Lave as mãos antes de descartar a máscara
  2. Retire a peça segurando apenas pelo elástico
  3. Use dois sacos ou sacolas (um dentro do outro), para descartar sua máscara, amarre-os firmemente
  4. Jogue no lixo do banheiro
  5. Caso haja alguém com suspeita ou contaminado no ambiente, o lixo de descarte  do mesmo deve ser feito em lugar separado.
  6. Lave as mãos minuciosamente após todo procedimento e não deixe acumular diversas máscaras no seu lixo.

Agora é só usar sua máscara com segurança e cuidar na hora do descarte, o meio-ambiente agradece.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Baleia Franca chega no litoral do sul do Brasil

Baleia Franca chega no litoral do sul do Brasil

As praias de Santa Catarina recebem visitas ilustres todos os anos. As baleias francas costumam aparecer, principalmente no sul do estado, entre junho e novembro. Surf e baleia O avistamento destes mamíferos gigantes só pode ser feito da terra, ou pela galera que está...

Dia Mundial dos Oceanos 2021

Dia Mundial dos Oceanos 2021

O Dia Mundial dos Oceanos é comemorado anualmente em todo planeta no dia 8 de junho. Pelo segundo ano, o evento acontecerá de forma virtual em razão da pandemia que ainda atinge alguns países do mundo. O dia é comemorado desde 1992, aonde a comitiva canadense...

Dia Mundial do Meio Ambiente: Reimagine, Recrie e Restaure

Dia Mundial do Meio Ambiente: Reimagine, Recrie e Restaure

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho há quase meio século. A data tem o objetivo de chamar a atenção dos órgãos competentes no mundo todo para problemas ambientais que assolam nosso planeta. O tema muda a cada ano. Em 2021, o tema escolhido é...