É primavera, vamos deixar o carro em casa? | Protetor Brazinco
É primavera, vamos deixar o carro em casa?

A primavera é uma estação mágica. Talvez porque precede o inverno, deixando para trás dias gelados, noites longas e temperaturas baixas.

A jaqueta fica em casa e começamos a sentir um cheirinho de verão.

Mas a magia verdadeira acontece na natureza.

Os pássaros fazem o som da primavera com seu canto e colorem o céu já no começo da estação, céu que dias atrás era cinza, e agora brilha nas diversas tonalidades de azul.

Os ventos mudam, são mais quentes, e obviamente, temos as flores.

O símbolo da estação se apresenta nas mais diferentes formas, cores e aromas. A flor é a prova de força e renovação da natureza. Respondendo quem desacreditou daqueles galhos cinzas e secos, que pareciam sem alma nas manhãs geladas de julho.

A primavera é o renascimento da vida, a prova que a natureza, todos os anos, se inova e começa de novo.

Mas cada vez mais, a ação do homem tira um pouco dessa chance, deixa o poder do renascimento mais fragilizado.

Assim como a natureza, cada um de nós, podemos aproveitar essa data para um recomeço. Pequenos atos podem garantir muitas flores no futuro.

A primavera é a estação perfeita para deixar seu carro em casa. Além do sol, tão escasso no inverno, você pode presenciar pessoalmente a natureza florescendo. Ouvir o canto dos pássaros, sentir o cheiro das flores e ver tudo mais colorido ao seu redor.

Dia Mundial sem Carro

O Dia Mundial sem Carro é praticado dia 22 de setembro, desde 1997. O primeiro país a adotar essa data nacionalmente foi a Inglaterra, com diversas outras nações globais seguindo o exemplo. No Brasil, grupos ambientalistas começaram a campanha em 2001. Bogotá é a cidade em que a data tem o maior alcance, o “Dia Mundial sem Carro” vale em toda capital da Colômbia no primeiro dia da primavera.

A data foi criada para aumentar a conscientização sobre uma mobilidade urbana mais sustentável, e principalmente para diminuirmos a emissão de CO2.

Desde 1751, o mundo emitiu mais de 1,5 trilhão de toneladas de CO2. A média anual dos últimos anos ficou em 10 mil toneladas.

Diversos cientistas do mundo todo concordam que a emissão do CO2 é uma das responsáveis pela crise climática que tem se agravado nos últimos anos.

A campanha pretende estabelecer um dia que as pessoas só usem o carro em extrema urgência, quando realmente não existem outras alternativas. O uso da bicicleta e a caminhada são as opções propostas pelo “Dia Mundial sem Carro”.

O objetivo não é apenas fazer a natureza respirar aliviada por um dia, mas também deixar um legado de educação e experiência em todas as pessoas que participam. Fazendo de uma ação isolada, um hábito para o presente e o futuro.

Como participar

Se puder, deixe seu carro em casa. Todos sabemos que não é apenas uma escolha pessoal. Políticas públicas que melhorem a mobilidade na cidade e a educação no trânsito são essenciais para ruas com menos automóveis.

 A natureza ganha e você também. A caminhada e o ciclismo estão entre as atividades mais recomendadas para sair do sedentarismo e manter uma boa saúde cardiovascular. Você também vai conhecer melhor sua cidade, interagir com outros pedestres e ciclistas e se encantar com detalhes que passavam desapercebidos atrás do volante.

Que tal deixar mais seu carro em casa?

fontes: Our Worls Data, Brasil Escola, Global Carbon Atlas,  World Meteorological Organization, Panel on Climate Change (IPPC)

fotos: UNIVERSITY OF TORONTO ENGINEERING, Time Brazinco, City of Albuquerque

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Dia Mundial da Terra

Dia Mundial da Terra

Hoje comemoramos o dia da terra em todo os países do mundo. Em todo 22 de abril devemos refletir sobre nosso impacto no meio ambiente e como devemos evoluir nossos hábitos para deixar um planeta mais sustentável para nossos filhos e netos. Hoje também é dia de...