Doenças respiratórias e a importância do estilo de vida saudável | Protetor Brazinco
Doenças respiratórias e a importância do estilo de vida saudável

Cuidados essenciais em tempos de Pandemia do Covid.

Vamos falar sobre as doenças que representam um dos maiores problemas de saúde mundial.

Doenças respiratórias crônicas.

As doenças respiratórias crônicas, são doenças crônicas que acometem desde as vias aéreas superiores (fossas nasais, faringe, laringe) até as superiores (traquéia, brônquios, alvéolos).

*Quase metade da população brasileira sofre de alguma doença respiratória.

A maioria dessas doenças são previsíveis e incluem, asma, rinite alérgica e DPCO – doença pulmonar obstrutiva crônica.

As doenças respiratórias crônicas estão aumentando principalmente em crianças e idosos, e afetam a qualidade de vida, tendo um impacto negativo no dia a dia, seja na prática de exercícios físicos, respirar, dormir ou trabalhar.

Você conhece as principais doenças respiratórias crônicas?

Asma – é uma doença inflamatória crônica muito comum em crianças com sintomas bem conhecidos como chiado ao respirar, aperto no peito e respiração rápida e curta. Algumas de suas causas: ambiente, histórico familiar, OBESIDADE, SEDENTARISMO ou excesso de atividade física.

Rinite, pode ser alérgica ou não –  é a irritação associada à inflamação infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa interna do nariz, decorrente da exposição a alérgenos como ácaros, fungos, poeira e FUMAÇA DE CIGARRO.

DPCO, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica –  é um problema progressivo e irreversível, afetando principalmente os pulmões e destruindo os alvéolos pulmonares. Apesar de estar ligada a mais pessoas idosas, atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos, podendo também ocorrer em pessoas mais jovens. Uma das principais causas está ligada ao TABAGISMO.

As principais causas dessas doenças e o que podemos fazer para evitar

Infecções virais, cigarro, poluição, medicamentos, fungos, ambiente seco, FALTA DE HIDRATAÇÂO, genética, outras doenças.

Mais uma vez a falta de hábitos saudáveis aparecem como causas de doenças crônicas.

Então, o que devemos evitar?

Não fumar – ficar longe do fumo é essencial para uma saúde respiratória plena.

HIDRATE-SE – o organismo desidratado ou não suficiente hidratado fica mais sujeito a doenças.  “ A função mucociliar, que é uma autolimpeza da mucosa nasal, precisa de hidratação. Se não a tiver, há retenção de muco no trato respiratório, ficando difícil eliminar os microorganismos inalados. Isso leva a doenças respiratórias”.

CONSUMA BONS ALIMENTOS – um corpo bem nutrido é mais resistente a vírus e bactérias e consegue evitar que doenças respiratórias tenham vez.

PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS – manter o corpo em movimento oxigena o sangue e isso é muito importante para que o sistema respiratório funcione bem. Importante que a atividade física faça parte dos hábitos de todas as pessoas e se puder ser feita em um ambiente cercado por natureza, melhor ainda.

E nos dias de hoje, em meio a Pandemia do Covid-19, porque as pessoas que tem doenças respiratórias estão entre os grupos mais vulneráveis?

Quem tem doenças respiratórias crônicas como Asma e DPOC já apresentam dificuldades respiratórias e funções pulmonares alteradas. Com a Covid -19 pode haver agravamento dos sintomas respiratórias e infecções secundárias.

Para evitarmos as crises de Doenças respiratórias crônicas, manter a imunidade em dia é muito importante e mais uma vez uma boa qualidade de vida se mostra essencial – praticar exercícios físicos regularmente, reduzir estresse, dormir bem e uma alimentação saudável e balanceada são extremamente importantes para manter nosso sistema de defesa funcionando.

Fechamos aqui a importância da atenção à saúde para evitarmos ou mesmo tratarmos as doenças crônicas de maior ocorrência na população – diabetes, doenças cardiovasculares e doenças respiratórias e a necessidade do aumento de cuidado em meio aos dias de hoje.

O segredo da boa saúde?

Estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e atividade física.

Se ainda não tem, vamos incluir. Combinado?

Vou deixar por aqui mais uma receita saborosa e nutritiva da Cozinha Equilibrada J

Bolinho de cenoura

Rendimento 8 a 10 bolinhos

Tempo de preparo: 20 minutos de preparo + 25/30 minutos para assar.

Ingredientes:

2 ovos

2 xícaras de cenoura ralada

½ xícara de açúcar demerara

½ xícara de farinha de arroz

1 xícara de farinha de amêndoas (ou amêndoa moída)

1 colher de sopa de óleo de coco

1 pitada de sal

1 colher de sopa de fermento

Gotas de chocolate da sua preferência (50 a 70 gramas) – ½ xícara

Modo de preparo:

Lavar e ralar as cenouras.

Bater os ovos com o açúcar (com fouet). Misturar as farinhas e o fermento aos ovos pouco a pouco, mexendo com uma espátula. Acrescentar o óleo de coco, o sal e as cenouras raladas. Adicionar as gotinhas de chocolate. Colocar em forma untada e enfarinhada se não for usar formas de silicone. Assar em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 25/30 minutos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Tatuagem e Sol, o que fazer?

Tatuagem e Sol, o que fazer?

Tatuagem é arte, estilo de vida e expressão pessoal. Nossos ornamentos espelham quem somos e o que gostamos. Mas do que gostamos? Gostamos de sol e também gostamos de ver nossas tatuagens brilhantes e novas por muito tempo. O que fazer? Infelizmente, o sol é um grande...

10 razões para usar Protetor Brazinco como Make

10 razões para usar Protetor Brazinco como Make

O Protetor Brazinco nasceu para quem ama praticar atividade física ao sol, mas como qualquer filho que dá orgulho aos pais, ele cresceu e acabou tomando vida própria. O uso do Brazinco como maquiagem virou febre em diversos lugares do país, a prática já é comum entre...

Veja como manter sua pele saudável no Verão

Veja como manter sua pele saudável no Verão

A estação favorita do Protetor Brazinco está chegando. Em algumas semanas, seremos agraciados pelo verão e sua vibe especial. Dias longos e quentes, praia, rio, piscina e nossas atividades favoritas ao sol! Mas todos sabemos que essa combinação pode fazer mal ao nosso...