Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono | Protetor Brazinco
Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

O conforto de uma estação com temperaturas mais amenas, a tentação de comer comidas quentes e mais calóricas são algumas das mudanças que ocorrem no Outono, mas precisamos alinhar tudo isso com uma alimentação que ajude nosso corpo a funcionar corretamente, certo?

Essa transição do calor e umidade do verão para um período mais seco, e um pouco mais frio, que é o outono, proporcionam uma maior tendência a causar desidratação de mucosas e organismo em geral, e com isso até problemas respiratórios. Por isso precisamos ingerir alimentos que hidratem, aqueçam o organismo e fortaleçam nossa resistência.

Então vamos as dicas:

– Consuma alimentos da estação.

Alimentos da época são os que terão maiores concentrações de aminoácidos, vitaminas e minerais. Aproveite e foque em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão, maracujá, esses alimentos podem ajudar na prevenção de doenças respiratórias e tem um grande papel na imunidade, assim aumentando nossa resistência às variações climáticas

– Hidrata-se

Apesar das temperaturas estarem mais amenas, não devemos descuidar da quantidade de líquidos ingeridas diariamente.

Normalmente dentro da alimentação, a hidratação acaba sendo negligenciada nessa época, já que muitos acreditam que o corpo gasta menos água por sentir menos sede e menos efeito da desidratação. Mas devemos continuar consumindo a quantidade mínima recomendada para cada pessoa – 35ml/kg de peso. – Já escrevemos um artigo só sobre esse tema, Hidratação e sua importância.

Se você tiver dificuldades para tomar água, outras opções são os sucos e os chás de preferência preparados no momento em que for ser tomado. Se optar pelos sucos, prefira os da estação e consumir sem adição de açúcar ou adoçantes.

– Evite alimentos calóricos e muito gordurosos

A temperatura cai e nosso organismo passa a consumir mais, sim. O ideal não é limitar a quantidade mas focar na qualidade dos alimentos escolhidos.

Consumir alimentos que dão mais saciedade como alimentos ricos em fibras é uma boa escolha, alguns deles, abóbora, batata doce, repolho, banana, abacate

Consumir sopas que são práticas, saudáveis e podem ser altamente nutritivas além de serem ótimas aliadas na hora de aquecer e hidratar. Misture bons carboidratos, grãos integrais, legumes, proteínas magras diversificando a ingestão de vitaminas e minerais.

Equilibre sua alimentação sem se restringir de nada, só fique atento aos exageros que podem vir acompanhados por uma série de problemas de saúde, ganho de peso e diminuição da nossa disposição. E com certeza não é o que queremos.

Adaptar nossa alimentação no Outono é uma forma de cuidar da nossa saúde 😊

Dessa vez, deixo aqui uma receitinha de uma sopa para aquecer e garantir a energia nesse Outono.

Sopa de abóbora com gengibre

Rendimento – 2 porções

Tempo de preparo – 30 minutos

Ingredientes

½ abóbora japonesa sem casca e em cubos

½ cebola

1 dente de alho

3 pedaços (1 dedo cada) de gengibre sem casca

Azeite

Sal a gosto

 

Modo de preparo

Em uma panela refogar o alho e a cebola no azeite. Quando dourar, acrescentar a abóbora, o gengibre, sal e cobrir com água. Tampar e deixar cozinhar até amolecer a abóbora. Se necessário, acrescentar água.

Bater no liquidificador, colocando a água do cozimento aos poucos para não ficar aguado.

Fica mais gostosa com uma consistência cremosa.

Até a próxima.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

As águas sempre exerceram um fascínio sobre o homem. De lá tiramos nosso alimento, usamos mares, rios e lagos como transporte e muitas vezes, da água vem nossa fonte de renda. A maioria das civilizações antigas cresceu junto ao mar ou grandes concentrações de água....

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Já conversamos muito sobre proteção solar, mas ainda não falamos sobre uma duvida muito frequente no consultório: como fazer a remoção do produto adequadamente. O protetor solar assim como maquiagem e poluição, tem ação oxidante quando permanecem por muito tempo na...

31 de março – Dia da Saúde e Nutrição

31 de março – Dia da Saúde e Nutrição

Você sabia que anualmente celebramos no Brasil, no dia 31 de março, o Dia da Saúde e Nutrição? Pois é, essa data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação. Todos...