Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono | Protetor Brazinco
Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

O conforto de uma estação com temperaturas mais amenas, a tentação de comer comidas quentes e mais calóricas são algumas das mudanças que ocorrem no Outono, mas precisamos alinhar tudo isso com uma alimentação que ajude nosso corpo a funcionar corretamente, certo?

Essa transição do calor e umidade do verão para um período mais seco, e um pouco mais frio, que é o outono, proporcionam uma maior tendência a causar desidratação de mucosas e organismo em geral, e com isso até problemas respiratórios. Por isso precisamos ingerir alimentos que hidratem, aqueçam o organismo e fortaleçam nossa resistência.

Então vamos as dicas:

– Consuma alimentos da estação.

Alimentos da época são os que terão maiores concentrações de aminoácidos, vitaminas e minerais. Aproveite e foque em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão, maracujá, esses alimentos podem ajudar na prevenção de doenças respiratórias e tem um grande papel na imunidade, assim aumentando nossa resistência às variações climáticas

– Hidrata-se

Apesar das temperaturas estarem mais amenas, não devemos descuidar da quantidade de líquidos ingeridas diariamente.

Normalmente dentro da alimentação, a hidratação acaba sendo negligenciada nessa época, já que muitos acreditam que o corpo gasta menos água por sentir menos sede e menos efeito da desidratação. Mas devemos continuar consumindo a quantidade mínima recomendada para cada pessoa – 35ml/kg de peso. – Já escrevemos um artigo só sobre esse tema, Hidratação e sua importância.

Se você tiver dificuldades para tomar água, outras opções são os sucos e os chás de preferência preparados no momento em que for ser tomado. Se optar pelos sucos, prefira os da estação e consumir sem adição de açúcar ou adoçantes.

– Evite alimentos calóricos e muito gordurosos

A temperatura cai e nosso organismo passa a consumir mais, sim. O ideal não é limitar a quantidade mas focar na qualidade dos alimentos escolhidos.

Consumir alimentos que dão mais saciedade como alimentos ricos em fibras é uma boa escolha, alguns deles, abóbora, batata doce, repolho, banana, abacate

Consumir sopas que são práticas, saudáveis e podem ser altamente nutritivas além de serem ótimas aliadas na hora de aquecer e hidratar. Misture bons carboidratos, grãos integrais, legumes, proteínas magras diversificando a ingestão de vitaminas e minerais.

Equilibre sua alimentação sem se restringir de nada, só fique atento aos exageros que podem vir acompanhados por uma série de problemas de saúde, ganho de peso e diminuição da nossa disposição. E com certeza não é o que queremos.

Adaptar nossa alimentação no Outono é uma forma de cuidar da nossa saúde 😊

Dessa vez, deixo aqui uma receitinha de uma sopa para aquecer e garantir a energia nesse Outono.

Sopa de abóbora com gengibre

Rendimento – 2 porções

Tempo de preparo – 30 minutos

Ingredientes

½ abóbora japonesa sem casca e em cubos

½ cebola

1 dente de alho

3 pedaços (1 dedo cada) de gengibre sem casca

Azeite

Sal a gosto

 

Modo de preparo

Em uma panela refogar o alho e a cebola no azeite. Quando dourar, acrescentar a abóbora, o gengibre, sal e cobrir com água. Tampar e deixar cozinhar até amolecer a abóbora. Se necessário, acrescentar água.

Bater no liquidificador, colocando a água do cozimento aos poucos para não ficar aguado.

Fica mais gostosa com uma consistência cremosa.

Até a próxima.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Tatuagem e Sol, o que fazer?

Tatuagem e Sol, o que fazer?

Tatuagem é arte, estilo de vida e expressão pessoal. Nossos ornamentos espelham quem somos e o que gostamos. Mas do que gostamos? Gostamos de sol e também gostamos de ver nossas tatuagens brilhantes e novas por muito tempo. O que fazer? Infelizmente, o sol é um grande...

10 razões para usar Protetor Brazinco como Make

10 razões para usar Protetor Brazinco como Make

O Protetor Brazinco nasceu para quem ama praticar atividade física ao sol, mas como qualquer filho que dá orgulho aos pais, ele cresceu e acabou tomando vida própria. O uso do Brazinco como maquiagem virou febre em diversos lugares do país, a prática já é comum entre...

Veja como manter sua pele saudável no Verão

Veja como manter sua pele saudável no Verão

A estação favorita do Protetor Brazinco está chegando. Em algumas semanas, seremos agraciados pelo verão e sua vibe especial. Dias longos e quentes, praia, rio, piscina e nossas atividades favoritas ao sol! Mas todos sabemos que essa combinação pode fazer mal ao nosso...