Diabetes e Estilo de Vida | Protetor Brazinco
Diabetes e Estilo de Vida

Estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e práticas de esporte/atividade física – o quanto isso se mostra essencial em um ano como 2020 e a Pandemia do Covid-19.

“ Cada movimento conta para uma saúde melhor”

A frase da OMS mostra que uma vida saudável se faz necessária, ter saúde é mais importante que qualquer outra coisa e prevenir doenças é mais importante do que tratá-las.

Alimentação saudável, prática de atividade física, sono adequado, não consumir álcool em excesso e não fumar, são fatores determinantes para uma boa saúde.

Definição de Saúde (OMS) – Saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.

Em tempos de Covid-19 muitas pesquisas surgiram e mostraram que a grande maioria das pessoas contaminas experimentariam sintomas leves e teriam uma recuperação breve.

No entanto, pessoas que apresentassem doenças crônicas como diabetes, cardiopatias ou doenças respiratórias poderiam experimentar sintomas mais graves.

Com um risco ainda maior para pessoas com mais de 70 anos.

Diabetes

Hoje vamos falar então sobre o diabetes. Você sabe o que é?

Diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose (açúcar) no sangue.

Podem ser de 2 tipos –

Diabetes Tipo 1 – as células do pâncreas são destruídas pelo próprio organismo e passa a não produzir mais insulina (hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue), necessitando de reposição do hormônio.

Diabetes Tipo 2 – O hormônio é produzido, mas não consegue atuar direito, gerando uma resistência à insulina.

O diabetes Tipo 1 geralmente é uma predisposição genética, mas o diabetes tipo 2 está fortemente associado ao estilo de vida.

Maus hábitos alimentares (alimentação desregrada, muita gordura, muito carboidrato simples e não só a ingestão de doces) e sedentarismo desencadeiam obesidade. Como o ganho de peso favorece à resistência à insulina, um estilo de vida saudável e manter-se no peso ideal é prioridade para afastar essa ameaça.

  • Alguns alimentos ricos em açúcar “escondido” – barras de cereais, iogurtes, gelatinas, cereal matinal e a grande maioria dos industrializados.

Sintomas – Sede excessiva, cansaço, micção frequente, visão turva, fome.

Mas, e se você desenvolver diabetes?

A principal recomendação é manter um estilo de vida saudável (mais uma vez aparecendo por aqui) com exercícios físicos incluídos.

A dieta é muito importante no tratamento, não abusar de carboidratos e gorduras e sempre priorizar os integrais e não apenas cortar o açúcar ou consumir alimentos diet, como se acreditava no passado.

Se o diabetes não for tratado e acompanhado, podem surgir complicações como doença renal, pé diabético, infarto do miocárdio, AVC entre outras.

Segundo os números da Sociedade Brasileira de Diabetes mais de 12 milhões de brasileiros tem diabetes.

Ou seja, tanto na prevenção quanto no tratamento, estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e prática de atividade física são essenciais. Então vamos prevenir e evitar problemas futuros, que em tempos de Covid- 19 podem ser mais graves.

Nossas escolhas alimentares são muito importantes, não precisamos deixar de comer o que gostamos mas podemos sempre achar a melhor forma de preparo.

Segue uma receita de quiche aprovadas pelos nutricionistas J

QUICHE

Rendimento – 1 grande forma de 20cm ou 6 unidades forma individual

Tempo de preparo – 80 min

Ingredientes:

Massa-

1/2 colher de sopa de manteiga

2 ovos

1 xícara de farinha de arroz

½ xícara de farinha de amêndoas (pode substituir por outra farinha, se for uma farinha com menos gordura que a de amêndoas, aumentar a manteiga conforme a necessidade para dar o ponto da massa)

1/2 colher de chá de sal

Recheio –

1 xícara de leite

½ ricota (+ ou – 130 gramas)

2 colheres de sopa de queijo parmesão

2 ovos

1 pitada noz moscada

Sal a gosto

1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo:

Massa – com as pontas dos dedos comece dissolvendo as farinhas com a manteiga até formar uma farofa grossa. Depois acrescente os ovos e misture até virar uma massa de de modelar (junte toda a massa, não esfarele).

Coloque em um recipiente com tampa e leve à geladeira por 20 minutos para deixar a massa mais firme, depois distribua na forma.

Recheio – bata todos os ingredientes no liquidificador deixando por último o fermento.

Essa é a quiche de queijo, pode acrescentar qualquer recheio que queira, cebola caramelizada (amolecer a cebola com 1 colher de chá de mel), frango desfiado, queijo brie, geléia de damasco, legumes (já refogados e temperados, cogumelos)

Preencha a quiché com o recheio escolhido e leve ao forno médio pré-aquecido por + ou – 30 minutos.

mariana-melo-nutricionista-1

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

O conforto de uma estação com temperaturas mais amenas, a tentação de comer comidas quentes e mais calóricas são algumas das mudanças que ocorrem no Outono, mas precisamos alinhar tudo isso com uma alimentação que ajude nosso corpo a funcionar corretamente, certo?...

Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

As águas sempre exerceram um fascínio sobre o homem. De lá tiramos nosso alimento, usamos mares, rios e lagos como transporte e muitas vezes, da água vem nossa fonte de renda. A maioria das civilizações antigas cresceu junto ao mar ou grandes concentrações de água....

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Já conversamos muito sobre proteção solar, mas ainda não falamos sobre uma duvida muito frequente no consultório: como fazer a remoção do produto adequadamente. O protetor solar assim como maquiagem e poluição, tem ação oxidante quando permanecem por muito tempo na...