Dia Mundial dos Oceanos – veja como andam nossos mares e 5 Ações para você usar hoje mesmo | Protetor Brazinco
Dia Mundial dos Oceanos – veja como andam nossos mares e 5 Ações para você usar hoje mesmo

Hoje, dia 8 de junho, se comemora o dia mundial dos oceanos. O Brazinco nasceu da nossa paixão pelo mar, e como ferramenta para aproveitar essa vastidão azul com segurança.

DIA-MUNDIAL-DOS-OCEANOS-2020-ICEBERG

Por isso, hoje vamos dar uma atenção especial para esta data. Você vai conhecer o estado de nossos oceanos e 5 ações que você pode tomar hoje mesmo para preservar o berço da vida na Terra.

8 de Junho – Dia Mundial dos Oceanos

A história da Data

O Dia Mundial dos Oceanos foi comemorado pela primeira vez em 8 de junho de 1992, no Rio de Janeiro. A declaração aconteceu no Fórum Global, um evento que aconteceu paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED).

Este fórum foi a chance para que organizações não-governamentais (ONGs) e a sociedade civil pudessem opinar e mostrar suas preocupações sobre questões ambientais.

DIA-MUNDIAL-DOS-OCEANOS-HISTORIA

A Declaração foi inspirada em uma data que já era comemorada no Canadá, e foi oficializada pela ONU apenas em 2008.

Após a oficialização, ações imediatas já foram tomadas. A partir da reunião foi implementada a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do mar. O documento aborda espaço marítimo, navegação internacional, segurança marítima, ciência e tecnologia marinha, diversidade biológica marinha, ambiente marinho, desenvolvimento sustentável, mudança climática e cooperação regional e internacional.

25 anos depois do primeiro 8 de junho, diversas ações foram tomadas por países para preservação dos oceanos. Cada ano a campanha se aprofunda em um tema.

Dia Internacional dos Oceanos 2020

O tema deste ano é “Inovações para um Oceano Sustentável”. O evento pretende discutir tecnologias que aliem a atividade humana com a saúde de nossos mares.

Em 2020, esse tema vem acompanhado de um pedido urgente das Nações Unidas.

DIA-MUNDIAL-DOS-OCEANOS-2020

Segundo a organização, o mundo precisa entrar em um acordo para que 30% de todos nossos mares virem reservas ecológicas até 2030.

Este número, segundo a ONG World Oceans Day, é o limite crítico para que os oceanos continuem seguros para os humanos e as espécies que ali vivem. Essa necessidade é chamada pelos ambientalistas de 30×30.

Assine a petição AQUI!

Eventos Dia Internacional dos Oceanos 2020

Pelo fato de o mundo todo estar em meio à uma pandemia, os eventos do Dia Internacional dos Oceanos vão acontecer virtualmente. Segundos a World Oceans Day, serão mais de 269 eventos em todo o mundo. Webinars, palestras, filmes, exposições de arte e até cursos.

Confira a lista AQUI!

O Brasil também está na lista da WOD, são dois eventos acontecendo em território nacional, ambos na USP (Universidade de São Paulo). Um deles é uma exposição virtual fotográfica sobre mulheres na oceanografia.

O Instituto Oceanográfico da USP também vai promover durante toda a semana palestras com esse tema no seu programa “Café com Ciência”. Você pode assistir virtualmente durante todos os dias da semana, das 16:00h até as 18:00hs. Mais Info sobre as palestras AQUI.

 Como Estão nossos Oceanos em 2020?

Eles não andam nada bem. Segundo um estudo publicado no jornal científico Current Biology, apenas 13% de todos os mares ainda estão intactos, e não sofreram ação do homem.

Segundo uma reportagem do jornal britânico The Guardian, este número é ainda mais assustador. Pois esta pequena porcentagem de mares intactos fica em localidades remotas, sem pátria e sem nenhuma jurisdição ambiental internacional. O que as deixa vulneráveis para exploração ilegal de grande porte.

DIA-MUNDIAL-DOS-OCEANOS-PESCA-PREDATORIA

Os oceanos estão sendo deteriorados de várias maneiras.

Um dos principais males é a mudança climática que aquece nossos mares ano a ano. Esta variação brusca de temperatura está mudando a forma como os peixes migram, interferindo na reprodução de animais e destruindo ecossistemas inteiros que não conseguem mais manter o equilíbrio.

Os oceanos do mundo também estão sendo poluídos pelo excesso de dióxido de carbono liberado pela atividade do homem.  Isso deixa as águas mais ácidas e inóspitas para a vida marinha.

Outra grande vilã é a indústria pesqueira global. Além de deixar pescadores nativos sem alimento nem trabalho, os grandes navios acabam matando uma infinidade de espécies durante o trabalho, isso inclui tubarões, golfinhos e até baleias.

DIA-MUNDIAL-DOS-OCEANOS-2020-MICRO-PLASTICOS

Por fim, mas não menos preocupante, são os plásticos que atingem o oceano todos os anos, em pedaços grandes e partículas microscópicas.

Segundo a fundação Surfers Against Sewage, todos os dias, aproximadamente 8 milhões de pedaços de plástico chegam aos nossos oceanos.

Agora, deve haver cerca de 5,25 trilhões de pedaços de macro e micro plásticos flutuando nos nossos oceanos. Esta quantidade tem o peso absurdo de 269.000 toneladas.

Como mostram os números, a situação não é nada boa.

Mas existem coisas que podemos mudar? SIM!

Separamos 5 ações para você fazer sua parte na preservação dos nossos mares.

5 Ações para você tomar hoje mesmo

Veja agora as recomendações da WWE (World Wide Fund for Nature)

  • Reduza suas emissões de Carbono

Nos últimos 50 anos, nossos mares absorveram 90% do excesso de calor gerado pela queima de combustíveis fósseis. Você pode reduzir seu rastro de carbono em casa. Desligue aparelhos eletrônicos que não estejam sendo usados, deixe o carro em casa o máximo que puder e trabalhe para que haja meios de energia renovável na sua comunidade e também no seu trabalho.

DIA-MUNDIAL-DOS-OCEANOS-2020-EMISSÃO-CO2
  • Tente diminuir ao máximo o uso de plásticos descartáveis

Os plásticos descartáveis, como mostramos nos números acima, poluem o oceano e podem destruir ecossistemas inteiros, além de ameaçar a vida marinha. Segundo a WWE, chegaremos ao ponto de haver 450 gramas de plástico para cada 1400 gramas de peixe no oceano, somente na próxima década. Hoje em dia existem diversas alternativas sustentáveis para praticamente todos os produtos plásticos, não esqueça de nossos mares na hora de fazer sua escolha. Aproveite o oceano com responsabilidade para ele continuar proporcionando condi coes de você praticar seu esporte favorito. Quando seu Brazinco acabar, destine a embalagem corretamente, pois nosso plástico é 100% reciclável.

  • Consuma Peixes Sustentáveis

Sempre tente escolher peixes que foram capturados de forma artesanal, ou de empresas que seguem à risca as normas ambientais. Isso vai diminuir a receita de grandes pesqueiros, responsáveis pela pesca predatória. Sempre tente escolher peixes da sua região e da época que a pesca da espécie é liberada.

Quando for consumir peixes de fazendas, também tenha cuidado. Pois muitas delas criam superpopulações de peixes em pequenos espaços, causando um grande dano ambiental.

DIA-MUNDIAL-DOS-OCEANOS-2020-SURF
  • Estude e conheça mais sobre os oceanos, principalmente a praia que você frequenta

A informação é uma grande arma na preservação dos nossos mares. Quanto mais aprendemos, mais responsáveis ficamos e mais preparados estaremos para inspirar mudanças. As informações podem estar em documentários, livros, palestras e até em uma conversa com o pescador ou surfista local.

  • Participe Ativamente

Você pode fazer isso com sua habilidade única. Nem todos somos biólogos ou podemos trabalhar tecnicamente na preservação dos oceanos. Mas caso você seja um dentista, pode ajudar na saúde da população ribeirinha, que muitas vezes é a responsável pela preservação do ambiente. Caso seja advogado, pode prestar seus serviços ou denunciar irregularidades contra os oceanos. Se sua profissão está na área de marketing, pode ajudar com peças e ideias para campanhas em prol da natureza.

DIA-MUNDIAL-DOS-OCEANOS-2020-LIMPEZA-PRAIA

Você também pode assinar petições, fazer doações e participar de ações globais e locais organizadas por ONG’S, e até criar seu próprio projeto.

O futuro dos Oceanos está nas nossas mãos, que tal cuidar dessa imensidão azul que cobre 70% do nosso planeta?

Quem quiser pode comentar o que já faz para deixar sua praia mais limpa!

Fontes

Current Biology, World Oceans Day, The Guardian, Surfers Against Sewage, ONU.

Fotos

World Oceans Day, Facebook Research, Catesb, Quartz, One Ocean, Heritage Daily, Beah Bikes, surf City USA, Philip Thurston, National Geographic, Shot Spot, KCRW

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Dia Mundial da Terra

Dia Mundial da Terra

Hoje comemoramos o dia da terra em todo os países do mundo. Em todo 22 de abril devemos refletir sobre nosso impacto no meio ambiente e como devemos evoluir nossos hábitos para deixar um planeta mais sustentável para nossos filhos e netos. Hoje também é dia de...

É primavera, vamos deixar o carro em casa?

É primavera, vamos deixar o carro em casa?

A primavera é uma estação mágica. Talvez porque precede o inverno, deixando para trás dias gelados, noites longas e temperaturas baixas. A jaqueta fica em casa e começamos a sentir um cheirinho de verão. Mas a magia verdadeira acontece na natureza. Os pássaros fazem o...