Devemos sempre usar Proteção Solar – Dra. Paula Barroco | Protetor Brazinco
Devemos sempre usar Proteção Solar – Dra. Paula Barroco

Você sabia que em locais fechados, ou até mesmo a noite estamos expostos ás radiações que podem trazer danos a saúde da nossa pele?

Mas não se assuste, continue lendo e vamos entender como isso ocorre.

Os raios UVA e UVB são emitidos pelo sol, e, portanto, estamos expostos apenas durante o dia.

Raios UVA

Os raios UVA são constantes durante o dia todo (olha a importância de usar protetor solar o dia todo) e são os maiores responsáveis pelo envelhecimento da pele. Isso acontece por eles atingirem camadas mais profundas, danificam fibras colágenas deixando a pele mais flácida e com rugas. Também são importantes na formação das desordens pigmentares (manchas) e câncer de pele.

Raios UVB

Os raios UVB tem pico entre 10 e 16h, e são os responsáveis pela vermelhidão e queimaduras da pele, mas também contribuem nos danos crônicos da pele.

Fontes Artificiais

No caso da luz visível (radiação visível ao olho humano) ela é emitida pelo sol, mas também pode ser emitida por fontes artificiais como: lâmpadas, computadores, televisão e celulares.

Principalmente a faixa azul do espectro visível, pode ser extremamente danosa à nossa pele, sendo grande responsável por causar e piorar as desordens pigmentares (manchas) e envelhecimento precoce.

A radiação infravermelha em contato com a pele faz subir sua temperatura aumentado reações inflamatórias e envelhecimento cutâneo.

Você deve estar pensando: o que faço agora se estou sempre exposto a algum tipo de radiação?

Calma, precisamos escolher um bom protetor solar e está tudo certo. Para isto, vamos aprender a analisar algumas características.

Escolhendo seu Protetor Solar

O FPS (fator de proteção solar) de um produto é definido pela razão entre o tempo de exposição ao sol necessário para deixar a pele vermelha com e sem protetor solar. Na prática, um FPS 30, por exemplo, protege 30 vezes mais do que se estivéssemos sem protetor solar. Ele é relacionado a proteção dos raios UVB.

Já o PPD (Persistent Pigment Darkening) é um valor numérico que se refere ao fator de proteção contra a radiação UVA (FPUVA). Ele se baseia na resposta de pigmentação tardia ou persistente frente à radiação UVA. Este valor deve ser no mínimo um terço do valor do FPS, por exemplo com protetor solar com FPS 30 deve ter um PPD 10, no mínimo.

Como se proteger

Para nos protegermos da luz visível, a utilização de um produto que tenha cobertura (confira cor à pele, cobrindo as manchas) já conseguimos diminuir a ação da luz visível em nossa pele.

Quando estamos expostos, principalmente em atividades físicas, também é importante que o filtro solar seja resistente para não sair com facilidade ao suor ou exposição aquática. Sempre que possível evitar os horários de pico e utilizar chapéus e roupas com proteção solar.

E para manter a pele saudável e jovem por mais tempo, aplicar o protetor solar pela manha todos os dias, reaplicar e retirar a noite antes de dormir.

Agora, me conta, se estas informações foram uteis para você e como tem sido sua relação com a proteção solar.

Até a próxima!

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Sol da infância e câncer de pele no adulto, qual relação? - Protetor Solar Brazinco - […] Importante lembrar, que atualmente o indicado é FPS maior ou igual a 30 e a proteção deve ser diária,…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

O conforto de uma estação com temperaturas mais amenas, a tentação de comer comidas quentes e mais calóricas são algumas das mudanças que ocorrem no Outono, mas precisamos alinhar tudo isso com uma alimentação que ajude nosso corpo a funcionar corretamente, certo?...

Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

As águas sempre exerceram um fascínio sobre o homem. De lá tiramos nosso alimento, usamos mares, rios e lagos como transporte e muitas vezes, da água vem nossa fonte de renda. A maioria das civilizações antigas cresceu junto ao mar ou grandes concentrações de água....

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Já conversamos muito sobre proteção solar, mas ainda não falamos sobre uma duvida muito frequente no consultório: como fazer a remoção do produto adequadamente. O protetor solar assim como maquiagem e poluição, tem ação oxidante quando permanecem por muito tempo na...