Como posso me prevenir contra o Câncer de Pele – Dezembro Laranja 2021 | Protetor Brazinco
Como posso me prevenir contra o Câncer de Pele – Dezembro Laranja 2021

A maioria dos cânceres de pele é causada por exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV). Os raios ultravioletas na maioria das vezes vêm do sol, mas também de camas de bronzeamento e alguns tipos de lâmpadas. Os raios ultravioletas podem danificar as células da sua pele.

A única forma segura de diminuir o risco de desenvolver câncer de pele é se protegendo contra os raios ultravioleta do sol e também de fontes artificiais.

carrossel_dezembro_laranja_bruno_01

A proteção contra os raios ultravioleta é importante durante todo o ano, não apenas durante o verão, mas esta época do ano requer um cuidado extra.

Os raios ultravioletas são poderosos, e muitas vezes, imperceptíveis. Eles podem causar danos até em dias nublados e mais frios, e também refletem em superfícies como água, cimento, areia e até a neve.

A intensidade dos raios a cada dia é prevista pelo ícone externo do Índice UV. Se o índice de UV for 3 ou superior em sua cidade, ou aonde você vai passar as suas férias, já é motivo para proteger sua pele da exposição excessiva ao sol.

Mas qual a melhor forma de fazer isso?

Use Protetor Solar

A regra mais básica e essencial de todas! O filtro solar é uma obrigação para absolutamente todas as pessoas. Jamais saia ao sol sem protetor facial reforçado e também filtro solar no resto do corpo. Sempre procure as opções que protejam contra os raios dos tipos UVA e UVB.

Escolhendo seu Protetor Solar

Uma dica é escolher sempre os protetores com cor, assim você tem certeza qual a hora certa para um retoque. Também escolha protetores com FPS alto, principalmente para o uso no rosto.

O FPS (fator de proteção solar) de um produto é definido pela razão entre o tempo de exposição ao sol necessário para deixar a pele vermelha com e sem protetor solar. Na prática, um FPS 30, por exemplo, protege 30 vezes mais do que se estivéssemos sem protetor solar. Ele é relacionado a proteção dos raios UVB.

Já o PPD (Persistent Pigment Darkening) é um valor numérico que se refere ao fator de proteção contra a radiação UVA (FPUVA). Ele se baseia na resposta de pigmentação tardia ou persistente frente à radiação UVA. Este valor deve ser no mínimo um terço do valor do FPS, por exemplo com protetor solar com FPS 30 deve ter um PPD 10, no mínimo.

Procure as sombras

Sempre que for fazer uma atividade ao sol, se possível, busque as sombras, principalmente se estiver se exercitando.  Parque, praças e outros lugares bem arborizados costumam ter mais sombras e temperaturas mais amenas.

Use proteção extra sempre que possível

Se seu protetor solar é uma obrigação, roupas e equipamentos são um escudo extra contra o câncer de pele e o envelhecimento.

Bonés, lycras com proteção contra raios solares e óculos escuros são sempre bem-vindos na hora de lutar contra o câncer.

Evite o sol nos horários de pico

Evite se expor ao sol entre as 10 e as 16 horas. Principalmente se for praticara atividades de alta intensidade. Mesmo esta informação sendo difundida com intensidade, é uma das regras mais quebradas até por quem sempre se protege. Os raios nesse horário de pico têm mais poder de causar queimaduras na sua pele, uma das principias causas do câncer na região.

Hidratação

Mantenha seu corpo e pele hidratados, é um passo importante para a saúde do seu maior órgão do corpo. A hidratação ajuda a manter a integridade e a beleza da cútis, pois evita a descamação e as rachaduras e também protege contra agressões de agentes externos, como poluição, frio e chuva.

Agora que você já está fera nestas dicas de prevenção, espalhe para o resto de sua família.

Fiquem ligados no nosso Blog que logo teremos mais posts da nossa cartilha do Dezembro Laranja.

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Como identificar o Câncer de Pele – Dezembro Laranja

Como identificar o Câncer de Pele – Dezembro Laranja

Vamos para o último post de nossa cartilha? Deixamos o mais importante para o final, chegou a hora de você saber melhor como se cuidar e cuidar da sua família com algumas dicas simples de identificação. O câncer de pele é de longe o tipo mais comum que encontramos no...

Tipos de Câncer de Pele – Dezembro Laranja 2021

Tipos de Câncer de Pele – Dezembro Laranja 2021

Chegamos no quarto capítulo de nossa cartilha do Dezembro Laranja, hoje vamos abordar os tipos de Câncer de Pele mais comuns no Brasil e no mundo. Este conhecimento é útil para você se prevenir e perceber alguns sinais que sua pele não vai bem. Existem diversos tipos...