Como identificar o Câncer de Pele – Dezembro Laranja | Protetor Brazinco
Como identificar o Câncer de Pele – Dezembro Laranja

Vamos para o último post de nossa cartilha? Deixamos o mais importante para o final, chegou a hora de você saber melhor como se cuidar e cuidar da sua família com algumas dicas simples de identificação.

O câncer de pele é de longe o tipo mais comum que encontramos no Brasil e no mundo.  Se estiver disposto a aprender algumas técnicas simples, poderá detectar precocemente os sinais de alerta de câncer de pele. A descoberta precoce torna o câncer de pele muito mais fácil de tratar.

Hoje em dia é comum médicos e outros profissionais de saúde incluírem exames de pele em qualquer checagem de rotina. A recomendação dos especialistas é que você verifique sua própria pele pelo menos uma vez por mês. Sempre faça o autoexame em uma sala bem iluminada, preferencialmente em frente a um espelho grande e limpo. Use também um espelho menor para verificar as áreas mais remotas do seu corpo.

Melanoma

A “regra ABCDE” é útil para você detectar alguns dos sinais comuns de melanoma, uma das formas mais perigosas de câncer de pele.

Mas lembrem-se, estes passos não são diagnósticos do melanoma, e nem sempre estão presentes; portanto, nunca deixe de fazer visitas regulares ao seu dermatologista.

Regra ABCDE

Assimetria

A metade da pinta não “casa” com a outra metade. Pintas perigosas tendem a ter uma assimetria de cores e formas.

Bordas

Lesões mais preocupantes apresentam bordas irregulares, dentadas ou com sulcos, com interrupção abrupta na pigmentação da margem.

Cor

A coloração não é a mesma em toda pinta. Lesões muito escuras ou que apresentem diferentes tons em uma mesma lesão devem ser avaliadas, pois podem indicar maior risco.

Diâmetro

Lesões que crescem rápido em diâmetro, principalmente aquelas maiores que 6 milímetros.

Evolução

Toda pinta que mudar (mudança de cor, formato, tamanho e relevo) em curto período de tempo (1 a 3 meses) deve ser examinada por um dermatologista.

Câncer não Melanoma

Veja alguns sinais de alerta de câncer de pele não-melanoma:

– Lesões que não cicatrizam, que se manifestam como nódulos ou feridas, algumas vezes avermelhadas ou com proliferação de vasos sanguíneos, que apresentam sangramento ou que evoluem com crescimento progressivo merecem avaliação.

Sempre Alerta

Nem todos os cânceres de pele se parecem com as descrições acima. Veja alguns casos que merecem sua atenção e até uma visita ao médico:

– Quaisquer novos sinais

– Qualquer sinal que não se pareça com os outros em seu corpo

– Qualquer ferida que não cicatriza

– Vermelhidão ou novo inchaço além da borda do sinal

– Cor que se espalha da borda de uma mancha para o resto da pele

– Coceira, dor ou sensibilidade em um sinal que não desaparece ou desaparece e depois volta

– Mudanças na superfície de uma mancha: exsudação, escamação, sangramento ou a aparência de um caroço ou protuberância

Cuidado com o Corpo todo!

Vamos agora reforçar umas dicas de prevenção:

– Tumores de pele podem surgir também em áreas não expostas ao sol.

– Qualquer pessoa pode desenvolver câncer de pele, mas aquelas com pele muito clara, albinas, com vitiligo ou em tratamento com imunossupressores, são mais sensíveis ao sol.

– Em dias nublados, também é importante o uso de protetor solar.

– Tatuagens podem esconder lesões na sua pele, portanto, merecem atenção dobrada na hora do exame.

– Sempre reaplique seu filtro solar a cada duas horas, durante a exposição solar, bem como após mergulho ou grande transpiração. Mesmo filtros solares “à prova d’água” devem ser reaplicados quando perdem seu efeito. Escolha filtros com cor que ficam aparente na pele, assim você sabe a hora exata da próxima aplicação!

Este foi nosso último post da cartilha do Dezembro Laranja, você pode acessar todas as outras unidades no nosso Blog. Obrigado por estarem junto conosco nessa batalha contra o câncer de pele, até o Dezembro Laranja 2022!

 

 

 

 

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Tipos de Câncer de Pele – Dezembro Laranja 2021

Tipos de Câncer de Pele – Dezembro Laranja 2021

Chegamos no quarto capítulo de nossa cartilha do Dezembro Laranja, hoje vamos abordar os tipos de Câncer de Pele mais comuns no Brasil e no mundo. Este conhecimento é útil para você se prevenir e perceber alguns sinais que sua pele não vai bem. Existem diversos tipos...

As causas do Câncer de Pele- Dezembro Laranja 2021

As causas do Câncer de Pele- Dezembro Laranja 2021

Hoje continuamos nossa cartilha do Dezembro Laranja 2021. O tema da vez são as causas do Câncer de Pele. Aonde começa O câncer de pele começa quando ocorrem erros (mutações) no DNA das células da pele. As mutações fazem com que as células cresçam sem controle e acabem...