Como ensinar seu filho o hábito de se exercitar | Protetor Brazinco
Como ensinar seu filho o hábito de se exercitar

Pergunte às crianças e adolescentes, por que fazer exercícios e nos mexermos frequentemente é algo bom?

Existem tantas razões pelas quais os exercícios são importantes; algumas das coisas mais importantes para as crianças saberem são:

  1. O exercício é bom para o seu coração. Ajuda o coração a bombear o sangue por todo o corpo. Seu coração nunca pode descansar, então ele precisa ser forte! Boa comida e bastante exercício ajudam.
  2. O exercício pode deixá-lo de bom humor. Quando você se exercita, seu corpo produz uma substância química (a endorfina) que o ajuda a se sentir bem.
  3. Os exercícios ajudam seu corpo a manter ou atingir um peso saudável. O alimento que você come é a energia que você coloca em seu corpo. Essa energia também é chamada de “calorias”. Se você não usar toda a energia, ela permanece no seu corpo e pode fazer você ganhar peso de que você não precisa. O peso extra é difícil para o coração, músculos e ossos.

Batalha da Energia

Explique que “energia para dentro” é a comida que comemos e as bebidas que bebemos. “Energia para fora” é a atividade física ou exercício que fazemos todos os dias. A batalha da Energia para dentro vs. Energia pra fora.

Converse com os jovens sobre o que acontece quando absorvemos mais energia do que retiramos e vice-versa. Nossos corpos precisam de energia para crescer adequadamente. Se ingerirmos mais alimentos e bebidas regularmente do que o necessário, é possível que ganhemos peso excessivo. Explique a importância de um equilíbrio saudável.

Pensando através de hábitos de exercício

Quanto tempo as crianças devem se exercitar por dia?

A resposta correta é uma hora reservada a isso. Mas hoje em dia isso está muito difícil de ser rotineiro. Vemos crianças mais pesadas e com uma rotina super bagunçada, com aumento do tempo de exposição a telas.

Lições do Esporte

A criação de um hábito de exercício de acordo com a idade é super importante. Não é somente pensando em conter a obesidade como falado no post anterior. É muito mais para a aquisição de disciplina relacionada ao exercício e tempo despendido na atividade. Aprender as regras do jogo. Aprender a esperar. Aprender a respeitar e ajudar o próximo.

Rotina

Criar essa rotina durante a semana é excelente. Na falta disso, pensar sobre o “movimento” no final de semana já é um começo para uma criança que hoje “corre” de exercícios.

Pode ser qualquer coisa que envolva mover seu corpo, como passear com o cachorro, correr, ajudar no quintal, andar de bicicleta, ir a pé junto com os pais em locais que geralmente iriam de carro.

Incentive os jovens a experimentar muitas atividades e exercícios diferentes pelo menos uma vez, mesmo que eles não achem que serão muito bons nisso. Lembre-os de que você não precisa achar que é bom em algo para aproveitar e se beneficiar disso. Se eles permanecerem abertos a novas possibilidades, podem se surpreender com o que descobrem.

dr-eduardo-maranhão

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

Dicas de Alimentação para manter a saúde no Outono

O conforto de uma estação com temperaturas mais amenas, a tentação de comer comidas quentes e mais calóricas são algumas das mudanças que ocorrem no Outono, mas precisamos alinhar tudo isso com uma alimentação que ajude nosso corpo a funcionar corretamente, certo?...

Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

Guarda-vidas, os heróis de nossas águas

As águas sempre exerceram um fascínio sobre o homem. De lá tiramos nosso alimento, usamos mares, rios e lagos como transporte e muitas vezes, da água vem nossa fonte de renda. A maioria das civilizações antigas cresceu junto ao mar ou grandes concentrações de água....

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Pele Saudável começa pela higiene adequada

Já conversamos muito sobre proteção solar, mas ainda não falamos sobre uma duvida muito frequente no consultório: como fazer a remoção do produto adequadamente. O protetor solar assim como maquiagem e poluição, tem ação oxidante quando permanecem por muito tempo na...