Baleia Franca chega no litoral do sul do Brasil | Protetor Brazinco
Baleia Franca chega no litoral do sul do Brasil

As praias de Santa Catarina recebem visitas ilustres todos os anos. As baleias francas costumam aparecer, principalmente no sul do estado, entre junho e novembro.

Surf e baleia

O avistamento destes mamíferos gigantes só pode ser feito da terra, ou pela galera que está surfando. Elas costumam nadar muito perto a costa, facilitando a apreciação a partir dos inúmeros morros da região.

As baleias vêm do extremo sul do continente para procriar nas águas mais quentes do Brasil.

Nem sempre foi assim

As baleias nem sempre navegaram com tranquilidade por nossas terras. Estes animais abundantes em todo território nacional, poderiam antes ser vistos da Bahia até Santa Catarina. Mas os mamíferos foram caçados no Brasil impiedosamente desde o Brasil Colônia até o começo da década de 70.

A gordura das baleias era usada para gerar energia, e as barbatanas que elas têm na boca, ao invés dos dentes, eram retiradas para a confecção de espartilhos

A última baleia caçada em Santa Catarina foi no ano de 1973, mas a lei de proibição só acabou sendo sancionada em 1989.

A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca foi criada em 2000, e tem uma extensão de 130km, vai desde a capital do estado, até o Balneário Rincão.

Aonde ver as Baleias

Não existe um lugar específico para você avistar as baleias, mas as chances são bem grandes. Uma média de 100 baleias vem para o litoral catarinense todo ano, em 2018 houve um recorde histórico, 284 animais puderam ser vistos no estado.

Os avistamentos são mais comuns no sul do estado, entre Garopaba e Laguna. Mas cada vez aumentam mais os relatos de avistamentos de baleias no litoral centro norte, principalmente na região entre Bombinhas e Porto Belo.

A melhor forma de aumentar suas chances de avistar as baleias é ficar no mínimo 3 dias na região, ou contratar um guia que está em contato direto com diversas pessoas na beira da praia.

Quem já teve essa experiência incrível? Não deixe de comentar!

Fotos: tô pensando em viajar, portal sul, rota da baleia franca, Jean Pierre Vasconcelos, Carolina Bezama.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Dia Mundial dos Oceanos 2021

Dia Mundial dos Oceanos 2021

O Dia Mundial dos Oceanos é comemorado anualmente em todo planeta no dia 8 de junho. Pelo segundo ano, o evento acontecerá de forma virtual em razão da pandemia que ainda atinge alguns países do mundo. O dia é comemorado desde 1992, aonde a comitiva canadense...

Dia Mundial do Meio Ambiente: Reimagine, Recrie e Restaure

Dia Mundial do Meio Ambiente: Reimagine, Recrie e Restaure

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho há quase meio século. A data tem o objetivo de chamar a atenção dos órgãos competentes no mundo todo para problemas ambientais que assolam nosso planeta. O tema muda a cada ano. Em 2021, o tema escolhido é...

5 cidades escaldantes ao redor do mundo

5 cidades escaldantes ao redor do mundo

O calor vai demorar a chegar nas regiões sul e sudeste do Brasil. Que tal conhecermos 5 cidades super quentes ao redor do mundo? Talvez esse post, de tão quente, traga um veranico fora de época para o país. Existem muito debate em torno das cidades mais quentes do...