As causas do Câncer de Pele- Dezembro Laranja 2021 | Protetor Brazinco
As causas do Câncer de Pele- Dezembro Laranja 2021

Hoje continuamos nossa cartilha do Dezembro Laranja 2021. O tema da vez são as causas do Câncer de Pele.

Aonde começa

O câncer de pele começa quando ocorrem erros (mutações) no DNA das células da pele. As mutações fazem com que as células cresçam sem controle e acabem formando uma massa de células cancerosas.

A enfermidade costuma começar na camada superior da pele – a epiderme; uma camada fina que fornece uma capa protetora de células, a epiderme é descartada continuamente pelo seu organismo.

Os Tipos de Células

A epiderme contém três tipos principais de células:

Células escamosas: Localizadas logo abaixo da superfície externa, atuam como o revestimento interno da pele.

Células basais: Responsáveis por criar novas células da pele, estão localizadas abaixo das células escamosas.

Melanócitos – Estas são as células que produzem melanina e estão localizados na parte inferior da epiderme. Os melanócitos produzem mais melanina quando você está ao sol para ajudar a proteger as camadas mais profundas da pele.

Melanócitos

O local onde o câncer de pele começa é o indicador de seu tipo e também das opções de tratamento.

Mas afinal, quais são as causas do Câncer de Pele?

Causas do Câncer de Pele

Fatores Próprios

Algumas características de nossa própria natureza podem aumentar ou não o risco de câncer de pele. Pessoas com pele muito clara, olhos claros e albinos estão neste grupo. Estas pessoas tendem a ter menos melanina no corpo e acabam ficando mais desprotegidas.

O mesmo acontece com pessoas que tenham muitas pintas, sejam elas por excesso de sol ou hereditárias, as mesmas devem sempre devem consultar seus dermatologistas para ver como andam estas marcas.

Fatores Adquiridos ou Ambientais

Fatores externos também podem causar câncer de pele mesmo em pessoas que não nasceram necessariamente no grupo de risco. Queimaduras crônicas contínuas e queimaduras na infância e adolescentes podem preceder casos sérios de câncer de pele.

Fatores Hereditários

Aproximadamente 10% dos casos de melanoma são atribuíveis a mutações em genes de predisposição, sendo assim hereditários.

Um grupo de risco quando o assunto é melanoma é o de famílias com histórico de Síndrome do Nevo Displásico (SND), estes indivíduos têm muitas pintas ao longo do corpo, principalmente na região do tronco.

Distúrbios da Imunidade

Pessoas que tem doenças crônicas relacionadas com a imunidade também podem desenvolver câncer de pele. Nesta lista estão pessoas portadoras do HIV e pacientes que tomam remédios imunossupressores, principalmente depois de transplantes.

Agora que você já sabe as causas do Câncer de Pele, tome cuidado redobrado e consulte seu dermatologista caso esteja no grupo de risco.

Fiquem ligados aqui no Blog Brazinco e nas nossas redes sociais para mais conteúdo do Dezembro Laranja.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Como identificar o Câncer de Pele – Dezembro Laranja

Como identificar o Câncer de Pele – Dezembro Laranja

Vamos para o último post de nossa cartilha? Deixamos o mais importante para o final, chegou a hora de você saber melhor como se cuidar e cuidar da sua família com algumas dicas simples de identificação. O câncer de pele é de longe o tipo mais comum que encontramos no...

Tipos de Câncer de Pele – Dezembro Laranja 2021

Tipos de Câncer de Pele – Dezembro Laranja 2021

Chegamos no quarto capítulo de nossa cartilha do Dezembro Laranja, hoje vamos abordar os tipos de Câncer de Pele mais comuns no Brasil e no mundo. Este conhecimento é útil para você se prevenir e perceber alguns sinais que sua pele não vai bem. Existem diversos tipos...