A História da Surf Music – A Primeira Onda – Post + Playlist | Protetor Brazinco
A História da Surf Music – A Primeira Onda – Post + Playlist

Hoje o Blog Brazinco vai falar um pouco sobre as raízes da Surf Music. Estes artistas pioneiros são conhecidos como a “Primeira Onda”, e surgiram no final da década de 50. Nesse post, você também vai poder curtir as melhores músicas do gênero em uma Playlist super especial.

Dick Dale

História da Surf Music

A Surf Music surgiu junto com o primeiro grande BOOM do esporte nos anos 60. Seu auge foi em 1963, mas o gênero do sul da Califórnia permaneceu tocando nos rádios durante toda a década.

Vocal e Instrumental

A Surf Music original é dividia pelos especialistas em dois subgêneros: vocal e instrumental.

A Surf Music vocal, que teve seu início no final da década de 50, produziu grandes bandas que chegaram no topo das paradas. Bandas como Beach Boys e Jan and Dean cantavam o lifestyle do surf em suas canções. Isso cativou e intrigou o público americano, interessado pelo esporte inédito aonde homens e mulheres deslizavam sobre as ondas.

The Beach Boys

A Surf Music instrumental tem como seu maior expoente a lenda Dick Dale. Mas não podemos esquecer de nomes como The Ventures, the Duals e Del-Tones, que misturavam as batidas da bateria com guitarras cheias de efeito.

The Ventures

Boom do Surf nos anos 60

A Surf Music surgiu com o crescimento do esporte, não só a moda fez muitos jovens irem para água, mas a década também foi fundamental na evolução das pranchas. Finalmente, elas ficaram menores, mais leves e mais fáceis de surfar.

Surf Music sem surfistas

A música conseguia captar com perfeição toda essa fixação da população costeira pelo esporte. O mais engraçado, é que a maioria absoluta desses primeiros artistas não eram surfistas, mesmo assim caíram no gosto dos praticantes.

The Beach Boys

Os próprios Beach Boys são alvos de polêmica até hoje. Muitos não consideram a banda parte do movimento. Mesmo com toda estética das pranchas, biquínis e carros rod, a questão musical que os afasta da Surf Music.

O fim da Primeira Onda

A primeira Onda da Surf Music acabou no final da década de 60. OS Estados Unidos estavam vivendo uma verdadeira revolução cultural com o fim da Guerra do Vietnam e o assassinato de JFK. A Surf Music acabou ficando velha muito rápido com o surgimento das bandas britânicas e a desobediência no discurso dos artistas de rock.

Led Zeppelin

A influência de bandas da época, principalmente da guitarra de Dick Dale, é inegável em diversos períodos da música. Mas os surfistas acabaram elegendo outros ritmos ao longo dos anos como o reggae, o punk rock dos anos 80, o hardcore dos anos 90 e 2000, cantores solos acústicos como Jack Johnson e Bem Harper e bandas que misturam diversos gêneros como o Sublime.

Mas isso é história para um próximo post!

Bora viajar para essa época dourada com nossa playlist?

Playlist A História da Surf Music – A Primeira Onda

https://open.spotify.com/playlist/1XfoKCmjxXQPTAZOEXRUZh?si=2owPUE8nSGaIpEzxR6SuzQ

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por: Equipe Brazinco

Leia mais:

Playlist Brazinco Spotify Active Winter

Playlist Brazinco Spotify Active Winter

50 Músicas para você manter sua atividade favorita no Inverno! O Blog Brazinco preparou mais uma playlist para você jogar a preguiça para longe e manter sua rotina de treinos nas temperaturas mais baixas do ano! Agora coloca seu fone de ouvido e se prepare para uma...