Hoje o Blog Brazinco vai falar um pouco sobre as raízes da Surf Music. Estes artistas pioneiros são conhecidos como a “Primeira Onda”, e surgiram no final da década de 50. Nesse post, você também vai poder curtir as melhores músicas do gênero em uma Playlist super especial.
História da Surf Music
A Surf Music surgiu junto com o primeiro grande BOOM do esporte nos anos 60. Seu auge foi em 1963, mas o gênero do sul da Califórnia permaneceu tocando nos rádios durante toda a década.
Vocal e Instrumental
A Surf Music original é dividia pelos especialistas em dois subgêneros: vocal e instrumental.
A Surf Music vocal, que teve seu início no final da década de 50, produziu grandes bandas que chegaram no topo das paradas. Bandas como Beach Boys e Jan and Dean cantavam o lifestyle do surf em suas canções. Isso cativou e intrigou o público americano, interessado pelo esporte inédito aonde homens e mulheres deslizavam sobre as ondas.
A Surf Music instrumental tem como seu maior expoente a lenda Dick Dale. Mas não podemos esquecer de nomes como The Ventures, the Duals e Del-Tones, que misturavam as batidas da bateria com guitarras cheias de efeito.
Boom do Surf nos anos 60
A Surf Music surgiu com o crescimento do esporte, não só a moda fez muitos jovens irem para água, mas a década também foi fundamental na evolução das pranchas. Finalmente, elas ficaram menores, mais leves e mais fáceis de surfar.
Surf Music sem surfistas
A música conseguia captar com perfeição toda essa fixação da população costeira pelo esporte. O mais engraçado, é que a maioria absoluta desses primeiros artistas não eram surfistas, mesmo assim caíram no gosto dos praticantes.
Os próprios Beach Boys são alvos de polêmica até hoje. Muitos não consideram a banda parte do movimento. Mesmo com toda estética das pranchas, biquínis e carros rod, a questão musical que os afasta da Surf Music.
O fim da Primeira Onda
A primeira Onda da Surf Music acabou no final da década de 60. OS Estados Unidos estavam vivendo uma verdadeira revolução cultural com o fim da Guerra do Vietnam e o assassinato de JFK. A Surf Music acabou ficando velha muito rápido com o surgimento das bandas britânicas e a desobediência no discurso dos artistas de rock.
A influência de bandas da época, principalmente da guitarra de Dick Dale, é inegável em diversos períodos da música. Mas os surfistas acabaram elegendo outros ritmos ao longo dos anos como o reggae, o punk rock dos anos 80, o hardcore dos anos 90 e 2000, cantores solos acústicos como Jack Johnson e Bem Harper e bandas que misturam diversos gêneros como o Sublime.
Mas isso é história para um próximo post!
Bora viajar para essa época dourada com nossa playlist?