Mantendo sua casa sustentável faz você ajudar o meio ambiente e reduzir as despesas operacionais. Uma casa pode ser mais sustentável com algumas simples atitudes e rotinas; usando menos energia, água e realizando manutenção periódica em seus sistemas e eletrodomésticos. Uma casa sustentável cria um ambiente mais saudável para você, o oceano, sua família e seus animais de estimação, bem como para sua vizinhança e conta bancária.
Veja agora pequenas ações para você fazer o mundo melhor!
10 ações para ter uma casa mais sustentável
1- Desligue seus aparelhos eletrônicos
Não deve mais ser aceitável deixar a TV no modo stand by. Isso aumenta significativamente suas contas e desperdiça energia. Regra simples: desligue tudo o que não estiver em uso! O mesmo vale para qualquer aparelho, incluindo iluminação, carregadores e aquecimento.
Os aparelhos na tomada, mas desligados, consomem energia? A resposta rápida é “sim”! Mesmo quando desligados, vários aparelhos e dispositivos eletrônicos, como televisores, torradeiras, lâmpadas e outros, ainda podem usar eletricidade quando conectados.
2- Recicle
Hoje em dia, a reciclagem é tão simples que é intrigante que mais pessoas não se esforcem para fazê-la. O site da autoridade local do seu município poderá oferecer informações sobre políticas regionais de reciclagem e o que está sendo feito em sua área, caso você esteja confuso.Todos nós deveríamos estar implementando essa mudança no nosso cotidiano, nunca é tarde para pensar sobre o que acontece com a embalagem depois de usada.
3- Use lâmpadas de baixo consumo
Use lâmpadas LED ou fluorescentes o máximo que puder quando se trata da iluminação da sua casa. Embora custem um pouco mais que as lâmpadas comuns, duram mais e são a melhor opção para o meio ambiente, seu bolso e até sua saúde.
Uma tecnologia de iluminação muito eficiente em termos energéticos tem o potencial de alterar drasticamente a maneira como os seres humanos iluminarão suas casas no futuro. Os LEDs residenciais, consomem pelo menos 75% menos energia e podem durar até 25 vezes mais que as lâmpadas incandescentes.
4- Evite água quente
De acordo com o Energy Star, padrão internacional de controle de gasto energético, até 90% da energia necessária para uma máquina de lavar é utilizada para aquecer a água. Numerosos especialistas em ecologia aconselham usar sua máquina de lavar na configuração de água fria em vez de “quente”. As emissões de dióxido de carbono são diminuídas dessa maneira. Além disso, isso prolonga a vida útil de suas roupas porque a água quente pode enfraquecer o tecido e embaçar a cor de suas roupas coloridas. Essa pequena ação reduz significativamente o uso de energia na sua casa.
5- Diminua seu consumo e recicle itens pessoais
Olhe bem ambiente ao seu redor para ver se há algum item que você possa reutilizar antes de sair correndo para comprar uma tonelada de recipientes de plástico ou de vidro. Frascos de alimentos usados são perfeitos para armazenar especiarias e comidas para você guardar na geladeira. Considere também todas as opções ecológicas de reforma da casa antes de investir em móveis novos. Por exemplo, portas de madeira podem ser excelentes mesas de centro.
Isto também vale para seu vestuário. Roupas que você usa para ficar em casa ou treinar não precisam ser trocadas regularmente. Uma camiseta velha pode virar uma regata ou um cropped e uma calça velha com alguns ajustes se torna uma bermuda nova em folha.
6- Isolamento de janelas e portas nas regiões mais frias do país
É uma excelente ideia isolar adequadamente uma casa de qualquer idade, dadas as modernas práticas de engenharia de construção residencial e a excepcional tecnologia dos produtos. Você pode reduzir seus custos de aquecimento e usar menos combustíveis fósseis, melhorando a eficiência de como o calor é retido em sua casa.
7- Instale painéis solares em sua casa
A tecnologia da energia solar está finalmente se popularizando, o que barateia o investimento. Os painéis solares são um componente necessário para qualquer casa que queira ser verdadeiramente amiga do ambiente. Embora haja um desembolso inicial de fundos, eles são um investimento de longo prazo e há uma chance de que você acabe economizando mais dinheiro do que gasta.
8- Hora da limpeza
Todos nós temos nossos produtos de limpeza e detergentes favoritos que usamos há anos sem dar atenção aos danos potenciais que podem estar causando ao meio ambiente. Eles entram no abastecimento de água depois de serem jogados no ralo, e muitas vezes pode exigir muito mais esforço e tempo para limpar a água nas instalações de tratamento.
Existem algumas mudanças simples que você pode fazer. Para destruir bactérias e remover gordura e odores das casas, você pode usar vinagre, suco de limão ou bicarbonato de sódio no lugar de alvejante e detergente. Outra opção ecológica para manter as casas limpas é mudar para limpadores a vapor, que requerem apenas água e nenhum outro material de limpeza para desinfetar e destruir os germes.
9- Evite o plástico ao máximo
Evitar o plástico pode ser bastante difícil, mas as coisas estão ficando mais fáceis à medida que mais lojas começam a oferecer sacolas de papel e mais produtos domésticos (incluindo produtos de limpeza, massas e lentilhas) se tornam acessíveis na forma de granel, sem necessitar da embalagem. Levar sua bolsa para o mercado é uma passo gigante para ajudar o meio-ambiente.
10- Eduque seus amigos e sua família
Nem todos têm a chance de receber uma educação ambiental. Informe seus amigos e famílias para fazer uma corrente do bem e deixar este mundo mais ecológico para as próximas gerações.
Bora começar hoje mesmo?